quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Cabo Verde/Apresentada estratégia para a economia azul, com 500 milhões de euros nos próximos 10 anos

Bissau,21 Dez 23(ANG) - O Governo cabo-verdiano apresentou a 20 de Dezembro, no Mindelo, uma Estratégia Nacional para o Mar, para os próximos 10 anos e com investimentos previstos em 500 milhões de euros.

Uma estratégia que permitirá criar empregos no sector e que foi criada, segundo o ministro, "fora da área das disputas políticas partidárias". 


Segundo o ministro do Mar, Abraão Vicente, esta planificação para os próximos 10 anos permitirá dar uma "certa previsibilidade" na procura e mobilização de financiamento, para desenvolver a economia azul. São dez as áreas prioritárias23 objectivos estratégicos e 46 acções a serem desenvolvidas em dez anos anos.

Este documento inclui áreas prioritárias como a pesca, os transportes e serviços marítimos, a dessalinização, investigação científica, mas também as energias renováveis e a transformação digital. Com esta estratégia, criámos uma visão futura daquilo que é a economia marítima, a economia azul, e a nossa capacidade a criar empregos neste sector. 

O ministro do Mar felicitou-se pelo texto alcançado, avançando que o objectivo, era de "fechar o ano com este documento". 

Abraão Vicente realçou ainda a "necessidade" de pensar que este "não é um programa desenhado na lógica da governação do partido que sustenta o poder", mas sim "um documento fundamental para o país" e criado "fora da área das disputas políticas partidárias". 

O documento vai ainda ser discutido em Conselho de Ministros e depois nos grupos parlamentares, e será também enviado ao Presidente da República, pretendendo ser um "documento consensual".ANG/RFI

 

Sem comentários:

Enviar um comentário