sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Integração regional/Parlamento da CEDEAO recomenda levantamento de todas as restrições que entravam actividades económicas nos países

Bissau,13 Nov 20(ANG) – Os deputados do parlamento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental(CEDEAO), recomendaram aos Estados membros, o levantamento de todas as restrições que entravam as actividades económicas nos respectivos países, através designadamente da reabertura de todos os mercados e todas as empresas comerciais.

A decisão consta nas recomendações específicas, da Reunião Deslocada da Comissão Mista do parlamento da CEDEAO que vinha decorrendo em Bissau desde o passado dia 10 do corrente mês e que hoje encerrou os seus trabalhos.

Os deputados da CEDEAO, recomendaram ainda a reabertura de todas as   fronteiras para a livre circulação de pessoas, dos bens e dos serviços de ambas as partes das fronteiras, a reabertura de todas as escolas e das instituições de aprendizagem, o levantamento do recolher obrigatório e da obrigatoriedade de quarentena.

Os parlamentares da CEDEAO, pedem ainda para que seja acordada uma atenção particular aos investimentos igualitários à prevenção, ao controlo e ao tratamento de outras doenças tais como o paludismo, a febre de lassa, a cólera e a febre hemorrágica.

Pediram ainda para que seja facilitada a produção de equipamentos necessários a luta contra o covid-19, nomeadamente materiais de protecção individual, máscaras de proteção, desinfectantes para mãos, medicamentos e vacinas.

Recomendaram o investimento na modernização da agricultura, incluindo a mecanização, a produção de adubos e de outros insumos, o desenvolvimento da agroindustria para melhorar a cadeia de valor dos produtos agrícolas da região e torna-los assim competitivos nos mercados nacionais, regionais e internacionais.

Para a Organização Oeste Africana de Saúde(OOAS), os deputados da CEDEAO, recomendaram o reforço das suas capacidades em realizar pesquisas mais pertinentes e em apoiar os Estados membros no fabrico de medicamentos e de vacinas para o tratamento de covid-19 e de outras doenças infeciosas na região.

Afirmam que a OOAS deveria igualmente propor um procedimento de despistagem harmonizado e uniforme para o covid-19 a fim de facilitar as deslocações nos países da região.

Os parlamentares da CEDEAO recomendam a Comissão desta organização no sentido de ajudar os países a atrair investimentos na agricultura, a fim de melhorar a produção e a transformação dos produtos agrícolas.

Adiantou que, desta forma os países da região alcançariam a autosuficiència alimentar e melhorariam a sua situação em matéria de segurança alimentar.

Os trabalhos da Reunião Deslocalizada do Parlamento da CEDEAO, decorreu sob o “A produção agrícola e a segurança alimentar na região de CEDEAO sob o impacto da pandemia de Covid-19”, foi presidido pelo Presidente Parlamento da CEDEAO, Sidie Mohamed Tunis.ANG/ÂC



Sem comentários:

Enviar um comentário