terça-feira, 26 de dezembro de 2023

         Sudão/ Forças de Apoio Rápido à conquista do sul do país

Bissau,26 Dez 23(ANG) - As Forças de Apoio Rápido estão a dirigir-se para o sul do Sudão numa guerra que dura há mais de oito meses, segundo informações recolhidas pela AFP.

As Forças de Apoio Rápido, comandadas pelo general Mohamed Hamdane Daglo, passam pelas aldeias onde roubam o que é necessário na caminhada, rumo ao sul do país, segundo testemunhos recolhidos pela AFP.

A guerra sangrenta opõe o chefe do exército, o general Abdel Fattah al-Burhane, e o general Mohamed Hamdane Daglo, que lidera as Forças de Apoio Rápido.

Esse conflito já levou meio milhão de pessoas a encontrar refúgio no sul do país, numa região agrícola que não entrava nos desacatos.

Mas há pouco tempo, o grupo paramilitar, que controla a maior parte da capital, Cartum, avança em direcção ao sul, roubando tudo o que é necessário para eles, e também com o receio das mulheres de sofrerem violências sexuais.

O exército combate por via aérea, utilizando a vantagem que tem visto que é a única força a ter aviões de combate.

O conflito, que explodiu a 15 de Abril, já causou a morte de 12 mil pessoas, segundo a ONU.

O Conselho de Segurança da ONU, reunido na passada sexta-feira, declarou-se preocupado com a intensificação da violência no Sudão.

No sábado, oito pessoas foram abatidas pelas Forças de Apoio Rápido na aldeia de Artadhwa porque se opuseram às pilhagens, segundo testemunhos recolhidos pela agência francesa de notícias, a AFP.ANG/RFI

 

Sem comentários:

Enviar um comentário