sexta-feira, 20 de setembro de 2024

    Ensino/Governo e parceiros assinam pacto para  melhoramento do setor

Bissau, 20 Set (ANG) – O Governo, através do Ministério da Educação Nacional, do Ensino Superior e Investigação Científica (MENESIC) e os parceiros Coordenados pelo Fundo das Nações Unidas para Infância(Unicef),  assinaram hoje um pacto de entendimento, para o melhoramento do setor do ensino público da Guiné-Bissau.


Ao presidir a cerimónia de abertura do evento, o ministro da Educação Nacional, do Ensino Superior e Investigação Científica Herry Mané, saudou o Grupo Técnico de Trabalho (GTT) do  Ministério, pela elaboração do pacto, que visa melhorar o sistema educativo nacional.

 “O pacto de parceria é um documento estratégico que reflete as prioridades dos compromissos nacionais, para a transformação do sistema educativo, através de análise de fatores  facilitadores da mudança do sistema. Foi construída uma proposta de reforma educativa transformadora, que vincula e responsabiliza o Governo da República da Guiné-Bissau, e os parceiros”,disse o ministro.

Segundo Herry Mané, será lançado as bases que determinarão  o foco e a harmonização eficaz  dos diferentes tipos de financiamentos, através dos recursos do Governo e da parceria mundial da educação.

“É de salientar que, no decorrer de todo o processo de elaboração do presente documento, houve uma forte capacidade de coordenação e liderança de uma equipa do Ministério da Educação Nacional, do Ensino Superior Investigação Científica, e o empenho dos parceiros do desenvolvimento, acreditando que só desta forma será possivel uma estabilização do sistema educativo no país”, disse o governante.

Os parceiros da Educação têm intervenções diferenes no setor, que visam contribuir para o desenvolvimento educativo do país.

“Neste sentido, o Ministério da Educação Nacional pretende dinamizar uma maior colaboração e reforçar parcerias com entidades públicas e privadas, que atuam no setor da educação”, declarou Herry Mané.ANG/LLA/ÂC//SG      

     

Sem comentários:

Enviar um comentário