quinta-feira, 10 de maio de 2018

Função Pública


No terceiro dia de greve ainda não há consenso entre governo e UNTG

Bissau, 09 Mai 18 (ANG) – O Porta-voz da Comissão negocial da maior central sindical do país, a  União Nacional dos Trabalhadores da Guiné(UNTG) afirmou esta quarta-feira que ainda não há  consenso entre as partes.

José Alves Té que falava aos jornalista a saída da audiência com Presidente da República revelou ser a  aplicação imediata de tabela de reajuste salarial e quem assume o engajamento relativamente a esta questão o ponto divergente entre as partes. 

Sobre a audiência disse que entregaram ao Presidente Mário Vaz um conjunto de documentos   para analisar os pontos das propostas sindical. 

Acrescentou que o assunto da greve é puramente da competência do poder executivo, e que  o Chefe de Estado apenas vai usar a sua influencia para se conseguir uma resolução que satisfaça as partes.

Confrontado com as mortes nos hospitais como consequencia  da greve durante estes dias, Alves Té respondeu que é triste e que , mesmo sendo filho de um sindicalista ou de um funcionário público, a UNTG lamenta a perda de vidas humanas, mas que o governo tem que cumprir com as suas obrigações.

José Té referiu  que nenhum direito é dado de “mão beijada” mas sim que deve ser  conquistado.

O porta-voz da comissão negocial disse que o sindicato dos professores não aderiu a greve porque tem um acordo com o governo para não fazer greve até final do ano em curso .

Disse que o  sindicato dos professores é assinante deste  compromisso assumido entre o governo e a UNTG, cujo documento  fora promulgado pelo Presidente da República  e publicado no Boletim Oficial.

O  Chefe de Estado também recebeu em audiência, o sindicato dos magistrados do Ministério Público, que lhe convidou  para presidir a cerimónia de abertura  do segundo congresso da classe que será realizado nos dias 23 e 24 do mês em curso.

Os funcionários públicos cujos sindicatos são filiais da UNTG cumprem hoje terceiro e último dia de paralizacão laboral, em reivindicação de cumprimento do reajuste salarial

ANG/JD/DMG/SG






Sem comentários:

Enviar um comentário