terça-feira, 17 de novembro de 2020

Desportos/ Diretor-geral diz que Andebol marca passos no desportivo nacional

Bissau, 17 nov 2020 (ANG) – O Diretor-geral dos Desportos, Alberto da Silva Dias afirmou que o andebol  tem estado a marcar passos no desenvolvimento desportivo nacional.

Alberto da Silva Dias que falava este fim de semana na cerimónia da tomada de posse da nova direção da Federação de Andebol da Guiné-Bissau (FAGB) eleita no passado dia 24 de Outubro, na sua 6ª Assembleia-geral Eletiva, para um mandato de 4 anos, de 2020 à 2024.

Aquele responsável pediu ao Presidente  empossado a continuar a fazer da modalidade o que o Povo gosta, levando-a  ao mais longínquo espaço do território nacional, desafiando-o ainda a transformar as equipas de andebol em clubes de desportos.

Alberto Dias quer que na próxima Assembleia equipas de andebol sejam  integradas nos clubes de futebol.

Acrescentou que o país não tem clubes no bom sentido da palavra, e pede  a Federação de Andebol para trabalhar no sentido de poder ter  clubes desportivos da modalidade no país e com mais  representatividade feminina.

Dias elogiou a forma como decorreu o processo, e segundo ele, houve um exercício democrático durante as eleições dos novos corpos da FAGB. “Estamos” na escolha da democracia e ela faz-se exercitando”, disse.

O Vice-presidente da Mesa da Assembleia-geral da Federação de Andebol da Guiné-Bissau, Herculano Fodé Barbosa garantiu que a referida mesa está e estará empenhada em cumprir e fazer cumprir o estatuto da federação e demais leis, permitindo aos associados acompanhar e pronunciar sobre a própria vida daquela máxima organização de andebol no país.

Fodé Barbosa considerou de normal as devirgências de opiniões evidenciadas ao longo do processo de eleições, e diz que que tem a ver com os jogos e as regras democráticas,  “sem as quais não seria a democracia”.

“Mas no fim do dia precisamos de sentar à volta de uma mesa e falar a mesma língua em defesa ou seja pelo bem da Federação do Andebol da Guiné-Bissau”, frisou.

Barbosa disse que já não se fala das listas e nem dos candidatos, mas sim daquilo que cada membro da referida federação pode fazer para alavancar o andebol.

“Estamos a falar de uma sinergia. Estamos a falar da necessidade de união no seio da família andebolista em torno de um único propósito, que é de colocar o andebol num patamar considerável”, sustentou.

Por sua vez, o Presidente do Fórum dos Presidentes das Federações, Júlio Mamadú Camará elogiou a forma como foram feitos os preparativos da eleição da nova direção, pedindo assim o Presidente eleito à convidar o Cipriano Có, candidato derrotado nas eleições, para trabalharem juntos  a bem do andebol.

Em representação do Comité Olímpico, Fernando Arlete afirmou que a sua instituição vai continuar a apoiar todas as federações em particular a do andebol na elaboração do seu plano estratégico e consequentemente na sua viabilização.

Acrescentou que vão continuar a apoiar  à FAGB na formação, capacitação e na participação das competições.

Realçou e agradeceu a presença do governo no acto da tomada de posse, sustentando ser o principal  parceiro e detentor da política
desportiva. ANG/DMG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário