quinta-feira, 19 de novembro de 2020

     Mídia/Governo aprova  decreto de Carteira profissional para jornalistas

Bissau, 19 nov 20 (ANG) – O Governo aprovou por unanimidade, o projeto de decreto da Carteira Profissional para os jornalistas da Guiné-Bissau, durante a reunião extraordinária de Conselho dos Ministros realizada quarta-feira e presidida pelo Presidente da República.

A Presidente do Sinjotecs
De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros à que a ANG teve acesso, o referido projeto de autoria da Secretaria de Estado de Comunicação Social, foi aprovado com algumas alterações.

O Colectivo ministerial ainda aprovou na mesma reunião alterações à Lei de imprensa número 5/2013.

Em reação  após a aprovação da Carteira Profissional, a Presidente do Sindicato de Jornalistas e Técnicos de Comunicação Social(SINJOTECS), Indira Correia Baldé, para além de manifestar a sua satisfação considera de uma “vitória e salto” para a classe a aprovação do documento que vai regulamentar a profissão.

“É uma vitória e salto para a comunicação social guineense porque é uma forma de organizar, regulamentar e disciplinar a classe jornalística guineense” disse Indira Correia Balde.

Afirmou que a classe saiu mais reforçada, acrescentando “agora cabe -nos a responsabilidade de saber respeitar a lei e fazer o nosso trabalho em prol da Guiné-Bissau e dos guineenses”.

Na presença do Bastonário da Ordem dos Jornalistas António Nhaga, Indira Correia Baldé promete que, se tudo correr como previsto, até Dezembro do ano em curso vai se iniciar a emissão das primeiras Carteiras aos jornalistas.ANG/CP/ÂC//SG

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário