sexta-feira, 20 de novembro de 2020

                
               Crianças/
/ AMIC anuncia regresso do Senegal de 18   talibés

Bissau, 20 Nov 20 (ANG) – A Associação de Amigos da Crianças(AMIC), anuncia para próxima segunda-feira,  23 de novembro, o regresso à Guiné-Bissau de 18 crianças talibés que se encontram no Senegal a aprender o Alcorão.

A anúncio foi feito quinta-feira pelo Secretário Executivo da organização, Laudolino Medina em declarações à Rádio  Capital.

Aquele responsável disse tratar-se do  resultado de um trabalho conjunto entre as organizações que actuam no domínio da defesa dos direitos das crianças nacionais e  transnacional.

“Logo a primeira, tivemos a informação de que  68 crianças guineenses foram retiradas nas ruas e que se encontram no Centro de Acolheminto no Senegal e a nossa primeira preocupação foi de partilhar as informações com as nossas autoridades e o Comité de Prevenção e de luta contra o trafico de pessoas, presidido pelo Instituto da Mulher e Criança e ao mesmo tempo mobilizar os parceiros para ver em como se pode resolver o assunto”, informou.

Perante esta situação, de acordo co  Laudolino Medina, a ONG Manitese se prontificou em apoiar a AMIC e este com os seus parcos recursos realizou os  trabalhos de identificação dos familiares das referidas crianças e durante os quais se conseguiu localizar  30 familiares das crianças em causa.

Laudolino Medina realçou os esforços da organização que dirige para o regresso  a Guiné-Bissau das crianças talibés que se encontram no Senegal a aprender o Alcorão.

Informou que, depois de vários encontros entre as autoridades dos dois países, chegaram a um consenso sobre a data comum para o regresso das crianças que será no dia 23 de novembro do corrente  ano.

“Das 30 crianças cujas famílias foram localizadas, como o processo é muito moroso, a Rede da África Ocidental para proteção das crianças, estrutura senegalesa, após uma visita ao Centro detetou que apenas 18 crianças se encontram  no referido Centro de Acolhimento. Portanto serão essas  crianças que vão regressar ao país na próxima segunda-feira ou seja no dia 23 de novembro”, afirmou Laudolino Medina..ANG/LPG/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário