sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Diplomacia/ “ONU vai continuar a acompanhar a Guiné-Bissau mesmo com encerramento do UNIOGBIS no país”, diz Rosine Coulibali

Bissau, 06 nov 20 (ANG) – A Chefe do Gabinete Integrado das Nações Unidas para Consolidação da Paz no país (UNIOGBS), Rosine Coulibali afirmou que as Nações Unidas vão continuar a acompanhar a Guiné-Bissau mesmo com o encerramento do seu Gabinete.

Colubali que falava à imprensa esta sexta-feira após um encontro com Presidente da República Umaro Sissoco Embaló, disse  que transmitiu ao Umaro Sissoco Embaló as resoluções do Conselho de Segurança da ONU sobre o fim da missão do UNIOGBIS no país, previsto para o final do ano em curso e que será assinalado com uma cerimónia de encerramento na sede da organização.

A representante especial do SG da ONU na Guiné-Bissau Aquela responsável informou que o Presidente da República prometeu presidir a cerimónia do encerramento caso o calendário lhe permitir.

Rosine Coulibali disse ainda que a ocasião  serviu para os dois passarem em revista a situação política do país,  os avanços e o que está a ser feito para que a paz seja consolidada.

O Presidente da República recebeu igualmente em audiência a Plataforma Política das Mulheres da Guiné-Bissau.

À saída  do encontro a Primeira Vice-presidente da referida organização, Aissatu Camará Injai disse que  informaram ao Umaro Sissoco Embaló de um encontro do Fórum das Mulheres da Guiné-Bissau, Casamança e Gâmbia que terá lugar no dia 21 de setembro do próximo ano , Dia de Paz.

Segundo Aissato Injai, o referido Fórum foi criado pelas mulheres para promover a Paz nas referidas localidades, e conta com apoio das primeiras damas da Guiné-Bissau, Gâmbia e Senegal na qualidade de madrinhas da organização.

Aissatu Injai disse que Sissoco Embaló prometeu tudo fazer para que o evento tenha lugar na data prevista . ANG/DMG/ÂC//SG  

 

Sem comentários:

Enviar um comentário