segunda-feira, 9 de novembro de 2020

 Prevenção contra coronavirus

No plano individual deve-se  manter o distanciamento físico, usar  uma máscara,  lavar as mãos  regularmente e tossir fora do alcance  dos outros. Façam  tudo isso!

A nossa mensagem às populações e aos governos é clara.Façam tudo isso!"

                                        ( Tedros Adhanom Ghebreyesus - DG da OMS)

Transferência de funções/Ex-Ministro da Presidência do Conselho de Ministros declara disponibilidade de  continuar a servir o país

Bissau, 09 Nov 20 (ANG) – O ex-ministro da Presidência  do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares, porta-voz do Governo,  Mamadu Serifo Jaquité declarou hoje a sua disponibilidade de continuar a servir o país, caso for solicitado.

Em declarações à imprensa esta segunda-feira após a transferência de pasta para o seu sucessor Soares Sambú,  Jaquité disse que, ele é uma pessoa disponível à servir e que neste momento está à disposição do Primeiro-ministro e Presidente da República.

“Sou um cidadão e ainda tenho muita energia. Sou um servo da República e uma pessoa servil disponível. Neste momento estou à disposição da República, do Primeiro-ministro e do Presidente da República. Quem quiser pode me contratar para fazer algum trabalho e se achar que estou capacitado para apoiar, estou disponível", disse.

Perguntado se a sua demissão se deve a falta de confiança do primeiro-ministro à sua pessoa, Serifo Jaquité respondeu que é um simples cumprimento de uma missão porque antes dele assumir aquele cargo existem pessoas que passaram pela  mesma função.

Acrescentou que nunca pediu para  ocupar a referida pasta, justificando que, como religioso acredita que o poder é dado e tirado por Deus.   

Ao responder a questão se existe conflito interno no seu partido, o Movimento para Alternância Democrática (MADEM G-15), Jaquité disse que não existe nenhum conflito no seio da partido, salientando que MADEM G-15 é um partido que respira saúde e que fez percurso histórico.

“São poucos os exemplos iguais àqueles que o MADEM fez no seu percurso. Criámos o partido num quadro adverso, participamos nas eleições legislativas com todas as contrariedades existentes, reivindicamos sobre o processo de recenseamento  não fomos ouvidos, mas mesmos assim fomos às eleições e ficamos  segunda força política na Assembleia Nacional Popular (ANP). Fomos às presidenciais e ganhamos, para mim, não vejo onde está o conflito”, frisou.

Serifo Jaquite admite que possa existir  pontos de vistas diferentes mas que não devem ser considerados  conflitos internos.

Falando do seu desempenho, disse  que fez o seu máximo tendo o governo conseguido  em tempo recorde aprovar o seu programa de governação respeitando as normas constitucionais, sustentando que o executivo conseguiu entregar o Orçamento Geral do Estado 2019/2020 na ANP e foi aprovado.

“Todos os instrumentos legais que eram obrigatório os seus cumprimentos nos prazos normativos foram cumpridos pelo  governo. Agora em termos de avaliação, compete aos meus superiores hierárquicos fazê-la. Só quero vos garantir que dei o meu máximo e empenhei-me com as minhas deficiências fui rodeado de um gabinete de pessoas capazes e competentes que me permitirem atingir esses objetivos”, informou.

O ex-governante disse que as perspetivas para o futuro eram excelentes e estava a tentar modernizar a instituição que dirigia tendo em conta que é o coração e o cérebro da funcionalidade do governo. 

Mamadu Serifo Jaquité foi recentemente demitido das funções de ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares por um decreto presidencial, sob proposta do Primeiro-ministro, Nuno Nabian.ANG/DMG/ÂC//SG



Integração regional/Bissau acolhe reunião da Comissão Mista  do parlamento da CEDEAO

Bissau,09 Nov 20(ANG) – A Guiné-Bissau acolhe entre os dias 10 e 14 do corrente mês, a reunião deslocalizada da Comissão Mista do parlamento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental(CEDEAO), subordinada ao tema, ”A Produção agrícola e a segurança alimentar na região da CEDEAO sob impacto da pandemia de covid-19”.

De acordo com a representação da CEDEAO no país, no encontro de Bissau vão ser analisadas  questões relacionadas com a agricultura, ambiente, recursos naturais, indústria, sector privado, saúde, energia e minas, género, assuntos sociais e promoção de mulheres
  no espaço comunitário.

Em declarações á imprensa no aeroporto internacional de Bissau, após a sua chegada ao país, o Presidente do Parlamento da CEDEAO, disse que, fundamentalmente  vão analisar a situação política, da segurança, e da pandemia de covid-19 nos Estados membros.

Sidie Mohamed Tunis agradeceu o acolhimento do encontro tendo afirmado que no final dos trabalhos os parlamentares da CEDEAO adoptarão importantes recomendações em prol da estabilização da situação política e económica dos estados membros.

Segundo o programa do evento à que a ANG teve acesso, durante os cinco dias da reunião, os parlamentares da CEDEAO irão debater sobre programas e políticas implementadas pela organização para atenuar o impacto do Covid-19 sobre a produção e a produtividade agrícola e segurança alimentar.

O ponto de situação sobre a pandemia na Guiné-Bissau e o seu impacto nas actividades de desenvolvimento, o caminho a seguir e o papel do parlamento da CEDEAO no acompanhamento da Comissão desta organização para melhorar a produção e a produtividade agrícolas e a segurança alimentar serão, entre outros, os temas a serem abordados na reunião de Bissau.ANG/ÂC//SG

 

 

                    EUA/Joe Biden promete sarar uma América dividida

Bissau, 09 Nov 20 (ANG) - Joe Biden e Kamala Harris falaram pela primeira vez no sábado à noite enquanto Presidente e vice-presidente eleitos dos Estados Unidos da América. 

Falaram de "uma vitória clara e convincente" depois de terem conquistado o maior número de votos populares de que há registo no país.

Kamala Harris fez a abertura da festa em Wilmington, onde milhares de apoiantes democrata esperavam pelos discursos de Biden e Harris. 

A senadora de 56 anos é a primeira mulher,  afro americana, filha de imigrantes da Jamaica e da Índia, a ocupar o cargo de vice-presidente, o segundo lugar mais alto da nação. 

Embora seja a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente dos EUA, garantiu "não vai ser a última".

"É importante a união do país" lembrava ontem à noite à RFI o cineasta cabo-verdiano Guenny Pires, que acompanhou a vitória do democrata na Califórnia. 

A vitória de Biden representa uma reviravolta nos Estados Unidos da América, mas também no mundo. A vitória do democrata foi recebida com um alívio por muitos líderes mundiais, que se precipitaram para felicitar o 46° Presidente dos EUA.

O antigo presidente Barack Obama saudou a vitória "histórica" de Joe Biden, que foi seu vice-presidente entre 2009 e 2017.

Bem como Emmanuel Macron, Angela Merkel, Boris Jonhson, Marcelo Rebelo de Sousa ou ainda Jorge Carlos Fonseca, Umaro Sissoco Embaló e Filipe Nyusi.

Donald Trump, Presidente ainda no cargo e candidato republicano, não reconheceu a derrota e está a avançar com processos judiciais, alegando fraude eleitoral. "Faltam os resultados oficiais", defendeu o republicano luso-descendente Vítor Barbosa, vereador em Palm Cost na florida 

Sábado  à noite milhares de pessoas foram para as ruas de várias cidades norte-americanas, incluindo Los Angeles, Nova Iorque, Filadélfia, Atlanta e Washington, D.C., para festejarem a eleição de Joe Biden como próximo Presidente dos Estados Unidos da América.

Em New Jersey, os eleitores estavam muito divididos e não houve reacções na ala dos Republicanos, afirma  Pedro Rego, eleitor luso americano que "como muitos outros eleitores" votou no candidato republicano, apesar de terem votado democrata em 2016.

Até ao início de Dezembro, os estados contam os votos e certificam os resultados finais. Quando as margens são muito curtas, vários estados têm recontagem automáticas dos votos. Cada estado tem um prazo próprio para terminar este processo. No entanto, durante este período pode haver discórdia nos resultados e contestação judicial, atrasando a oficialização final das contagens.

"A euforia nas ruas norte-americanas são um grito dirigido ao Supremo Tribunal: "não nos tirem esta vitoria" , aponta o sociólogo português, Boaventura Sousa Santos, lembrando que "muitas coisas estão  ainda em aberto". ANG/RFI

Greve-geral/Presidente da Republica  admite que a paralisação pode levar à correção de  alguns males

Bissau, 09 nov 20 (ANG) – O Presidente da República disse que a greve de cinco dias iniciada hoje e decretada pela União Nacional dos Trabalhadores da Guiné(UNTG) é uma  forma de corrigir o que está mal ou fazer o que deve ser feito.

Umaro Sissoco Embaló fez estas declarações à imprensa no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, após ter regressado de uma visita de 48 horas a República Islâmica da Mauritânia à convite do seu homologo daquele país.

“Os sindicatos são um grupo de pressão para melhorar as coisas, portanto têm o direito de se revindicar. É um direito  consagrado na Constituição da República”, salientou o Presidente da República.

Acrescentou  que ele não vê os sindicatos como inimigos, e disse que estão no exercício das suas funções.

Relativamente a sua visita à Mauritânia, Umaro Sissoco Embaló afirmou que ele e o seu homólogo mauritano  passaram em revista o estado da cooperação entre os dois países e  a situação politica sub regional.

O chefe de Estado guineense revelou ter exortado as autoridades mauritanos no sentido de ajudar a Guiné-Bissau com estratégias de  fiscalização marítima.

“A Mauritânia tem muita experiência em termos de fiscalização marítima, na nossa sub-região ou seja, é um país que está mais avançado no domínio da vigilância marítima", afirmou o chefe de Estado Guineense.

Por outro lado, os dois estadistas  debateram  questões ligadas a comunidade guineense residente naquele país, sobretudo no sentido  de facilitação na emissão de documentos e acesso ao ensino superior .

Quanto ao acesso ao ensino superior, Umaro Sissoco Embaló disse ter recebido do seu homólogo uma garantia de que os cidadãos guineenses residentes naquele país vão poder prosseguir os seus estudos superiores.ANG/LPG/ÂC//SG


CPLP
/Organização  debate o papel dos institutos nacionais de saúde pública na comunidade

Bissau, 09 Nov 20 (ANG)– A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) promove terça-feira 10, uma videoconferência subordinada à temática do papel dos institutos nacionais de saúde pública da CPLP, a evidência científica e o processo de tomada de decisão política.

De acordo com uma nota de informativa da CPLP, a sessão de abertura será presidida pelo secretário executivo da referida organização, Francisco Ribeiro Telles, acrescentando que este evento realiza-se no âmbito diversos debates para reflexão e partilha de informação sobre a pandemia da covid-19, promovido pela Rede de Institutos de Saúde Pública da CPLP (RINSP-CPLP).

O evento está dividido em dois painéis, sendo que o tema “Cooperação estruturante em saúde: o PECS- CPLP e o papel dos institutos nacionais de saúde pública” contará com as intervenções da ex ministra da Saúde de Portugal, Ana Teodoro Jorge, do ex-ministro da Saúde do Brasil, José Gomes Temporão, e o ex-ministro da Saúde de Moçambique, Paulo Ivo Garrido.

O segundo tema “A missão dos institutos nacionais de saúde pública da CPLP em cenário da pandemia: investigação, comunicação, formação e apoio à decisão”, de acordo como a mesma fonte, participarão os representantes dos institutos nacionais de saúde pública de Cabo Verde, Angola, Moçambique, Portugal, Brasil, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial e Timor Leste.

A CPLP recordou, por outro lado, que a Rede de Institutos de Saúde Pública da CPLP, constituída em Março de 2011, em Bissau, é um dos “projectos prioritários”, no quadro do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP (PECS), na lógica de estruturação das redes de institutos estruturantes.

Esta rede pretende promover “o fortalecimento das respostas e soluções estratégicas” dos sistemas de saúde pública dos Estados-membros.ANG/Inforpress

 

 

Greve-geral/Governo apela aos funcionários públicos para não participarem na paralisação

Bissau,09 Nov 20(ANG) - O governo pediu aos  funcionários públicos a não adesão  à greve convocada pela maior central sindical do país, a União Nacional dos Trabalhadores da Guiné(UNTG), com início a partir de hoje e até ao dia 13 do corrente mês.

No comunicado, assinado pela ministra da Administração Pública, Maria Celina Vieira, o Governo sustenta que a situação de calamidade em vigor no país suspende  o direito à greve para não comprometer o funcionamento de setores vitais da economia tendo manifestado “total abertura” para continuar a negociar com os sindicatos.

“O Governo encoraja e apela para todos os funcionários públicos a comparecerem nos seus respetivos postos de trabalho”, refere, em comunicado divulgado à imprensa, recordando que os dias de greve serão descontados nos salários conforme previsto na lei.

As autoridades guineenses decretaram no início de setembro a situação de calamidade e de emergência de saúde até 08 de dezembro devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

A União Nacional dos Trabalhadores da Guiné-Bissau (UNTG), maior central sindical do país, convocou uma greve geral na função pública para o período entre hoje segunda e sexta-feira.

A organização de defesa dos trabalhadores  reivindica melhores condições de trabalho.

A Federação dos Transportes Públicos da Guiné-Bissau anunciou também uma paralisação para o período entre 16 e 20 deste mês e o Sindicato Nacional de Enfermeiros, Técnicos de Saúde e Afins iniciou no início de novembro uma greve de 30 dias para reivindicar pagamentos de salários e subsídios em atraso.

No comunicado, a ministra salienta que tentou negociar com a UNTG durante o fim de semana, mas que os “telefones se encontravam simplesmente desligados”.

A ministra da Administração Pública sublinha também que o pagamento de salários aos funcionários públicos representa mais de 60% das receitas internas do país, o que tem sido um “grande problema para a economia nacional”.

O salário mínimo na Guiné-Bissau é de 50.000 francos cfa e segundo a ministra é o terceiro maior da União Económica e Monetária da África Ocidental.

A Confederação Geral de Sindicatos Independentes,(CGSI) outra central sindical, na pessoa de seu Secretário-geral, Ly entretanto não concorda com a greve-geral decretada pela UNTG e recomenda aos seus associados para se comparecerem aos seus postos de serviço.ANG/ÂC//SG

 

Covid-19/ Pandemia já matou mais de 1,25 milhões de pessoas no mundo

Bissau,  09 Nov 20 (ANG) – A pandemia de covid-19 já causou pelo menos 1.255.803 mortos em todo o mundo desde que a doença foi conhecida em Dezembro na China e até às 11:00 de hoje, segundo a AFP.

Mais de 50.376.020 casos de infecção foram registados desde o início da pandemia e pelo menos 32.718.100 pessoas foram consideradas curadas, adianta o balanço da agência de notícias francesa AFP.

O número de casos diagnosticados apenas reflecte uma fracção do número real de contaminações já que diversos países apenas testam os casos mais graves, outros privilegiam os testes para rastreio e numerosos países pobres apenas dispõem de capacidades limitadas de despistagem.

Nas últimas 24 horas, registaram-se 5.620 novas mortes e mais 484.920 infectados em todo o mundo, sendo que os países que registaram mais mortes no último dia foram os Estados Unidos (548), a Índia (490) e o Irão (459).

Os Estados Unidos continuam a ser o país mais afectado pela covid-19, tanto em número de mortos como de casos, com um total de 237.584 mortos entre 9.972.333 casos, segundo o balanço da universidade Johns Hopkins.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afectados são o Brasil, com 162.397 mortos em 5.664.115 casos, a Índia com 126.611 mortos (8.553.657 casos), o México com 95.027 mortes (967.825 infetados) e o Reino Unido com 49.044 mortes (1.192.013 casos).

Entre os países mais afectados, a Bélgica é o que conta mais mortos em relação à sua população, 113 por cada 100.000 habitantes, seguida do Peru (106), de Espanha (83) e do Brasil (76).

A China (sem os territórios de Hong Kong e Macau) declarou um total de 86.245 casos 338 dos quais nas últimas 24 horas), incluindo 4.634 mortos (0 no último dia), e 81.187 pessoas curadas.

A América Latina e as Caraíbas totalizavam, hoje às 11:00, 412.633 mortos em 11.636.975 casos, a Europa 307.224 mortes (12.773.490 infectados), os Estados Unidos e o Canadá 248.090 mortos (10.233.629 infectados), a Ásia 177.323 mortos (11.076.047 infectados), o Médio Oriente 64.581 mortes (2.742.914 casos), África 45.011 mortos (1.883.036 casos) e a Oceânia 941 mortos (29.933 infectados).

O balanço foi realizado a partir de dados recolhidos pelas delegações da AFP junto das autoridades nacionais competentes e de informações da Organização Mundial de Saúde.

Devido a correcções feitas pelas autoridades e a notificações tardias, o aumento dos números diários pode não corresponder exatamente à diferença em relação aos dados avançados na véspera. ANG/Inforpress/Lusa

Incremento de parceria estratégica /Presidente Umaro Sissoco Embaló, felicitou Joe Biden

Bissau, 09 Nov 20 (ANG) - O Presidente Umaro Sissoco Embaló, felicitou Joe Biden, como novo presidente dos Estados Unidos.

Em nota endereçada a Joe Biden, Umaro Sissoco Embalo considerou que a eleição de Biden como 46º Presidente dos Estados Unidos de America representa oportunidade para o reforço das relações de parceria estratégica com a Guiné/Bissau, mormente no domínio da segurança.

As relações entre os Estados Unidos e a Guiné/Bissau baseiam/se sobretudo na luta contra o tráfico de drogas e apoios ao setor do ensino guineense, através de programa Cantina Escolar, que consiste em fornecimento de alimentos aos alunos do ensino básico.

O Presidente guineense vê ainda a eleição de Biden como um marco para o país iniciar a exportação dos seus produtos para o mercado norte/americano a luz da AGOA, Lei do Crescimento e Oportunidades para a África.

No entanto, Umaro Sissoco Embalo chamou atenção aos americanos no momento em que ainda pairavam dúvidas quanto ao desfecho das eleições agora ganhas por Joe Biden.

Em curtas declarações no aeroporto de Bissau, antes de viajar em visita de trabalho para a Mauritânia, o Presidente guineense exortou os norte/americanos a aceitarem os resultados das eleições, avisando que a Guiné/Bissau nao vai aceitar distúrbios nos Estados Unidos por causa das eleições.

Umaro Sissoco Embalo avisou mesmo que haveria sanções para aqueles que perturbam o processo eleitoral nos Estados Unidos.

Embalo disse que tem sido a mesma exortação que os Estados Unidos fazem quando há eleições em África ou na própria Guiné/Bissau. ANG/RFI

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

 Prevenção contra coronavirus

No plano individual deve-se  manter o distanciamento físico, usar  uma máscara,  lavar as mãos  regularmente e tossir fora do alcance  dos outros. Façam  tudo isso!

A nossa mensagem às populações e aos governos é clara.Façam tudo isso!"

                                        ( Tedros Adhanom Ghebreyesus - DG da OMS)

Diplomacia/ “ONU vai continuar a acompanhar a Guiné-Bissau mesmo com encerramento do UNIOGBIS no país”, diz Rosine Coulibali

Bissau, 06 nov 20 (ANG) – A Chefe do Gabinete Integrado das Nações Unidas para Consolidação da Paz no país (UNIOGBS), Rosine Coulibali afirmou que as Nações Unidas vão continuar a acompanhar a Guiné-Bissau mesmo com o encerramento do seu Gabinete.

Colubali que falava à imprensa esta sexta-feira após um encontro com Presidente da República Umaro Sissoco Embaló, disse  que transmitiu ao Umaro Sissoco Embaló as resoluções do Conselho de Segurança da ONU sobre o fim da missão do UNIOGBIS no país, previsto para o final do ano em curso e que será assinalado com uma cerimónia de encerramento na sede da organização.

A representante especial do SG da ONU na Guiné-Bissau Aquela responsável informou que o Presidente da República prometeu presidir a cerimónia do encerramento caso o calendário lhe permitir.

Rosine Coulibali disse ainda que a ocasião  serviu para os dois passarem em revista a situação política do país,  os avanços e o que está a ser feito para que a paz seja consolidada.

O Presidente da República recebeu igualmente em audiência a Plataforma Política das Mulheres da Guiné-Bissau.

À saída  do encontro a Primeira Vice-presidente da referida organização, Aissatu Camará Injai disse que  informaram ao Umaro Sissoco Embaló de um encontro do Fórum das Mulheres da Guiné-Bissau, Casamança e Gâmbia que terá lugar no dia 21 de setembro do próximo ano , Dia de Paz.

Segundo Aissato Injai, o referido Fórum foi criado pelas mulheres para promover a Paz nas referidas localidades, e conta com apoio das primeiras damas da Guiné-Bissau, Gâmbia e Senegal na qualidade de madrinhas da organização.

Aissatu Injai disse que Sissoco Embaló prometeu tudo fazer para que o evento tenha lugar na data prevista . ANG/DMG/ÂC//SG  

 

Justiça/PGR reitera promessa de recuperação de cerca de 200 imóveis do Estado ocupados indevidamente

Bissau, 06 Nov 20 (ANG) – O Procurador Geral da República (PGR), prometeu hoje recuperar nos próximos tempos, todas as casas, terrenos, e qualquer bens material, ocupado ou usado indevidamente.

Fernando Gomes que falava na apresentação do relatório dos trabalhos efectuados no terreno, pela Comissão Interministerial de Recuperação dos Bens do Estado (CIRBE) criado recentemente para o efeito,  destacou que o Ministério Público já tinha dado um prazo de 90 dias  hà alguns meses atrás, à todos os cidadãos que habitam  casas pertencentes ao Estado, para irem comprovar o direito de residirem nas referidas casas no Ministério Público.

“Contrariamente ao aviso que fizemos aos  nossos concidadãos, ninguém tomou em conta a nossa preocupação para resolver o assunto, pensando que era um simples panfleto proferido pelo Estado”, disse o PGR.

Acrescentou  que, a Comissão criada pelo Ministério Público para desencadear a luta contra a corrupção e recuperação dos Bens do Estado começou recentemente os seus trabalhos, com a Câmara Municipal de Bissau (CMB) e disse que mais instituições nomeadamente o Instituto de Providência Social vão brevemente integrar a comissão.

 “Nos trabalhos realizados pela nossa equipa no Sector Autónomo de Bissau (SAB), constatamos que  31 casas pertencente ao Estado estão ocupadas clandestinamente por pessoas que não possuem nenhum tipo de documento comprovativo,  nomeadamente no Bairro Ajuda 1ª fase, e de igual modo, 64 casas também foram encontradas na mesma situação no mesmo bairro, já na 2ª fase”, descreveu Fernando Gomes.

De acordo com Fernando Gomes, no bairro de  Santa Luzia, 26 casas do Estado estão ocupadas clandestinamente.

E por fim o Procurador Geral da República revelou  que entre as 40 casas ocupadas no centro da cidade, nove (9) delas não cumpriram  o pagamento integral, uma foi vendida mas o negócio foi anulado posteriormente
, três dessas estão em contencioso, não  dispõem de qualquer dossiê, uma foi oferecida sem base legal, e seis não têm os comprovativos de pagamento, mas figuram na lista de beneficiários que cumpriram com o pagamento integral.

Fernando Gomes deixa o aviso de que expirado o prazo de 90 não se vai atender nenhum caso sobre a ocupação indevida de imóveis do Estado. ANG/LLA/ÂC//SG

   

           

Autoestrada Bissau-Safim//Governo já identificou 437 bens móveis e imóveis a serem demolidos  

Bissau, 06 nov 20 (ANG) – O Director Geral das Infraestruturas de Transportes do Ministério das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo, Braima Djassi revelou citando o  relatório síntese da equipa técnica do ministério que  foram sinalizados  437 objectos entre móveis e imoveis que serão demolidos ao longo da estrada que liga  Aeroporto à Safim para permitir a construção da autoestrada.

Braima Djassi falava em exclusivo  à Agência de Noticias da Guiné (ANG), em resposta as preocupações levantadas pelos populares do sector de Safim sobre a situação dos seus imóveis que foram sinalizados pelos técnicos do Ministério das Obras Publicas Habitação e Urbanismo.

Djassi disse que dos 437 objectos que foram registados pelo projecto, 230    são construções feitas na parte direita da rua.. Disse haver    43 casas, 44 contentores, dois armazéns, 12 terrenos, quatro postos de combustíveis, 29 barracas, uma Mesquita, 62 muros de vedação  e 33 cacifos.

Informou que 18 objectos entre móveis e imóveis têm documentos completos, 53  incompletos e 159 sem nenhum documento.

Ao passo que, prosseguiu o DG das Infraestruturas de transportes,  do lado esquerdo da rua foram  registados 207 infraestruturas, entre as quais 43 casas, 34 contentores, cinco armazéns, seis tabernas, nove terrenos, um posto de combustível, 14 barracas, 20 anexos, uma igreja evangélica, uma mesquita e 73 muros de vedação.

Destas infraestruturas, conforme Braima Djassi, 57  possuem  documentos legais completos, 80 com documentos incompletos e 69 sem nenhuma documentação que comprove o direito de posse do imóvel ou móvel.

Explicou que após os trabalhos de localização dos móveis e imóveis atingidos pelo projecto da construção da autoestrada, criou-se um gabinete de atendimento instalado no Ministério das Obras Públicas, Construções e Urbanismo para acudir as reclamações dos proprietários do objectos afectados.

O Director geral das Infraestruturas de Transportes disse que ao longo desse processo a equipa técnica conseguiu registar 390 proprietários dos imoveis afectados.

Acrescentou que 242 proprietários compareceram ao gabinete de atendimento e  140 não.

Aquele responsável disse que durante o processo de atendimento a equipa foi confrontada com nove processos de dualidade de posse de terreno, por ser adquirido por duas ou mais pessoas cujas situações ainda estão por clarificar.

Relativamente ao processo de  indemnização, Braima Djassi explicou que vai ser feita mediante avaliação dos  bens visados  pelos técnicos do Ministério das Obras Públicas, assim como a apresentação dos documentos legais que comprovam  que autoridades competentes autorizaram a construções dos móveis e imóveis atingidos.

Quanto aos ocupantes tradicionais que na maioria dos casos não tem documentos, disse que esta questão vai ser analisada pelo governo caso a caso, sustentando que o Estado é uma pessoa de bem, por isso nunca vai trabalhar para prejudicar os  cidadãos.

Em relação a questão de apresentação de documentos de legalização dos imóveis como requisito para ter acesso a indemnização,  disse que  os trabalhos de recolha dos documentos dos móveis e imoveis afectados pelo projecto da construção da autoestrada Aeroporto-Safim estão em curso.

“Pedimos  compreensão aos populares do sector de Safim, porque o que está a ser feita vai melhorar as condições da vida dos mesmos, em temos de acessibilidade de outros serviços, sobretudo corrente eléctrica, água potável entre outros”, explicou.

Braima Djassi revelou que o Governo guineense já disponibilizou 3 mil milhões de francos CFA para indemnizar 390 proprietários dos móveis e imóveis atingidos pelo projecto de construção da autoestrada que liga Aeroporto à Safim. ANG/LPG/ÂC//SG



                     Estados Unidos/ Biden aproxima-se da Casa Branca

Bissau, 06 Nov 20 (ANG) - Até esta sexta-feira de manhã, o candidato democrata, Joe Biden, tinha entre 253 e 264 votos – 264 segundo as projecções da Associated Press e da Fox News, que já puseram o estado do Arizona e os seus 11 votos do Colégio Eleitoral na coluna de Biden; 253 segundo outros jornais, canais de televisão e agências de notícias.

De acordo com a Associated Press, faltam apurar os votos em quatro estados-chave: Nevada (6 grandes eleitores), Carolina do Norte (15 grandes eleitores), Geórgia (16) e Pensilvânia (20).

De acordo com a CNN, na Geórgia, habitual bastião republicano, Biden está com uma vantagem de 917 votos sobre Trump e, se vencer no Nevada, onde tem ligeira vantagem, garante a presidência.

Na quinta-feira, o candidato republicano, Donald Trump, denunciou, na Casa Branca, que está a ser vítima de “roubo” na eleição, sem apresentar provas. “Estão a tentar roubar a eleição”, declarou o Presidente cessante durante um discurso de 15 minutos, no qual vários canais de televisão americanos interromperam a difusão devido às acusações de fraude sem provas. “Se contarem os votos legais, ganho facilmente. Se contarem os votos ilegais, eles podem tentar roubar-nos a eleição”, afirmou.

Os canais MSNBC, ABC News e NBC News decidiram interromper a difusão, considerando que Trump estava a desinformar. A CNN manteve o discurso no ar mas o jornalista Jake Tapper falou em “um rol de mentiras” e declarou: “Que triste noite para os Estados Unidos da América ver o seu Presidente (...) acusar as pessoas, de forma falsa, de lhe tentarem roubar a eleição”.

Horas antes, no Delaware, Joe Biden pedia, em discurso, às pessoas para ficarem calmas: Peço a todos para manterem a calma. O processo funciona, a contagem está a terminar e saberemos, em breve, o resultado. Não temos dúvida nenhuma que quando a contagem estiver terminada (...) seremos declarados vencedores”.

 O estado da Pensilvânia poderá terminar com o suspense. Se Joe Biden vencer neste estado industrial, que conta 20 grandes eleitores, será declarado 46° Presidente dos Estados Unidos. Com os 20 grandes eleitores, Joe Biden ultrapassaria o número 270, que constitui a maioria do colégio eleitoral, e carimbaria a passagem para a Casa Branca.

A vantagem inicial na Pensilvânia de Donald Trump na noite da eleição foi sendo reduzida à medida que os votos enviados por correio iam sendo contados.

Na Geórgia, também a contagem está taco a taco. Ao contrário do que avança a Associated Press e a Fox News, a projecção no Arizona poderá afinal cair para o campo republicano, de acordo com o jornal Le Monde.

 Nos Estados onde Donald Trump está atrás de Joe Biden, os militantes gritaram “Parem o voto!”, pedindo a anulação dos votos não contados no dia da eleição. O Presidente cessante tinha declarado, na primeira noite pós-eleitoral que tinha ganho e que iria recorrer ao Supremo Tribunal.

A sua equipa de advogados recorreu aos tribunais, pedindo, por exemplo, a recontagem no Wisconsin. No Michigan e na Geórgia, dois juízes rejeitaram os recursos republicanos.

Porém, os recursos podem atrasar, de vários dias ou semanas, a confirmação dos resultados. Uma das batalhas é, precisamente, na Pensilvânia, onde as autoridades foram surpreendidas pelo afluxo volumoso de votos recebidos por correio. Entretanto, um juiz federal rejeitou o pedido de emergência apresentado pela campanha de Trump para suspender a contagem de votos na Pensilvânia. 

Várias personalidades políticas e familiares de Trump fizeram acusações de fraudes massivas, alimentando manifestações e contra-manifestações a favor e contra o Presidente cessante. ANG/RFI

 

Política/Ministro da Economia, Plano e Integração Regional pede demissão

Bissau, 06 Nov 20(ANG) – O ministro da Economia, Plano e Integração Regional pediu demissão após  nomeação de Soares Sambú para as funções do Vice-primeiro-ministro,  ministro da Presidência de Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares e Coordenador para  Área Económica .

O pedido de Victor Mandinga vem expressa numa carta dirigida ao primeiro-ministro Nuno Gomes Nabiam, na qual informou que seus poderes da decisão e a cadeia de comando das acções governativas ficaram alteradas com a nomeação do coordenador para a mesma área, facto que na prática reduzirá as suas competências.

Revelou que a sua convivência institucional  com o então conselheiro para área económica do  Chefe de Estado, Soares Sambú lhe permitiu aquilatar que a sua visão, sufragada e aprovada pelo Conselho de Ministros e pela Assembleia Nacional Popular, sobre reformas e medidas de política económica, visando a transformação estrutural da economia nacional, é no essencial diferente da visão do agora Vice-primeiro-ministro, em termos estratégicos, táticos e técnicos.

Ainda na carta, Victor Mandinga afirmou que manifestou na reunião de Conselho de Ministros que não subscreve o Orçamento Geral de Estado(OGE) para  2021, porquanto o mesmo não tem em conta a principal reforma capaz de alavancar a economia e colocar o país na rota da emergência , ou seja, da reforma da função  pública.

“O argumento de que não se pode colocar no OGE de 2021, os projectos do Programa Nacional de Desenvolvimento porque não existem financiamentos garantidos  é inverter o processo lógico com intuito de não assumir o Plano Nacional de Desenvolvimento 2020 à 2023 e a Estratégia (Hora Tchiga), “frisou.

Victor Mandinga referiu que é do conhecimento do primeiro-ministro que existem oportunidades de obter financiamentos junto dos credíveis e solventes investidores externos e no caso pode-se fazer recurso ao mercado de empréstimo obrigacionistas, tal como os países da sub-região.

Pediu o elenco governamental para levar adiante o interesse coletivo do país, e romper com o ciclo do subdesenvolvimento material e espiritual, respeitando sempre as regras democráticas e as leis , com base na transparência das “nossas acções”.

Um decreto presidencial nomeou quarta-feira, o até então conselheiro do Chefe de Estado, Soares Sambú   para as funções de Vice-primeiro-ministro, ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares e Coordenador para área económica.

A decisão ,em consequência,  levou a demissão, para além de Victor Mandinga mas também de Mamadu Serifo Jaquité, que desempenhava as funções de Porta-voz do Governo e ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares..ANG/JD/ÂC//SG

 

 

           Covid-19/OMS alerta para "explosão de contágios" na Europa

Bissau, 06 Nov 20 (ANG) - O director para a Europa da OMS, Hans Kluge, declarou, hoje, que se está a observar uma “explosão” de contágios, que houve “um milhão de casos suplementares em poucos dias” e que “pouco a pouco a mortalidade tem aumentado”.

Nas últimas semanas, a Europa tornou-se no epicentro da pandemia, ou seja, a região do mundo onde o novo coronavírus se propaga mais rapidamente, com 11,6 milhões de casos.

Esta sexta-feira e até 3 de Dezembro, a Itália passa a ter recolher obrigatório nacional (22h-05h) e novos confinamentos locais. Os liceus passam para ensino à distância, os museus fecham, assim como os centros comerciais ao fim-de-semana. Dezasseis milhões de habitantes das regiões da Lombardia, Piemonte, Val d’Aoste e Calábria voltam a confinar por serem zonas declaradas de "alto risco".

A Grécia vai voltar a confinar a partir deste sábado e durante três semanas devido ao risco de sobrelotação dos hospitais. Antes de sair de casa, os residentes têm teoricamente de indicar, por SMS, a hora de saída e aguardar autorização das autoridades.

França é actualmente o país europeu com mais infecções - 1,6 milhões de casos - e vive um novo confinamento desde 30 de Outubro. Paris vai ter novas restrições à noite. O director geral da Saúde, Jérôme Salomon, indicou que a segunda vaga de covid-19 é brutal e propaga-se rapidamente”. Nas últimas 24 horas, foram registadas 58.000 novas contaminações. Além disso, sete pessoas foram detidas por suspeita de venda ilegal de certificados negativos aos testes covid-19 no aeroporto Roissy-Charles-de-Gaulle, em Paris.

Na Dinamarca, uma mutação do vírus SARS-CoV-2 encontrada em visons foi detectada também em 214 pessoas e o Governo decidiu abater cerca de 17 milhões de visons. A mutação encontrada mostra sensibilidade reduzida aos anticorpos e pode colocar em questão a eficácia de uma futura vacina.

Em termos mundiais, os Estados Unidos são o país com maior número de vítimas mortais - 234.876. Na quinta-feira, foi registado um novo recorde de contaminações -120.000 casos. ANG/RFI

Política/Restos mortais do ex-presidente Nino Vieira serão transladados para Fortaleza de Amura

Bissau, 06 Nov 20 (ANG) - O Conselho de Ministros aprovou na quinta-feira o
 decreto relativo à transladação dos restos mortais do ex-Presidente da República João Bernardo Vieira do Cemitério Municipal de Bissau  para a Fortaleza de Amura, no próximo dia 16 de novembro.

A informação consta no Comunicado do Conselho de Ministros hoje enviado a redacção da Agência de Notícias da Guiné.

A  data de transladação de restos mortais de Nino Vieira vai coincidir com a celebração do dia das Forças Armadas guineenses, 16 de Novembro.

João Bernardo Vieira(Nino) foi assassinado em pleno exercício do mandato presidencial, em 2009, por um grupo de militares, na sua residência.

Na Amura, actual Estado-maior General das Forças Armadas se encontram o mausoléu de Amílcar Cabral , as sepulturas dos ex-presidentes Malam Bacai Sanhá e Kumba Yalá, dos heróis nacionais: Domingos Ramos, Osvaldo Vieira, Pansau na Isna,  Rui Djassi e Titina Sila

 Segundo o  comunicado, o Conselho de Ministros deliberou instituir uma comissão interministerial para a gestão da madeira estocada no interior do país e que aguarda drenagem, integrando os Ministérios do Ambiente, que preside, de Agricultura, das Finanças, do Interior e a Associação dos Madeireiros.

Aprovou também o projecto de Decreto relativo às radiocomunicações, e protelou, depois de apresentado, a análise e discussão do projecto de Decreto relativo aos Estatutos do Instituto Tecnológico para a Modernização Administrativa.

No capitulo de Informações Gerais, o ministro dos Recursos Naturais e Energia falou sobre os trabalhos preparativos da 46ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros da Organização para aproveitamento da Bacia do Rio Gâmbia (OMVG) que, este ano decorre em Bissau de 04 à 08 de novembro corrente.

Ao dar abertura aos trabalhos, o Presidente da República evocou os fundamentos do Decreto presidencial que entre outros, instituiu a figura de Vice-primeiro-ministro na estrutura orgânica do Governo no âmbito da recente remodelação governamental.

Sublinhou o papel de relevo desempenhando pelo então ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares Mamadú Serifo Djaquité, que contribuiu para a afirmação e consolidação do  actual Governo.ANG/AALS/ÂC//SG