quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Saúde/Trabalhadores do Hospital Nacional Simão Mendes em greve de três dias 

Bissau, 28 Dez 23 (ANG)- Os técnicos e pessoal de assistência hospitalar do principal unidade médica da Guiné-Bissau Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM), iniciam esta quarta-feira uma greve de três dias, reivindicando pagamento de cerca de seis meses de salários em atraso.

A informação foi avançada pela RFI,revelando que o Governo está a envidar os  esforços para levantar a paralisação laboral naquele maior unidade hospitaar da Guiné-Bissau.

“A greve, vai durar três dias, quarta, quinta e sexta-feira. Só que, isso acontece nesta quadra festiva do novo ano, período em que é normal as pessoas procurarem assistência médica. As pessoas vão ao HNSM na sequência de acidentes domésticos ou de trânsito ou ainda por problemas de saúde derivados do consumo excessivo de bebidas alcoólicas”, lamentou uma fonte da Direcção do mesmo hospital citado pela RFI.

A fonte disse que, no primeiro dia da greve, ainda não é sentido o impacto da paralisação, o que já não acontecer hoje, quinta-feira, se a greve não for levantada até lá.

“Muitos técnicos vieram trabalhar esta quarta-feira sem saber que a greve estaria em vigor, mas no momento de troca de turnos entre os profissionais, muitos já não vão comparece”, informou a mencionada fonte.

A greve foi convocada pelo sindicato de base, que engloba cerca de 200 pessoas, entre técnicos e pessoal de assistência hospitalar, para reivindicar cerca de seis meses de salários em atraso. São na sua maioria técnicos contratados.

No total, os cerca de 700 profissionais do Simão Mendes também têm seis meses de subsídios por receber.

O Sindicato diz que avançou pela greve a partir do momento em que a promessa de que os salários seriam pagos até o passado dia 26 não foi cumprida.

A direcção do Simão Mendes lamenta que a greve tenha sido decretada, compreende as reivindicações dos técnicos e tem esperanças de que no Conselho de Ministros desta quinta-feira o Governo encontrará uma solução e a paralisação será levantada.

ANG/RFI

 

Sem comentários:

Enviar um comentário