domingo, 31 de dezembro de 2023


Mensagem à Nação/
Presidente da República afirma que a Guiné-Bissau não parou e não vai parar

Bissau,31 Dez 23(ANG) – O Presidente da República disse que a Guiné-Bissau não parou e não vai parar, tendo em conta que decidiu dissolver a Décima Primeira Legislatura da Assembleia Nacional Popular; nomeou e deu posse a um novo Governo e, assim, garantiu o funcionamento das instituições nos termos da Constituição da República.

O chefe de Estado fez estas afirmações na sua tradicional mensagem do fim de ano endereçada ao povo guineense, na qual disse que o Governo de Nuno Gomes Nabiam organizou as eleições legislativas de 2023, que os observadores internacionais qualificaram como “livres, justas e transparentes”.

“Nomeado e empossado por mim, o Governo da Plataforma ‘Tera Ranka’ – que representou a alternância política que resultou das últimas eleições - entrou, logo, em funções. Parecia que o ano de 2023 iria terminar sem qualquer incidente que viesse perturbar a normalidade da vida política nacional. Infelizmente não foi isso que veio a acontecer.

Umaro Sissoco Embalo salientou que, foi no decurso do debate parlamentar do Orçamento Geral do Estado que foi quebrada a relação institucional que deve existir entre o Parlamento e o Executivo.

“E foi assim que, a partir da própria Assembleia Nacional Popular, foi desencadeado o que viria a tornar[1]se uma “grave crise política”, iniciada por um escândalo financeiro do Executivo”, frisou.

O Presidente da República sublinhou que,  perante uma tal situação, decidiu dissolver a Décima Primeira Legislatura da Assembleia Nacional Popular; nomeou e deu posse a um novo Governo.

O chefe de Estado disse que, importa lembrar que o ano que ora finda, beneficiou de um considerável capital politico e diplomático, que foi o legado do ano de 2022.

“Os ganhos, então, acumulados foram muito importantes quer na projeção externa do nosso País, quer ainda na implementação da agenda política que eu prometi aos guineenses: a transformação positiva da Guiné-Bissau”, afirmou.

Embalo salientou que, é indiscutível que a Guiné-Bissau soube conquistar a centralidade diplomática no concerto regional dos Estados da África Ocidental, reposicionando-se positivamente no conjunto da comunidade internacional, sobretudo durante a Presidência da CEDEAO que findou este ano e que permitiu novas perspetiva de cooperação .

“Vejo o ano de 2024 com otimismo e com olhos postos no futuro. A Guiné-Bissau é um país viável. Os inúmeros projetos de desenvolvimento a serem realizados em diferentes áreas de governação terão sempre o meu olhar atento, empenhado e rigoroso. Enquanto Presidente da República estarei sempre na linha da frente na defesa dos valores da democracia, da justiça e da liberdade”, prometeu o Presidente da República.ANG/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário