segunda-feira, 28 de maio de 2018

Previsão sazonal


“A previsão sazonal constitui uma estratégia de adaptação às mudanças climáticas”, diz  ministro dos Transportes e Comunicações  

Bissau, 28 Mai 18 (ANG) – O ministro de Transportes e Comunicações, Mamadu Serifo Djaquité, afirmou hoje que a previsão sazonal constitui uma estratégia de adaptação à variabilidade e a mudanças climáticas em África Ocidental.

O governante falava hoje na cerimónia de apresentação das previsões sazonais de precipitações agro-climáticas do ano 2018 na Guiné-Bissau. 

“A elaboração e a difusão de informações que caracterizam a estação das chuvas, antes que comece, permite aos agricultores, os gestores de recursos de água a fazerem as melhores escolhas para abordar a situação”, sublinhou.

Serifo Djaquité informou que o conhecimento do início precoce ou tardio das chuvas permite também aos agricultores  traçaram uma estratégia viável em relação as variedades a cultivar, aos investimentos em mão de obra e em relação aos tipos de adubos agrícolas a utilizar para melhor ganho em produção.  

Adiantou ainda que a África subsaariana é considerada como uma das regiões do mundo mais vulnerável aos efeitos das mudanças climáticas devido a fragilidade económica. 

Segundo  o chefe de Departamento de Climatologia, Cherno Luís Mendes, a previsão climática entre Junho e Agosto deste ano na região de África Ocidental vai ser de precipitação  deficitária.

 Declarou que a previsão entre os meados de Julho, Agosto e Setembro a tendência será normal.

Cherno Mendes pediu  ao Ministério de Agricultura para ajudar a sensibilizar os agricultores em termos de variedade a ser utilizadas para poder minimizar os danos. 

Por sua vez, a representante do Presidente de Instituto Nacional de Meteorologia, Feliciana Mendonça, alertou que o número de desastre e do seu impacto socioeconómico na sociedade tem vindo a aumentar nas últimas décadas, associado claramente a variabilidade climática e pela alteração climática.

“Para que o Instituto de Meteorologia possa honrar as necessidades das populações, precisa de um apoio substancial de reforço de capacidade técnica institucional e reabilitação das redes de observação e das telecomunicações metodológicas A dotação dos meios logísticos e financeiros para o seu funcionamento darão ao serviço a garantia de  uma participação activa nas organizações internacionais”, referiu 

ANG/DMG/ÂC//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário