Transportes e Telecomunicações/Ministro termina visita à instituições sob sua tutela com registo de desafios a enfrentar
Bissau 06 Set 24 (ANG) – O
novo ministro dos Transportes Telecomunicações e Economia Digital, terminou
esta sexta-feira as visitas que efetuava às instituições sob sua tutela com o
reconhecimento da existência de desafios
a superar.
Marciano Silva Barbeiro falava após visitar a Autoridade da Segurança Rodoviária(Anaser), Autoridade Reguladora Nacional da Telecomunicações (ARN) e a Agência do Sistema de Gestão Integrado denominada de Quipux, última etapa de visitas.
O governante salientou que,
no quadro da parceria público-privada, foi criada a Quipux, para modernizar os
serviços da emissão de cartas de condução e outros documentos de identificação
nacional como um serviço moderno.
Falando da ARN, Barbeiro
frisou que enaquanto uma instituição que regula as telecomunicações nacional, o
seu serviço está a ser útil para o país, apesar das queixas das populações de
que os serviços de comunicação não chegam em boas condições, em certos lugares.
A título de exemplo, acrescentou
que ainda há sitios onde praticamente não existem redes de telecomunicações,
sobretudo na zona leste, concretamente em Madina de Boé.
“A ARN tem a responsabilidade
de controlar tráficos de comunicações, uma vez que tem equipamentos modernos à
altura de responder as demandas do povo assumindo as suas responsabilidades “,
disse Barbeiro.
Afirmou que a Autoridade de Seguradora
Rodoviaria(Anaser) é igualmente uma instituição recém criada, que funciona com
uma Comissão Instaladora e devido as dificuldades financeiras está a dar passos
lentos, salientando que apesar disso tem muita importância na fiscalização nas
estradas, pondo ordem na circulação rodoviaria, por isso, segundo diz, o seu
funcionamento em pleno é de extrema importância.
“No final da visita
concluimos que tudo está a marchar como desejamos, mas apelo ao cidadãos, ao
Governo e ao Chefe do Estado para juntos unirmos as nossas forças para que
possamos pôr estas instituições a funcionar, para o bem da Guiné-Bissau . Só
assim se pode almejar um desenvolvimento estável e sustentavel do nosso
país”,disse.
“É verdade que recebemos muitas queixas dos
consumidores, mas estamos a tentar melhorar a comunicção interna para informar
sempre as populações da origem dos problemas, casos de cortes de internet devido
a avaria entre outros”,disse o Presidente do Conselho de Administração da ARN,
Bamba Coté.
Disse que as
queixas dos clientes são acompanhadas pela ARN no sentido de o lesado ser
recompensado a sua perda, salientando que, e as vezes vão mais longe multando a operadora
em causa. ANG/MSC/ÂC//SG
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