terça-feira, 5 de abril de 2022


Finanças pública
/FMI inicia   terceira avaliação do Programa de Referência com  Guiné-Bissau

Bissau, 05 Abr 22 (ANG) - Uma missão  do Fundo Monetário Internacional (FMI) vai iniciar hoje(05) e  até 20 de Abril em curso, a terceira e última avaliação no quadro do Programa de Referência acordado com o governo da Guiné-Bissau.

A informação consta na Nota à imprensa do governo, feito  pelo Gabinete do ministro das Finanças, datado de   2 de abril corrente, à que  a ANG teve acesso hoje.

“Esta terceira missão do FMI, se fôr satisfatória vai conduzir a Guiné-Bissau à Facilidade de Crédito Alargado, o que será essencial para assegurar um empréstimo ao abrigo de um novo programa financeiro, e mobilização de  fundos junto de outros parceiros”, refere a Nota.

Segundo a nota, o  Programa Monitorizado pelo Corpo Técnico de FMI visa a implementação das reformas formuladas pelo governo guineense para a estabilização da economia, melhoria da competitividade e reforço de boa governação.

“O FMI aprovou em Fevreiro último, a segunda avaliação do programa de referência, tendo assinalado progressos satisfatórios na implementação  políticas e reformas no país. O Programa Monitorizado pelo Corpo Técnico de FMI foi aprovado em 19 de Julho de 2021 e a sua primeira avaliação foi em Outubro do mesmo ano”, lê-se na Nota do Gabinete de Assessoria de Imprensa do  ministro das Finanças.

Até ao fim desta terceira avaliação,de acordo com a Nota, a missão do FMI manterá vários encontros com as instituições nacionais, destacando o Ministérios das Finanças, de Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social, da Economia, Plano e Integração Regional, o Tribunal de Contas e com a direcção do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO).

A missão do FMI tem ainda marcado  encontros com o Presidente da República, o Primeiro-ministro, Vice-primeiro-ministro, ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares e o Coordenador para Área Económica.

A missão do Fundo é chefiada por José Gijon, e integra  Pedro Maciel, Leonardo Pio Perez, Koon Tee e Harold Zavarce,quadros seniors do FMI,  Paulo Paz, do departamento dos Assuntos Fiscais, e o guineense Romão Varela, do Gabinete do Administrador de FMI para Guiné-Bissau. ANG/AALS/ÂC//SG

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário