segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Infraestruturas-Regiões/Governadores de Gabu e Bafatá pedem construção das vias rodoviárias

Bissau, 30 Nov 20 (ANG) – Os governadores das regiões de Gabu e Bafatá exortam ao chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló para apoiar o executivo  para alcatroar as estradas das duas regiões do leste do país.

O apelo foi feito, por Caba Sambu e Alfa Djaló num comício popular realizado pelo Presidente da Republica nas duas regiões, no âmbito da sua visita de agradecimento aos populares da zona leste do país pelo voto à sua pessoa nas eleições presidenciais passadas.

Os dois governadores ainda pediram ao Presidente da República o  fornecimento regular de energia eléctrica  e água potável às suas respectivas regiões.

A região de Bafatá conta com cerca de 290 mil habitantes e seis sectores administrativos, mas dispõe apenas de 65 unidade de saúde, um hospital regional e com estradas completamente  arruinadas.

De acordo com Caba Sambu em contraste com esta situação, Bafatá tem uma grande potencialidade hidroagrícola para prática de agricultura três vezes por ano.

Acrescentou que a região tem a única fabrica de cerâmica em estado de abandono, explicando que, outrora os tijolos produzidos serviam para construções no Senegal, Guiné Conacri e Gâmbia.

Ainda dispunha  de uma  fabrica de algodão, que permitia o país fazer a exportação deste produto mas que  actualmente se encontra em  ruina.

“Presidente, os populares da região de Bafatá estão contigo, razão pela qual em nome deste povo peço-lhe para ajudar o governo na recuperação das referidas fábricas”, disse o governador da Região da Bafata .

Em nome dos 14 deputados da nação eleitos na região de Gabu, Mulai Baldé exortou o Chefe de Estado guineense a ajudar o governo na resolução dos problemas de infraestruturas rodoviárias ao nível das regiões.

Ainda no capítulo de solicitações, o Régulo da Gabu, José Saico Embaló pediu equipamentos, medicamentos e colocação dos médicos no hospital regional de Gabu.

 O Secretário Administrativo regional de Gabu, Alfa Djaló pediu ao Presidente da República para  apoiar o governador a fim de  garantir o fornecimento regular da corrente eléctrica e água potável à esta região situada há 200 quilómetros de Bissau.

Segundo o jornalista Samba Sow, ex-correspondente da ANG na Regiões de Gabu, há luz eléctrica Pública em Gabu mas so por algumas horas, ou seja entre as 20H30 e as 02 da manhã.

E quanto ao  abastecimento em água potável, segundo Sow, só um grupo reduzido de habitações do centro da cidade de Gabu beneficia desse bem fornecido pela empresa ENAFUR, que entretanto tem estado a funcionar muito aquém das suas capacidades. ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário