Caju/Aberta campanha de comercialização da
castanha 2022
Bissau, 05 Abr 22(ANG) – O
Governo procedeu hoje a abertura oficial da campanha de comercialização da castanha
de caju 2022, sob o lema: “Pela promoção e desenvolvimento da fileira de caju
na Guiné-Bissau”.
O governo fixou para a
presente campanha como preço mínimo de compra da castanha junto do produtor, o
valor de 375 francos cfa, por quilograma.
“Constiui igualmente a preocupação do governo,
a necessidade de se cumprir com a legislação postulada para este sector, nomeadamente
os seguintes diplomas: a lei de comercialização interna, profissão dos
intermediários, lei da comercialização externa da castanha de caju “In Natura”,
lei da regulamentação da profissão de exportador com seus derivados, e por
último a lei da industrialização e seus devidos derivados,” disse o vice PM.
Segundo Soares Sambú, o
governo encetou diligências junto de bancos
comerciais para a garantia de créditos
bancários aos operadores
económicos do sector de caju, por forma
a maximizar os resultados esperados.
O vice PM afirmou que o
executivo pretende com está estratégia a
elevação, paulatinamente, da taxa de
industrialização até atingir 20 por cento do
Produto Interno Bruto(PIB) até 2030.
A cerimónia de abertura da
campanha deste ano foi marcada com a de encerramento da campanha do ano
transacto, em que se exportou 239 mil toneladas de castanha, quantidade nunca
antes registada no país.
Em mensagem transmitida no
decurso da cerimónia, o Presidente da República destacou a importância da
agricultura na economia nacional.
“O impacto da agricultura na
economia da Guiné-Bissau é indiscutível, tanto no sector agrícola como na
exportação da castanha de cajú. Apesar da pandemia da Covid-19, o país
conseguiu um recorde na exportação de
239 mil toneladas na campanha do ano passado”, referiu Umaro Sissoco Embaló
em mensagemtransmitida aos participantes
da cerimónia.
.ANG/JD/ÂC//SG
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