quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Política/Presidente da República empossa novo governo líderado por Rui Duarte de Barros

Bissau, 21 Dez 23 (ANG) -  O Presidente da Republica empossou na manhã de hoje o novo governo de iniciativa presidencial, líderado por Rui Duarte de Barros, que conta com 24 Ministérios e 9 Secretarias de Estado.

Na cerimónia de posse, que decorreu no Palácio Presidencial, o Chefe de Estado voltou a garantir a sua total confiança no  primeiro-ministro Rui Duarte de Barros.

Exortou ao Prcurador-geral da República sobre a necessidade da tolerância zero na luta contra corrupção, frisando que, porque não é justo que, um  grupo, cujo nome não revelou, que cada vez que está no poder pegar naquilo que querem, salientando que isso não pode ser.

“Não existe caça às bruxas, nem ajuste de contas, mas o povo deve saber quem são individuos envolvidos neste processo”, afirmou o Umaro Sissoco Embalo, referindo-se a investigação do processo dos seis biliões de francos cfa.

O Presidente da República desafiou ao Presidente do Tribunal de Contas para auditar todas as contas do Estado, incluindo da Presidência da Republica, alegando que utilizam fundos do Estado.

Prometeu ser vigilante nas acções do governo, alegando que o povo também estará atento.

No acto de posse, Umaro Sissoco Embalo disse que a dissolução do parlamento não é o sinônimo de notariedade, mas também não poder ser um lugar de conspiração, por ser uma casa da democracia.

Recomendou ao Presidente em exercício do Supremo Tribunal de Justiça a credibilizar a instituição, assumiu que foi promotor do reconhecimento do país.

Disse que, o país vai as eleições em 2025, e o povo fará a sua avaliação, em consequência disso escolher novos dirigentes do Estado guineense.

ANG/LPG/ÂC

 

Sem comentários:

Enviar um comentário