quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Educação/Ministro de tutela apela apoio dos parceiros para fazer face as dificuldades que o setor enfrenta

Bissau, 19 Set 24 (ANG) – O ministro da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica (MENESIC), apelou, quarta-feira, aos parceiros do Governo para apoiarem ao setor,para que possa fazer face às dificuldades que  enfrenta.


O apelo de Heri Mané foi feito na cerimónia de abertura do novo ano letivo 2024/25, decorrida sob o lema “Acesso para todas as crianças e adultos a uma aprendizagem inclusiva e de qualidade”.

 Mané  deixou claro aos presentes no acto, de que, sem o apoio dos parceiros, o novo ano lectivo  enfrentará grandes dificuldades.

Acrescentou  que o país está com exesso de dívidas públicas que refletem  diretamente no setor educativo.

“Apelo aos nossos parceiros para que entendam a vulnerabilidade da nossa situação, porque, sem os seus  apoios, o novo ano letivo 2024/25, hoje dado por aberto, enfrentará sérias dificuldades, que já se refletem nas escolas superiores da educação”, disse  o ministro.

Em relação as constantes reivndicações  dos professores, que as vezes recusam entregar  as fichas de avaliação,  Herry Mané diz ser injusta  essa decisão dos professores perante um estudante que cumpra  os seus deveres de regularizar a sua matricula , estudar e quando chegar ao final do ano letivo não pode ver a sua nota, porque os professores não são pagos pelo Governo.

Segundo o titular da pasta da Educação,  no decurso do novo ano letivo  os docentes do Ensino Básico vão receber  tabletes, e os alunos de 1ª à 4ª classe vão receber , de graça, os seus livros, como forma de modernizar a qualidade do ensino.

O Presidente da Associação dos País e Encarregados de Educação dos Alunos Lassana Bangurá criticou na ocasião qu eos serviços de inspeção do Ministério não tem funcionado adequadamente.

Bangurá disse que esses serviços se limitam  em visitas aos  gabinetes dos diretores, não avaliam, de forma adequada, o funcionamento das salas de aulas.

O novo ano letivo 2024/25 foi aberto numa cerimónia sem presença  dos representantes dos sindicatos dos professores. ANG/LLA/ÂC//SG  

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