quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Saúde/Inspecção Geral insta empresas grossistas de venda de medicamentos para apresentarem certificados de qualidade

Bissau,28 Dez 23(ANG) – A Inspecção Geral de Atividades em Saúde(IGAS), instou as empresas grossistas de venda de medicamentos para apresentarem entre outros, o certificado de qualidade de medicamentos  por parte de Laboratórios.

De acordo com um despacho da Inspeção Geral de Actividades em Saúde(IGAS) a que ANG teve acesso, a decisão saiu de uma reunião mantida na semana passada com empresas importadores de medicamentos.

No referido despacho, consta ainda que as empresas grossistas de venda de medicamentos, devem apresentar um Plano de Assistência do Pessoal e respectivos contratos e seguros de trabalho.

A IGAS exige ainda a entrega de Organigrama Funcional, Infraestruturas Físicas, Contratos de Fornecimento e Abastecimento de Medicamentos fornecidos aos terceiros ao nível nacional e regional.

Instado a dizer se a empresa Sónia Farmácia Lda, uma das grossistas de venda de medicamentos,  está disposta a cumprir com as exigências da Inspecção Geral de Actividades em Saúde, o seu porta voz disse que quando foram notificadas vão com certeza cumprir todas as formalidades.

“A Sónia Farmácia Lda, está a operar em mais de seis paises africanos inclusive a Guiné-Bissau e por isso dispõe de uma larga experiência no sector”, afirmou Malick Kamará.

O porta voz da Sónia Farmácia Lda, frisou que, no que toca a questão certificação de qualidade de medicamentos nos Laboratórios, não obstante o país não dispor de um Laboratório, todos os seus contentores de medicamentos importados, são acompanhados de certificados de qualidade.

“Nenhuma  empresa pode importar medicamentos sem apresentar um certificado de qualidade, porque é obrigatório sob pena de estar a importar medicamentos duvidosos”, salientou.ANG/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário