quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Diplomacia/Umaro Sissoco Embaló recomenda nova dinâmica para o sector

Bissau, 25 Nov  20 (ANG) – O Presidente da República, Umaro Sissoco Embalo, reuniu-se hoje, com sete novos embaixadores aos quais transmitiu  novas diretrizes da diplomacia guineense com o objetivo de dinamizar o setor e proporcionar ganhos para Guiné-Bissau.

No final do encontro, a ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e das Comunidades, Suzi Barbosa, confirmou  que a reunião com o Presidente da República serviu  para comunicar a nova política externa aos novos embaixadores e demonstrar a expetativa do Chefe de Estado perante o setor.

De acordo com a Suzi Barbosa, o encontro ora realizado é inédito, porque, pela primeira vez, os diplomatas receberam diretamente do Presidente da República instruções, acompanhado com livros de guia da politica externa do país e o Termo de Referência que irá conduzir suas atuações nos respetivos países.

Questionado sobre ausência de um embaixador guineense na República de Angola, a ministra falou que este assunto já está resolvido, acrescentando que brevemente terá uma solução.

Sobre abertura da embaixada de Cabo Verde no país, a governante afirmou que antes de fim do ano o Estado cabo-verdiano vai abrir a embaixada na Guiné-Bissau para anteceder a visita do seu chefe de Estado previsto para o inicio do ano 2021.

Dos doze diplomatas recém nomeados, sete participaram no encontro, nomeadamente os nomeados para a Arabia Saudita, Cuba, China, Espanha, EUA, Qatar e Rússia
ANG/CP/ÂC//SG

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário