segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Burkina Faso/Eleitores votaram domingo para eleger o Presidente e renovar a Assembleia nacional

Bissau,23 Nov 20(ANG) - Cerca de 6,5 milhões de eleitores votaram domingo  no Burkina Faso para eleger o seu Presidente e um novo Parlamento, quando ataques jiadistas espreitam.

Uma boa parte do território não vota porque não figura nos cadernos eleitorais e a oposição receia uma fraude de grande dimensão beneficiando o presidente cessante, Kaboré.

Na capital, Ouagadougou, as assembleias de voto abriram as portas logo de manhã às 6 horas TMG e terão encerradp  às 18 horas TMG e mesmo mais tarde.

Newton Ahmed Barry, presidente da Comissão nacional eleitoral independente, CENI, mostrou-se satisfeito globalmente com o desenrolamento da votação nas presidenciais e legislativas mas declarou haver algumas mesas  impedidas de votar por causa de ameaças jiadistas.

O presidente Roch Kaboré, eleito em 2015 concorre para um segundo mandato, tendo à frente 12 adversários, donde se destacam dois nomes, Zéphirin Diabré, líder da oposição e Eddi Komboïgo, candidato do partido do ex-Presidente Blaise Comparé.

Há ainda 4 outros candidatos dos 12 da oposição que se têm destacado e que com Diabré e Kmboïgo, denunciaram  riscos sérios de fraudes.

Essa oposição disse no encerramento da campanha que Kaboré, que tem estado a dizer que ganhará logo na primeira volta das presidenciais, só será reeleito porque ele já "orquestrou uma operação duma grande fraude para legitimar a sua vitória".

Sobre as eleições legislativas é praticamente o mesmo figurino com os partidos do Presidente e dos principais opositores dados como favoritos, mas também com acusações de fraudes.

Enfim, outro elemento de peso, é o clima de ataques jiadistas afiliados a Al Qaeda e ao Estado islâmico que com a violência das forças de segurança já provocaram 1200 mortos sobretudo civis e 1 milhão de deslocados.

Ainda no sábado um americano foi morto pelas forças da segurança em frente a um campo militar da capital do país. ANG/RFI

 

Sem comentários:

Enviar um comentário