quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Ensino/Director-geral do Ensino Superior reitera empenho do governo para  melhoria da qualidade do ensino

Bissau, 18 Nov 20 (ANG) – O Diretor-geral do Ensino Superior e Investigação Cientifica reiterou o empenho do governo para a melhoria da qualidade do ensino na Guiné-Bissau.

Segundo a Radio “Jovem”, Valentino Infanda que falava  terça-feira nas celebrações do dia internacional dos estudante, 17 de novembro, organizado pela Plataforma das Associações Académica do Ensino Medio e Superior da Guiné-Bissau, disse que o governo, através do Ministério da Educação Nacional, está empenhado para que haja mais oportunidades aos jovens no domínio da formação.

A proposito, acrescentou que o Executivo prevê novas regulamentações para o sector visando a melhoria da qualidade do ensino-

O Coordenador da Comissão organizadora das celebrações do dia Internacional do estudante, Abulai Djaura exaltou  que o estudante é um bem que deve ser aproveitado para o desenvolvimento da sociedade.

Djaura  propõe a criação de uma Universidade Pública de qualidade e pede o  aumento do bolo orçamental para o sector da educação, a partir do próximo ano e a separação da Secretaria de Estado do Ensino Superior  do  Ensino Básico.

“ A educação nunca foi prioridade do governo e isso contribui para falta de qualidade das infraestruturas que resulta na má qualidade, tanto dos alunos assim  como dos professores”, afirmou.

Abulai Djaura  exorta ao executivo no sentido de prestar mais atenção ao sector, por ser indispensável para desenvolvimento do país.

Por usa vez, o Presidente da Plataforma das Associações Académicas do Ensino Medio e Superior da Guiné-Bissau Erickson Ocante Ié diz ser urgente realização de concurso publico para o exercício das  funções de reitor e de directores dos estabelecimentos do ensino público, como “condição para se assegurar a qualidade do ensino”. ANG/LPG//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário