sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Política/Nações Unidas seguem com preocupação os acontecimentos na Guiné-Bissau

Bissau,22 Dez 23(ANG) - O Secretário-geral da ONU pede diálogo construtivo para solução de diferenças políticas entre os envolvidos na crise política que assola a Guiné-Bissau.

De acordo com o site ONU News, consultado hoje pela ANG, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse esta quinta-feira que acompanha com preocupação os desenvolvimentos na Guiné-Bissau.

Em mensagem emitida pelo porta-voz-em Nova Iorque, António Guterres apela a todas as partes para que respeitem a Constituição e se envolvam num diálogo construtivo para a resolução das suas diferenças políticas.

Informou que, o representante especial para a África Ocidental e o Sahel, Leonardo Simão, “está em contato com as partes interessadas relevantes e está pronto para se envolver com a liderança política do país e outras partes interessadas relevantes”.

A nota enfatiza a colaboração com a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental, Cedeao, e outros atores internacionais.

Agências de notícias anunciaram que na quarta-feira um decreto do presidente guineense, Umaro Sissoco Embalo, demitiu o primeiro-ministro Geraldo Martins uma semana após a sua recondução em 12 de dezembro.

O líder guineense dissolveu o Parlamento dias depois do que chamou de golpe frustrado em 1 de dezembro, acusando o governo de passividade na resposta aos confrontos. 

Na semana passada, a polícia da Guiné-Bissau disparou gás lacrimogêneo para dispersar alguns parlamentares após a decisão de dissolução da casa legislativa.ANG/ONU News



Sem comentários:

Enviar um comentário