terça-feira, 24 de novembro de 2020

 Desporto/ Director Geral promete trabalhar para início da nova época desportiva no próximo mês de dezembro

Bissau, 24 nov 20 (ANG) – O Director- Geral dos Desportos Alberto da Silva Dias perspectiva a abertura da nova época desportiva na Guiné-Bissau para o próximo mês  de Dezembro em todas as modalidades colectivas.

 Em declarações  à Agência de Notícias da Guiné  sobre a continuidade ou não da época desportiva 2019/2020,  disse que compete a Direcção Executiva da Federação de Futebol da Guiné-Bissau deliberar sobre a conclusão ou não da época, sobretudo do campeonato nacional de futebol.

Porque, segundo Alberto Dias a pandemia de Covid-19, obrigou a suspensão de provas oficiais, frisando contudo que, há Federações que concluíram os seus respectivos campeonatos e alguns não chegaram de iniciar as competições.

“Mas sobre o campeonato nacional de futebol, depende do consenso que a Federação pode obter junto dos clubes para decidirem sobre o futuro da prova nacional que se iniciou antes do aparecimento dos primeiros casos do covid-19. E até porque tive a informação de que a Federação está a fazer inquérito junto dos clubes para opinarem sobre o destino do campeonato”, informou Alberto da Silva Dias.  

Relativamente ao inicio da nova época desportiva, o Alberto da Silva Dias afirmou que depende das conclusões a sair na  reunião de amanhã, dia 25 de Novembro,  com a Alta Comissária de Luta Contra covid-19, Magda Robalo e a Direcção Geral dos Desportos, para definitivamente decidir se começa já as provas oficiais ou se ainda   vão guardar a evolução da situação de covid-19 no país.

Por outro lado, Alberto da Silva Dias revelou que a Direção Geral  dos Desportos dispõe agora de um programa de redimensionamento do desporto, onde se perspetiva apoiar quatro Federações para que possam organizar campeonatos.

“No referido programa queremos que outras modalidades sejam  integradas nos clubes de futebol, porque no país só temos equipas de futebol e não clubes, nomeadamente Andebol, Voleibol, Atletismo e futebol”, explicou o Director Geral dos Desportos.

Isso, de acordo com Alberto Dias é a ambição que têm para que de facto os clubes a competirem ao mais alto nível, interno e internacional.

Informou que a ideia de incluir outras modalidades nos clubes foi transmitida aos Presidentes numa reunião que tiveram no passado mês de setembro e que os clubes manifestaram os seus interesses em acolher ou integrar outras modalidades nas suas estruturas.

A experiência piloto, conforme o dirigente desportivo vai abranger todas as equipas de futebol existentes na Guiné-Bissau ou seja os 38 equipas de futebol da primeira divisão.

Acrescentou que o programa perspectiva que as equipas de futebol
no futuro terem todas as equipas de iniciação juniores, masculino e feminina nas quatro modalidades desportivas.ANG/LPG/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário