sexta-feira, 27 de novembro de 2020

       Desporto/Secretário de Estado lança projecto “Desporto para todos”

Bissau, 27 Nov 20 (ANG) – O Secretário de Estado dos Desportos disse hoje que o lançamento do projecto “Desporto para Todos” é um sinal inequívoco da determinação da instituição que dirige de levar avante os projectos elaborados para o desenvolvimento do sector no país.

Florentino Fernando Dias que falava hoje no acto do lançamento do projecto ,  acrescenta  ser um sinal claro da determinação  para levar avante os projectos  elaborados, para o sector, no âmbito da execução  do Plano do Desenvolvimento do Desporto Nacional, que começa no ano em curso e termina em 2023.

“Por isso, não se poderia esconder a expressão e satisfação em presidir o acto oficial que marca o inicio de uma intervenção pública mais efectiva que de uma forma progressiva e diversificada fundará as bases para o avanço do desporto nacional, ”realçou.

“O desporto para todos” incorpora, por um lado, uma transversalidade social e desportiva que assegura mais e melhores explorações das potencialidades dos praticantes e elevar o talento para o alto rendimento e, por outro, promove  maior intimidade entre a sociedade e o desporto, trazendo benefícios para o bem estar  físico e mental da população praticante, através da sua acção profilática educacional de inclusão social”, explicou.

Disse que  é com esta visão, enquanto estrutura governativa, que se traçou um Plano Pioneiro no país para desenvolvimento do desporto, designado Plano Nacional do Desporto, que aborda as grandes linhas de intervenção do presente governo.

Informou que, no plano das infraestruturas, pretendem melhorar significativamente as condições infraestruturais do país por forma a minimizar os riscos a que estão postos os praticantes do desporto, através de recuperação e reabilitação das infraestruturas comunitárias, construções de parques desportivos, complexos que abarcam maior modalidades desportivas possíveis e num horizonte mais alargado a construção de estádios com capacidade de receber competições internacionais.

Dias afirmou que, no plano legislativo, vão assegurar a proteção e melhoria das condições dos intervenientes do sector.

“Vamos, através dos agregados familiares mais expressivos, escolas, tabancas e locais de trabalho com recursos promover , contando com concurso das instituições, sobretudo o Ministério da Educação, Comité Olímpico, administração locais e associações,  acçoes conjuntas para pratica diversificada do desporto”, assegurou.

 O Governante sublinhou que as condições socioeconómica e
sanitárias que marcaram o inicio de função deste governo, associadas aos compromissos com parceiros financeiros internacionais impuseram ao executivo limitações orçamentais que acabaram por condicionar a realização de grandes reformas.

“Mas isso significa para nós um convite à mudança de estratégias, mais determinação para  encontrar trilhos seguros que levem a transpor estes  obstáculos e uma gestão planificada e rigorosa dos recursos disponíveis para estreitar ainda mais os laços com os parceiros tradicionais”, disse.

.Florentino Dias detalhou que o lançamento do projecto do “Desporto para Todos”, pretende trazer um conjunto de acções imediatas, desde exercício físico de massa para todos, campeonato de futsal para trabalhadores e melhoria das infraestruturas comunitárias e resolução de problemas jurídicos destes espaços, por serem detidos por particulares.ANG/LPG/ÂC//SG

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário