segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Contas públicas/"Não devemos permitir a falta de gestão transparente de bens públicos”, diz Secretário executivo de ODG

Bissau, 23 Nov 20 (ANG) – O Secretário Executivo de Observatório da Democracia e Governança (ODG), apela  a sociedade guineense para não tolerar a falta de transparência na gestão de bens públicos.

Saibana Baldé falava no Domingo, na cerimónia de encerramento do  seminário de capacitação dos jovens na área de técnicas de observação e recolha de informação no terreno, promovida pela ODG, nos dias 21 e 22 de novembro, e exortou-os para terem ambição de melhores padrões de governança.

O Secretário executivo de ODG disse que esta iniciativa vai contribuir para que haja mais transparência na gestão da coisa pública com foco nos fundos recebidos pelo Estado guineense para combate ao Covid 19.

O primeiro dia do seminário foi dedicado ao  lançamento oficial da referida iniciativa, que vai ter a duração de seis meses.

Durante os trabalhos serão levados a cabo contatos com as entidades responsáveis pelo financiamento e gestão de  fundos doados , criação e dinamização de uma rede de "Embaixadores da Transparência", desenvolvimento de Inquéritos na área da transparência na gestão dos fundos destinados à responder à crises sanitária.

Os promotores dessa acção de formação visam três objectivos nomeadamente,  garantir  uma maior transparência na gestão dos fundos de Covid- 19, maior inclusão informativa dos cidadãos e  fazer valer o direito à informação que é uma atribuição constitucional.

Esta ação de formação conta com a participação de cerca de  50 jovens de Bissau e das  regiões do interior do país, e com os financiamentos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento PNUD  da União Europeia UE no âmbito Pro PALOP-TL IST, enquadrado no programa TEAM EUROPE para resposta à Covid 19.ANG/CP/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário