sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Florestas/”Madeiras recuperadas não serão exportadas”, diz presidente da Associação de Indústria Madeireira

Bissau,27 Nov 20(ANG) – O presidente da Associação de Indústria Madeireira da Guiné-Bissau, José António Sá, revelou  que todas as madeiras apreendidas pela Comissão Interministerial para a Gestão daquela derivada de árvores, estocadas nas matas do país, a aguardar a drenagem, não serão exportadas.

Segundo o Capital NEWS, um jornal on line da rádio Capital FM, António Sá assegurou que as madeiras vão ser utilizadas para o “consumo interno”, em benefício da sociedade, ou seja na  construção de carteiras para salas de aula, portas e janelas para casernas militares em Cumeré (norte do país), assim como o aumento de mãos de obras para diferentes oficinas de carpintarias, em Bissau.

O presidente da Associação de Indústria Madeireira disse ter recebido esta garantia por parte do ministro do Ambiente, enquanto presidente da comissão Interministerial para a Gestão da madeira.

“Não podemos ter as carpintarias que não funcionam. Mas se tudo correr como previsto, os locais de venda de madeiras podem voltar a funcionar”, disse

Sá.

A Comissão interministerial para gestão da Madeira conta levar a cabo uma campanha de recuperação de todas as madeiras que se encontram nas matas do interior do país.

Em declarações  à ANG, Braima Mané, Diretor-geral da Floresta e Fauna  explicou que a criação da referida Comissão Interministerial retirou a Direção Geral da Floresta e Fauna a competência de gestão do processo de madeiras e que esta direcção passou a ser apenas um membro integrante dessa comissão..

O Governo decidiu criar recentemente, através de um Decreto aprovado no Conselho de Ministros e promulgado pelo Presidente da República, uma Comissão Interministerial para a Gestão do Processo de Recuperação de Madeiras, constituída pelos Ministérios do Ambiente, da Agricultura e Desenvolvimento Rural, das Finanças e do Interior. ANG/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário