segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

5° Congresso LGDH/Bubacar Turé eleito novo Presidente da organização

Bissau, 18 Dez 23 (ANG) – Bubacar Turé foi eleito novo  Presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos(LGDH),  no  5° congresso da organização realizado entre 16 e 17 do mês em curso, sob o lema: “A Liga Guineense dos Direitos Humanos aos Novos Desafios de Consolidação da Democracia e do Estado de Direito Democrático”.

Em declarações  após a sua eleição, Abubacar Turé disse que a sua vitória representa um ato de justiça, porque ele, a semelhança de outros colegas, herdaramn a Liga numa situação extremamente difícil, "no chão".

Disse que a população guineense espera muito da Liga e inclusive a comunidade internacional, “porque é um instrumento fundamental para ajudar na consolidação de Estado do direito democrático” e, consequentemente, trabalhar para erguer a paz na Guiné-Bissau.

"Eu fui um dos responsáveis ou dirigentes que participaram ativamente nesta luta. A minha escolha como Presidente da Liga é uma justiça e reconhecimento da parte dos delegados pelo meu esforço nos últimos 16 anos a frente da organização, e, sozinho, não vou consiguir cumprir esta tarefa, por isso, conto com a vossa colaboração, para constituir uma direção de homens e mulheres competentes". Disse

Turé agradeceu o seu adversário e diz que a sua candidatura reforçou a democracia interna da LGDH.

Por seu torno, o candidato derrotado, Vitorino Indeque disse que a sua candidatura visava acabar com a lista única e ajudar no reforço da democracia interna

Indeque promete que sempre estará disponível para trabalhar para a defesa dos direitos humanos,independentemente de estar ou não na direção.

Acrescentou que é preciso dar às pessoas oportunidades para demonstrarem o que podem fazer para a defesa dos direitos humanos na Guiné-Bissau.

Bubacar Turé venceu com 51 votos, num universo de 75 delegados, em que votaram 74 delegados correspondente a 69 por cento, enquanto que o seu adversário Vitorino Indeque, que era o vice-presidente da organização, obteve 23 votos, correspondendo a 31 por cento.

Abubacar Turé substitui nas funções, o Augusto Mário da Silva que dirigiu a LGDH durante oito anos.ANG/MI/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário