sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Segurança/Secretário de Estado da Ordem Pública desmente informações da detenção do ex. Diretor Financeiro do Ministério do Interior

Bissau, 29 Dez 23(ANG) – O Secretário de Estado da Ordem Pública desmentiu as informações que dão conta da detenção do  ex. Diretor Administrativo e  Financeiro(DAF) do Ministério do Interior (MI) Moro Camará.

 José Carlos Macedo Monteiro que falava hoje em conferência de imprensa, disse que Moro Camará não está na cela, mas sim, foi chamado para esclarecer o motivo de levantamento de dinheiro cujo montante não foi revelado, sem conhecimento do Presidente da República.

Aquele responsável, disse que Moro Camará enquanto DAF geria tudo o que tocava com dinheiro, frisando que, elaboraram um orçamento para patrulha durante a quadra festiva onde elencaram todos as despesas desde alimentação, combustíveis, telefones para comunicação e outros e mobilizaram 2 mil homens efetivos  em todo o território nacional.

Revelou que, o  ministro do Interior foi  informado que não há nenhum tostão no cofre do Ministério, ele por sua vez fizera deligências como sempre onde conseguiu 21 cabeças de gado bovino em prestação.

José Carlos Macedo disse que,  depois da publicação do decreto da queda do anterior Governo, Moro Camará que não estava em função  levantou 50 milhões de francos cfa e no dia seguinte, voltou a levantar um outro montante totalizando 65 milhões de francos CFA na conta do Ministério.

Prosseguiu que,  Moro Camará também mandou fazer uma transderência de 83 milhões que beneficiou um comerciante alegando que este tinha fornecido alimentação para o Ministério do Interior, totalizando 148 milhões.

Revelou que o próprio Moro Camará confessou durante a audição  que fez levantamento e transferência daquele montante de 148 milhões, e também informou que tinha viajado  para Portugal e o Secretário de Estado da Ordem Pública o ligou para voltar garantindo-lhe bilhete de ida e volta e perdiem.

José Carlos Macedo disse ainda que, até este momento o seu antecessor não lhe entregou o relatório das despesas.ANG/JD/ÂC

 

Sem comentários:

Enviar um comentário