segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Cooperação/PJ da Guiné-Bissau e a Polícia Federal do Brasil assinam acordo de parceria no domínio de luta contra crime organizado

Bissau, 25 nov 24 (ANG) – A Polícia Judiciária(PJ) da Guiné-Bissau e a Polícia Federal do Brasil assinaram recentemente  acordo de parceria no domínio de luta contra crime organizado.

A informação consta no site da PJ guineense consultada hoje pela ANG, segundo as quais o referido acordo foi  rubricado nas instalações da Polícia Federal do Brasil, entre os diretores da PJ da Guiné-Bissau Domingos Monteiro Correia e Andrei Rodrigues director da Polícia Federal do Brasil.

Informou que, o acordo marca um passo significativo no fortalecimento das capacidades de combate ao crime organizados em ambos os países. 

“Este acordo estabelece um quadro abrangente de colaboração, que inclui intercâmbio de informações, formação de agentes e a realização de operações conjuntas”, lê-se na mesma publicação.

Informa que, a iniciativa tem como objectivo não apenas intensificar a luta contra o crime organizado, mas também potenciar as capacidades  operacionais das duas instituições. 

A cerimónia de assinatura foi testemunhada pelos representantes da diplomacia da Guiné-Bissau em Brasília e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Bissau, que reconheceram a importância desta colaboração para combate eficaz ao crime organizado.

Após assinatura do acordo, o Diretor da Polícia Federal do Brasil, Andrei Rodrigues, enalteceu a importância da cooperação internacional.

Afirmou que “o combate ao crime organizado exige uma abordagem integrada e colaborativa, onde as fronteiras se tornam oportunidade para trabalhar em conjunto”.

O Diretor Nacional da PJ da Guiné-Bissau, Domingos Monteiro Correia, acompanhado pela Diretora Nacional Adjunta, Cornélia Vieira Té, e pela Inspectora Geral do Ministério da Justiça, Ussainatu Djaló, enfatizou que o acordo ora rubricado representa um marco na construção de uma parceria sólida, que permitirá enfrentar, de forma eficaz, as ameaças à segurança pública.ANG/LPG/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário