segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Politica /Presidente da ANP considera de “ estranha ao parlamento” a figura de vice-Primeiro-ministro

Bissau 30 de Nov 20 (ANG) – O Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANG)disse que as relações de interdependência constitucional dos órgãos de soberania são  de respeito e consideração mútua , razão pela qual diz que  afigura-se “estranha ao parlamento” a criação da figura de Vice-Primeiro-ministro.

Cassamá referia-se a recente nomeação de Soares Sambú para essa função pelo Presidente da República sob proposta do PM, Nuno Nabian.

Cipriano Cassama que discursava esta segunda-feira na abertura da 10ª  legislatura da sessão parlamentar do ano 20/21 ,frisou que a figura de Vice-Primeiro-ministro é  completamente desconhecida pela lei magna do país ,por isso não permitida a sua inclusão na orgânica do Governo.

“É bom sublinhar que a revisão da Constituição está outorgada ,tanto na iniciativa como no acto de legislar ,apenas e só ao parlamento. Assim a ANP ,conhecedor da sua responsabilidade constitucional ,levou a cabo vários processos de revisão constitucional ,ao longo dos últimos 20 anos ,mas que as circunstâncias históricas e politicas encarregam de obstaculizar a sua conclusão “,disse.

Cassamá disse que outras reformas legislativas  importantes como as da lei Eleitoral,Quadro dos Partidos Políticos ,Reformas do Sector da Defesa e Segurança estão em processo de concepção , e que brevemente serão colocados a valer pela sua observância ,no seu dia a dia.

Para Cassama, em absoluto, ninguém e nenhum partido politico pode interpretar a legitimidade popular granjeada ,como uma autorização para satisfação do interesse individual ou de grupos ,muito menos ter a veleidade de desestruturar os valores democráticos da dignidade humana e da Nação.

“Perante este desafio a nossa capacidade de ultrapassar positivamente as contrariedades que nos apresentam ,gostaria de saudar vivamente o início dos trabalhos do Plenário da ANP e agradecer o elevado sentido de responsabilidade revelado pelos deputados ao longo dos trabalhos preparativos dessa sessão, uma vez que o ano esta carregado ainda de muita indefinição ,em vários aspectos da vida politica nacional ,mas também é um ano de muita perspetiva relacionadas a conjunto de reformas legislativas “,referiu.

A Sessão Ordenaria do ano legislativo 2020/21 que iniciou hoje 30 de Novembro prolonga até  14 de Janeiro de 2021 ,tem  17 pontos como ordem do dia com a possibilidade de vir a ter  18 entre os  quais , a eleição do primeiro vice-presidente da ANP, continuação da divulgação
do relatório das comissões especializadas independentes ,informação sobre a revisão do ante-porjecto constitucional, e o debate sobre a situação politica vigente no país.ANG/MSC/
SG


Sem comentários:

Enviar um comentário