sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Tecnologia/China lança veículo espacial experimental reutilizável para testar tecnologia

Bissau, 15 dez 23 (ANG) – A China lançou com sucesso um veículo espacial reutilizável, que vai permanecer em órbita "durante algum tempo" antes de regressar a um local designado na Terra, noticiou hoje a imprensa estatal.


A nave espacial foi lançada em órbita, na quinta-feira, por um foguetão Longa Marcha-2F a partir do centro de lançamento de satélites de Jiuquan, no oeste da China, de acordo com a agência de notícias oficial chinesa Xinhua.

O veículo, que difere da nave tripulada Shenzhou e dos veículos de carga Tianzhou, que só podem ser utilizados uma vez, “vai efetuar a verificação da tecnologia reutilizável e experiências científicas espaciais, a fim de fornecer apoio tecnológico para o uso pacífico do espaço”, indicou a agência.

A China tem vindo a desenvolver veículos espaciais reutilizáveis há vários anos, com o objetivo de reduzir os custos de lançamento e aumentar a frequência das missões espaciais.

Em maio passado, um veículo espacial experimental reutilizável regressou à China após 276 dias em órbita.

O sucesso desse teste marcou "um avanço importante na investigação da tecnologia de veículos espaciais reutilizáveis" e proporcionou "uma forma mais conveniente e económica de ir ao espaço e regressar".

Inicialmente previsto para descolar à mesma hora, o veículo espacial reutilizável Boeing X-37B, dos Estados Unidos, continua estacionado no topo de um foguetão Falcon Heavy da SpaceX, no Centro Espacial Kennedy, na Florida, após adiamentos atribuídos a más condições meteorológicas e a problemas no local de lançamento.

A missão, conhecida como USSF-52, é a sétima missão do avião norte-americano em órbita desde 2010 e a segunda viagem com um foguetão SpaceX.

A Força Espacial norte-americana planeia realizar uma vasta gama de testes, incluindo a operação em novos regimes orbitais, a experimentação de futuras tecnologias de sensibilização para o domínio espacial e a investigação do efeito da radiação nos materiais.

O Chefe de Operações Espaciais, General B. Chance Saltzman, disse que o futuro do X-37B podia ser mais brilhante do que nunca graças à competição da China com o Pentágono.

O país asiático completou anteriormente um teste de aterragem vertical de foguetões numa plataforma em alto mar, lançando as bases para a recuperação de lançadores e a sua subsequente reutilização.

Outras empresas, como a norte-americana SpaceX, desenvolveram peças recuperáveis nos últimos anos.

Na última década, Pequim investiu fortemente no programa espacial e alcançou marcos importantes, como a aterragem bem-sucedida de uma sonda no lado mais distante da lua, em janeiro de 2019, um feito que nenhum país tinha conseguido até à data, e a construção de uma estação espacial.ANG/Lusa

 

Sem comentários:

Enviar um comentário