sexta-feira, 4 de maio de 2018

Campanha de caju


“Necessidades urgentes dos produtores motivaram liberalização do preço”, diz Presidente da ANAG

Bissau, 04 Mai 18 (ANG) – O Presidente da Associação Nacional dos Agricultores da Guiné (ANAG) defendeu hoje que as necessidades urgentes dos produtores em colmatar algumas dificuldades estão por detrás do acordo alcançado entre actores da fileira de cajú para a liberalização do seu preço. 
Presidente da ANAG

“As necessidades de alimentação familiar, doença, pagamento das limpezas dos pomares e outros obrigaram os produtores a recorrerem ao mercado negro para venderem as suas castanhas”, revelou Jaime Boles Gomes em entrevista exclusiva à ANG.

 “Alguns produtores já vinham procedendo a venda  da castanha à 500 francos CFA , o quilo, disse acrescentando que a  sua concordância ao acordo veio  na sequência de gritos de socorro por parte dos produtores.

Alguns produtores não hesitaram em discordar com o acordo referido por Jaime Boles, na medida que, a partida, retira a possibilidade das negociações entre produtores e compradores para a compra da castanha partissem de 1000 fcfa .

A compra da castanha a mil francos foi anunciado pelo chefe de estado em Março, mas desde então os empresários tanto nacionais como estrangeiros recusaram comprar o produto à esse preço por o considerar elevado.

O presidente da ANAG afirmou que  decidiu subscrever a decisão do governo e operadores da fileira de cajú de não considerar 1000 fcfa como preço obrigatório mas sim indicativo para a compra e venda deste produto, após uma reunião tida recentemente com os seus associados vindos de todas as regiões, onde apelaram ao Estado no sentido de imprimir maior dinâmica a campanha de modo a resolver o bloqueio que se traduzia na recusa da compra da castanha.

“Os produtores optaram por  estratégias que melhor possam solucionar  tal bloqueio, para evitar o pior , tanto para as populações como para o cofre do estado.” disse.

Afirmou que no referido encontro os produtores pediram ao governo para procurar os compradores da castanha no exterior e inteirar-se da organização dos operadores nacionais a fim de trabalharem em estreita ligação.
ANG/JD/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário