terça-feira, 17 de novembro de 2020

Infraestruturas rodoviária/Populares de Canquelifa pedem reabilitação da  estrada que dá acesso a comunidade local

Bissau, 17 Nov 20 (ANG) - Os populares de secção de  Canquelifa, sector de Pitche, região de Gabú, queixam-se de falta de estrada que dá acesso a comunidade local e também da ausência de um centro para  registo de crianças logo à nascença .

Em declarações aos jornalistas, Malam Cafo Mané, Presidente de comunidade de Canquelifa disse que as maiores dificuldades da sua povoação é a falta de estrada, meios de comunicação e local para o registos de nascimento assim que nasce um bebé.

"A falta de escola e de registo de nascimento são maiores dificuldades que temos nesta comunidade. Aqui, a criança nasce enquanto não atingir doze anos não pode ter documento. Por isso lanço um apelo ao nossos governantes para criarem um local para quando nascer uma criança mesmo que seja no hospital que possa ter a cédula pessoal”, disse Malam Mané.

Aquele responsável disse que, em 47 anos, a secção de Canquelifa sempre teve mau estrada, acrescentando que o troço que liga a sua secção à outras comunidades foi construído em 1991 e reabilitada em 1997, e que desde essa data nada mais foi feita em termos de reabilitação daquela via.

Malan Mané disse que  os meios de transportes só vão para a Canquelifa uma vez por semana, e que na época das chuvas suspendem simplesmente a circulação para aquela zona.

Canquelifa, segundo Cafo Mané dispõe de um Centro de Saúde mas não tem uma ambulância, para evacuação de casos graves para Pitche ou Gabú, razão pela qual muitos casos de grávidas acabam por ter o bebé a caminho, nas motos, ou a mãe morre.

"Nós somos camponeses e neste momento as mulheres estão no campo a fazer a colheita com escavadores, por isso necessitamos de um tractor e outras máquinas para o cultivo no campo”, disse.

Por seu lado, Fanta Mané cidadã da povoação de Cancalifa apelou o governo no sentido de construir estradas, escolas, centro de formação profissional e colocar  professores em Cancalifa.ANG/MI/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário