terça-feira, 17 de novembro de 2020

Gestão de conflito/Secretário de Estado de Ordem Pública considera positivas acções de mediação  em Pelundo

Bissau, 17 Nov 20 (ANG) – O Secretário de Estado de Ordem Pública (SEOP), Mário Fambé considerou  domingo de positivo, o processo de mediação de conflito de posse de terra registado nas povoações de Pantufa e Djolmet, na secção de Pelundo, região de Cacheu, Norte da Guiné-Bissau
.

Durante uma missão efactuada aquela localidade, na companhia do ministro da Administração Territorial e Poder Local, reuniram-se com os três régulos e populares pertencentes aquela comunidade nortenha de país, na tentativa de pôr fim  ao conflito sobre  posse de terra que persistia entre populares de diferentes tabancas daquelas comunidades.

Segundo Fambé, fez-se trabalhos de sensibilização dos chefes tradicionais e os populares em disputa no sentido de, antes de tudo, compreenderem que a terra, juridicamente, pertence a uma só entidade que é o Estado.

Os dois governantes ainda procederam a mediação sobre disputa de gados e o conflito criado por roubo de gados e outros bens materiais que opõe as comunidades das secção de Dabatiar a de Augusto Barros.

Em declarações à imprensa, o Secretário de Estado de Ordem Pública Mário Fambé, não escondeu a sua satisfação  pela atenção e vontade que os três régulos demostraram durante a busca de entendimento.

Para o governante, sentar-se a mesma mesa com as partes envolvidas no conflito, como forma de procurar o entendimento, é mais importante que recorrer à instância judicial.

Aquele responsável descreveu por outro lado, que a mediação de conflito na região de Cacheu foi bem sucedido, porque as partes colaboraram, adiantando  que na próxima visita, vão constactar no terreno, como a terra está dividida entre as três comunidades.

Por sua vez, os três régulos
da Seção de Pelundo,de Dabatiar e  Augusto Barros, mostraram-se satisfeitos com a iniciativa e prometeram trabalhar para acabar com os conflitos.ANG/LLA/ÂC//SG    

Sem comentários:

Enviar um comentário