segunda-feira, 30 de novembro de 2020


Governação
/Presidente da República  promete melhorar qualidade do sistema sanitário e da educação no país

Bissau, 30 Nov 20 (ANG) – O Presidente da República   lamentou o estado em que se encontra alguns equipamentos  no hospital regional da Gabu e  promete melhorar a qualidade do sistema sanitário e da educação em todo o país.

A promessa do chefe de Estado foi feita  no final da visita  ao referido hospital. Umaro Sissoco Embaló disse que o país não pode desenvolver com uma sociedade doente e sem educação de qualidade.

 O Chefe de Estado disse que é preciso  ter a coragem de reconhecer que houve falhas mas diz que  não se deve culpar só as pessoas que o cometeram, frisando que,  agora é necessário trabalhar para  mudar a página, porque  tudo falta na Guiné-Bissau.

Disse entretanto  que há sectores que devem ser  priorizadas, e pede a colaboração de todos para melhorar o sistema de saúde e da educação.

“Encontrei algumas máquinas paradas no hospital de Gabu, por causa de uma pequena avaria, isso não é possível”,referiu.

No  comício popular realizado nas cidades de  Gabu e Bafatá, Ùmaro Sissoco Embaló recomendou a abolição de casamento forçado e precoce, assim como o envio de crianças talibés de uma cidade para outra ou mesmo para países vizinhos, onde pedem esmolas, sustentando que essas práticas reduzem a exploração de menores.

 

Exortou aos jovens a denunciarem junto das autoridades policiais  qualquer tentativa de obrigação de casamento precoce.

Recomendou aos  aos régulos no sentido de sensibilizarem as suas respectivas comunidades para pôr termo à essa pratica , para  permitir que as meninas possam frequentar a escola.

“Deixem os vossos filhos irem para escola, não lhes dão casamento antes de atingirem 20 anos. Régulos, vocês são responsáveis, por isso devem falar com os chefes de cada tabanca e pais sobre a necessidade de pôr fim ao casamento forçado”, ordenou o chefe de Estado guineense.

Em resposta as solicitações que lhe foram feitas, Sisso Embaló prometeu entregar duas viaturas a cada esquadra da polícia e de guarda nacional em todas as regiões para que  possam combater os malfeitores, sobretudo na região da Gabu, onde os populares se queixam de roubos constantes de que são alvos e as autoridades policiais alegam falta de meios para perseguirem os ladrões..

Em relação a insuficiência do pessoal sanitário no hospital regional de Gabu, o chefe de Estado guineense garantiu que vai falar com o ministro da Saúde Pùblica sobre a necessidade de colocar os médicos no referido hospital, por forma a reduzir os risco que as mulheres correm no momento de parto.

O Presidente guineense criticou por outro lado, a população das duas regiões  por não estarem a cumprir com as recomendações das autoridades sanitárias  sobre as medidas de prevenção contra a Covid-19.

Relativamente a questão das infraestruturas radoviárias, Sissoco Embaló começou por informar dos trabalhos de construção das estradas em Bissau, para depois prometer alcatroar os centros das regionais do país, a começar pelas regiões de Gabu e Bafatá.

O Presidente da Republica revelou que será para  breve a nomeação dos governadores regionais, nomeação que disse “vai ser na base de responsabilidade”.

“Quando vem um governador, vocés vão saber que é uma pessoa responsável, porque ele é o primeiro a resolver problemas da população. Por isso, tem que ser responsável na sua acção”, assegurou Sissoco Embalo.

O Presidente da República nega a suposta divergência com o Líder do Movimento  para Alternância Democratica MADEM-G15 Braima Camará e do ministro demicionário da Economia Plano e Integração Regional, Victor Mandiga, vulgo (Nado).

“Não posso garantir-vos que vou ajudar o governo a alcatroar toda a região de Bafatá mas prometo que ,dentro de dois anos, algumas estradas desta região vão ser alcatroadas”, disse o chefe de Estado.

Sissoco Embaló prometeu ainda aos populares da região da Bafatá a construção de uma escola de formação superior no próximo ano e colocação de mais médicos no hospital regional local.

O Presidente da República prometeu ainda pôr na prisão qualquer funcionário que desviar fundos públicos, acrescentando que, doravante qualquer trabalhador público, ao construir a sua casa tem que provar onde conseguiu o dinheiro para o efeito.ANG/LPG/ÂC//SG

 

   

Sem comentários:

Enviar um comentário