quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Política/Geraldo Martins coloca lugar a disposição do Presidente da República  

Bissau,20 Dez 23(ANG) – Geraldo Martins decidiu bater-se com a porta, colocando o seu lugar a disposição do Presidente da República, uma semana depois de ser nomeado para o cargo de Primeiro-ministro.

De acordo com o portal do Jornal Última Hora(UH), visitado hoje pela ANG, a demissão de Geraldo Martins não foi formalmente apresentada ao Presidente da República, mas o demissionário Chefe do Governo anunciou ao Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló em como “não está disponível para liderar um Executivo sobre o qual, não tem controlo”.

Segundo o Jornal, os dois chegaram a este ponto quando, Geraldo Martins percebeu que, o PR Umaro Sissoco Embaló quis colocar no Governo figuras que só responderiam a ele e mais ninguém.

Informações chegadas ao UH dão conta que, o demissionário Primeiro-ministro ainda tentou demover o Chefe de Estado demonstrando-lhe ás consequências que procedimentos dessa natureza acarretam para a Governação, mas Umaro Sissoco Embaló se manteve inamovível.

“Por aquilo que é do meu conhecimento, o Dr. Geraldo Martins fez enormes esforços para que o PR compreenda o que estava em jogo. Infelizmente, o PR tem compromissos com alguns dos seus apoiantes e a situação tornou-se insustentável”, disse a fonte.

Apesar de mostrar alguma flexibilidade, o quer é certo, conforme os dados chegados ao UH é que, também de forma inflexível, Geraldo Martins assumiu que jamais lideraria um Governo onde cada ministro ou Ministério seria uma ilha a parte.

“Aquilo não é ser chefe do Governo. E o Dr. Geraldo jamais aceitaria que acontecesse com ele. A solução acabou por ser a demissão manifestada pelo próprio Geraldo Martins embora não tenha feito por escrito”.

A conversa da demissão entre Geraldo Martins e Umaro Sissoco Embaló acontecera no dia 19 de Dezembro e o Chefe de Estado terá prometido que, o decreto de exoneração seria exarado no dia seguinte. Ainda não se sabe se vai concretizar, ou haverá uma nova oportunidade para discutir o assunto, mas a realidade do momento é impasse prevalecente.ANG/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário