segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

 Paquistão/ Morreu ex-Presidente Pervez Musharraf

Bissau, 06 Fev 23 (ANG) - O ex-presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, morreu, no domingo, no Dubai, aos 79 anos, vítima de doença prolongada.


O ex-militar chegou ao poder através de um golpe de Estado em 1999. Declarou-se presidente em Junho de 2001 e governou o país até 2008.

Esteve na liderança do país durante nove anos, período em que o Paquistão viu a economia crescer, a classe média a aumentar, os meios de comunicação a serem liberalizados e o exército em processo de apaziguamento com a Índia.

Pervez Musharraf foi um dos aliados dos Estados Unidos na guerra contra o terrorismo, após os ataques do 11 de Setembro de 2001.

Na sequência dos ataques às torres gémeas, nos Estados Unidos, Musharraf alinhou posições com Washington, apresentando-se então como ummu baluarte regional contra a Al-Qaida. Sobreviveu a três tentativas de assassínio da organização terrorista.

A oposição criticava-o por abuso de poder e imposição de estado de emergência, além de lhe apontarem o sangrento ataque à Mesquita Vermelha em Islamabad, no verão de 2007.

Pervez Musharraf, que nasceu em Deli, a 11 de Agosto de 1943, assumiu o comando do Estado-maior do exército quando derrubou o Governo civil de Nawas Sharif, em outubro de 1999. Declarou-se Presidente em junho de 2001, foi o último líder militar do Paquistão.

Musharraf sofria de amiloidose estava no Dubai, desde 2016, para receber tratamento médico.ANG/RFI

 

 Mali/Bamaco recebe visita oficial de Chefe da diplomacia russa

Bissau, 06 Fev 23 (ANG) - O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, chega a Bamako, esta segunda-feira, para uma visita de 48 horas ao Mali, depois de ter estado, recentemente, em Angola, África do Sul e Eritreia.


Sergei Lavrov deverá reunir-se com o seu homólogo, Abdoulaye Diop, e com o Presidente de Transição, o Coronel Assimi Goïta. De acordo com a junta militar, a visita mostra "a vontade firme dos Presidentes maliano e russo para dar uma nova dinâmica às relações de amizade e de cooperação bilateral, nas áreas da defesa, da segurança, da cooperação económica, comercial e cultural". 

Desde a chegada ao poder, através de um golpe de Estado em 2020, a junta pediu a Moscovo ajuda logística e militar e solicitou à França para retirar as tropas que até então ajudavam na luta contra o jihadismo, algo que se concretizou em Agosto do ano passado.

Na semana passada, especialistas da ONU pediram uma investigação independente sobre possíveis crimes de guerra e crimes contra a Humanidade alegadamente cometidos pelas forças governamentais malianas e pelo grupo paramilitar russo Wagner - considerado como um grupo de mercenários pelos ocidentais, mas descritos pelo Mali como instrutores vindos para formar as tropas locais.

Dias depois, no sábado, a junta publicou uma declaração a rejeitar as acusações da ONU e sublinhou o seu compromisso em respeitar os direitos humanos. No domingo, o Mali anunciou a expulsão do director do departamento de direitos humanos da missão das Nações Unidas, Guillaume Ngefa-Atondoko Andali, por considerar que ele foi parcial na sua escolha de testemunhas da sociedade civil para audiências do Conselho de Segurança da ONU sobre o Mali.

Em causa, as denúncias de 27 de Janeiro da vice-presidente do observatório da sociedade civil Kisal, Aminata Dicko, em que ela falou na degradação da segurança no país e na alegada implicação em graves violações dos direitos humanos dos aliados russos do exército maliano.

O representante da CEDEAO no país e o embaixador de França também já tinham sido expulsos do Mali. ANG/RFI

 

 

 Ucrânia/ Alemanha garante que não haverá ataque à Rússia com armas ocidentais

 

Bissau,06 Fev 23(ANG) – O chanceler alemão afirmou hoje, em entrevista, existir “um consenso” com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, de que as armas fornecidas pelo Ocidente não devem ser utilizadas para ataques em território russo.


“Há um consenso sobre este ponto”, afirmou Olaf Scholz ao semanário Bild am Sonntag, sobre a decisão dos aliados da Ucrânia de fornecer tanques e foguetes de longo alcance.

Na quinta-feira, o Presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que “os tanques alemães estão a ameaçar novamente” a Rússia, estabelecendo um paralelo entre a operação militar russa na Ucrânia e a guerra contra as forças nazis, no 80.º aniversário da vitória soviética sobre os exércitos de Hitler em Estalinegrado.

“As palavras [de Putin] fazem parte de uma série de comparações históricas absurdas que utiliza para justificar o ataque à Ucrânia”, comentou Olaf Scholz, ao Bild.

“Mas não há justificação para esta guerra”, salientou o líder alemão.

“Juntamente com os nossos aliados, estamos a fornecer tanques à Ucrânia para que este país se possa defender. Pesámos cuidadosamente cada entrega de armas, em estreita coordenação com os nossos aliados, a começar pela América. Esta abordagem conjunta torna possível evitar uma escalada da guerra”, afirmou.

Os aliados da Ucrânia comprometeram-se a fornecer “entre 120 e 140” tanques, de fabrico ocidental, de vários países. A Alemanha vai entregar 14 tanques Leopard 2. Portugal vai ceder às Forças Armadas ucranianas tanques Leopard 2, anunciou o primeiro-ministro, António Costa, sem adiantar quantos.

“Estamos neste momento a trabalhar para podermos ter condições de dispensar alguns dos nossos tanques. Sei quantos tanques serão [enviados para a Ucrânia], mas isso será anunciado no momento próprio”, disse.

Além dos tanques, a Ucrânia vai também receber foguetes GLSDB (Ground Launched Small Diameter Bomb), que poderiam quase duplicar o alcance da força de ataque ucraniana, anunciou o Pentágono, na sexta-feira.

Estes mísseis podem atingir um alvo a 150 quilómetros de distância, ameaçando assim as posições russas atrás das linhas da frente.

Questionado pelo Bild sobre possíveis ameaças de Putin, Olaf Scholz afirmou que, durante as conversas telefónicas mantidas com o Presidente russo desde o início do conflito, a 24 de Fevereiro de 2022, Putin não fez ameaças diretas ao líder alemão ou à Alemanha.

O antigo primeiro-ministro britânico Boris Johnson afirmou, num documentário, ter sido ameaçado pelo Presidente russo, que mencionou o lançamento de míssil. O Kremlin negou as alegações.

A invasão russa, justificada por Putin com a necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia, foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

ANG/Inforpress/Lusa

 

 Turquia/Novo balanço eleva vítimas mortais de sismo  para 360

 

Bissau,06 Fev 23(ANG) – O número de mortos na sequência do sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter que abalou esta madrugada o sul da Turquia e norte da Síria, subiu para 360, segundo fontes oficiais.


A agência turca de gestão de catástrofes e emergências declarou que o abalo matou pelo menos 76 pessoas em sete províncias do país e deixou 440 feridos.

Pelo menos 237 pessoas perderam a vida e mais de 630 ficaram feridas em várias cidades da Síria, segundo meios de comunicação social estatais. Além disso, 47 pessoas morreram em zonas controladas pelos rebeldes, que abrigam cerca de quatro milhões de deslocados provenientes de outras partes do país, na sequência da longa guerra civil.

Citado pela agência Associated Press, Raed Salah, que lidera os Capacetes Brancos, uma organização não-governamental de defesa civil a operar nestas áreas, disse que bairros inteiros colapsaram na sequência do abalo.

Equipas de salvamento continuam à procura de sobreviventes em várias cidades dos dois países, e espera-se que o número de mortos continue a subir.

Numa reação ao incidente, o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, escreveu na rede social Twitter que “equipas de busca e resgate foram enviadas de imediato” para as áreas afetadas.

“Esperamos superar esse desastre juntos o mais rápido possível e com o mínimo de danos”, escreveu.

O abalo ocorreu às 04:17 (01:17 de Bissau), a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste da Turquia, com a origem a uma profundidade de 17,9 quilómetros.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), minutos após o primeiro sismo, outro abalo de 6,7 graus na escala de Richter foi registado a 9,9 quilómetros de profundidade.

Os abalos foram sentidos também no Líbano e no Chipre, segundo correspondentes da agência France–Presse.

A Turquia está situada numa das zonas sísmicas mais ativas do mundo.

Em novembro, um sismo de magnitude 5,9 atingiu a província turca de Düzce, 200 quilómetros a leste de Istambul, deixando pelo menos 68 pessoas feridas.

O abalo aconteceu na mesma província onde um terramoto de magnitude 7,4 matou cerca de 17 mil pessoas em agosto de 1999, incluindo mil em Istambul.

ANG/Inforpress/Lusa

 

 Mali/Autoridades militares expulsam director da divisão de direitos humanos da ONU

Bissau, 06 Fev 23 (ANG) - O director da divisão de direitos humanos da Missão das Nações Unidas no Mali (Minusma) foi declarado "persona non grata" e "terá de abandonar o território nacional em 48 horas", disse domingo a junta militar no poder.


A decisão, anunciada em comunicado, surge após um discurso duramente criticado pela junta de uma defensora dos direitos humanos do Mali, que há 10 dias denunciou na ONU a situação de segurança no país e o envolvimento, segundo a activista, dos novos aliados russos e do exército nacional em violações graves.

"Esta medida segue-se às acções desestabilizadoras e subversivas" do responsável da ONU Guillaume Ngefa-Atondoko Andali, diz o comunicado, lido na televisão nacional e assinada pelo porta-voz do governo, o coronel Abdoulaye Maiga.

"Por ocasião das várias sessões do Conselho de Segurança da ONU sobre o Mali, a acção do Sr. Andali consistiu em seleccionar usurpadores que se arrogam o título de representantes da sociedade civil do Mali, ignorando as autoridades e as instituições nacionais", acrescenta o documento sobre a saída do país do responsável da República Democrática do Congo.

No documento acrescenta-se: "A parcialidade do Sr. Andali foi ainda mais evidente durante a última revisão do Conselho de Segurança da ONU sobre o Mali", dia da intervenção pela sociedade civil de Aminata Cheick Dicko.

Aminata Cheick Dicko discursou perante o Conselho de Segurança no dia 27 de Janeiro, denunciando abusos das forças armadas do país e de mercenários russos, uma intervenção muito criticada pela junta no poder no Mali.

A Minusma foi criada em 2013 para ajudar a estabilizar um Estado ameaçado de colapso sob a ofensiva 'jihadista', proteger os civis, contribuir para o esforço de paz, ou defender os direitos humanos.

Mas a situação de segurança no Mali tem continuado a piorar. A junta militar no poder está a bloquear abertamente as investigações da Minusma sobre os direitos humanos e os abusos dos quais as forças malianas são regularmente acusadas.

No dia 27 de Janeiro, o secretário-geral da ONU, António Guterres, defendeu num relatório apresentado no Conselho de Segurança que a actual situação da missão no Mali é "insustentável" sem um aumento do número de tropas no terreno, admitindo também um cenário de retirada total das tropas.

No mesmo dia, o Governo do Mali manifestou relutância em aumentar a dimensão e as capacidades da Minusma. ANG/Angop

 

 Cumprimentos ano novo/"A garantia de segurança às pessoas e aos seus bens constituem a prioridade das prioridades para 2023" diz Soares Sambú

Bissau, 06 Fev 2023 (ANG) – O vice Primeiro-ministro disse que a garantia de segurança as pessoas e aos seus bens constituem prioridade das prioridades para o ano em curso, pelo que o governo espera continuar a contar com a diplomacia e magistratura do Presidente da República para  atingir esses objetivos da governação.


Soares Sambú falava sábado na cerimónia de cumprimentos do ano novo ao Presidente da República Umaro Sissoco Embaló, que juntou os membros do governo, chefias militares, presidente da Câmara Municipal de Bissau e governadores regionais.

Disse que 2022 foi um ano desafiante e de conquistas para a Guiné-Bissau, tanto a nível nacional com no plano internacional.

“A sua liderança baseada no espiríto de “Geração do Concreto”, a sua magistratura de influência,  capacitadade de construir pontes entre diferentes autores de interesses permitiu ao governo realizar muitas ações que  contribuiram para a melhoria da qualidade de vida do nosso povo, e ao país reassumir seu merecido lugar no concerto das Nações”, disse Soares Sambú.

Destacou que a assunção da presidência da conferência de chefes de Estados e  de Governos da CEDEAO por Umaro Sissoco Embaló, além de ser um marco histórico e uma conquista nacional tem sido uma opurtunidade, impar,   para o governo reforçar a presença e influência na organização subregional.

Para aquela governante, apesar dos progressos alcançados em 2022 o governo está ciente de que os desafios e os problemas reclamam respostas urgentes que  afetam todos os setores da vida nacional.

Soares Sambú assegurou que o governo vai continuar a trabalhar, afincadamente, para dar respostas safisfatórias e sustentáveis aos inúmeros problemas que o país enfrenta, nomeadamente o combate à corrupção, aos crimes transnacionais, a infrastruturação do país, a criação de condições para a realização das eleições legislativas livres, justas e transparentes,e a melhoria do sistema de saúde e educação.

O Presidente da República reiterou na ocasião a sua determinação de desenvolver nas unidades militares em geral e no meio castrense guineense  uma cultura de valores que são próprios de qualquer instituição militar digna dessa nome.

"Estes valores essencias são a disciplina e o respeito escrupuloso da hierarquia. Não podemos ter dúvidas que onde deixa de haver disciplina não há hierarquia respeitada. Poderá, certamente, continuar a haver  muita gente armada sem a cultura de disciplina e sem a cultura de hierarquia. Deixaremos, seguramente, de ter uma instituição militar, referiu."

Umaro Sissoco Embaló adiantou  que vai renovar o seu compromisso de tudo fazer para que as forças armadas estejam cada vez mais capacitadas para a defesa da soberania , do estado do Direito Democrático e da Constituição.

O Presidente da República disse que as próximas eleições legislativas são  um texte de capacidade  organizativa do governo pelo  que o executivo não pode falhar esse desafio. ANG/MI//SG

 

 

  

 

 

Cooperação/UE dá 181 milhões de euros em ajuda humanitária para África Central e Ocidental

Bissau, 06 Fev 23 (ANG) - A União Europeia (UE) vai disponibilizar 181,5 milhões de euros este ano para ajuda humanitária para os países da África Central e Ocidental, fustigados por conflitos, alterações climáticas e aumento galopante dos preços na alimentação, foi hoje anunciado.


De acordo com um comunicado da Comissão Europeia, Bruxelas "alocou 181,5 milhões de euros este ano para ajuda humanitária na África Central e Ocidental, enquanto a região continua a enfrentar crises prolongadas alimentadas por conflitos e agravadas por outros factores como as alterações climáticas e o pico global do preço dos alimentos".

Deste total, 34 milhões de euros serão alocados para auxílio humanitário na Nigéria, 26,5 milhões de euros para o Tchad, 26 milhões de euros para o Mali e 25,5 milhões de euros para o Burkina Faso. O Níger vai receber 25 milhões de euros em ajuda humanitária, seguido pela República Centro-Africana (20,5 milhões de euros, mais 500 mil euros em "alocações regionais"), os Camarões (17 milhões de euros) e a Mauritânia recebe a fatia mais pequena (6,5 milhões de euros).

Parte deste apoio já tinha sido acordado entre os Estados-membros da UE e estes países africanos na Conferência do da Região do Lago do Chade, em Niamey, no mês passado.

O anúncio foi feito por ocasião da reunião que está a decorrer hoje em Bruxelas entre a UE e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO). Do total do valor anunciado, 111 milhões de euros beneficiarão países que pertencem à CEDEAO, da qual fazem pare o Benim, Burkina Faso, Cabo Verde, Côte d’Ivoire, Gâmbia, Ghana, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Serra Leoa, Senegal e Togo.

O montante tem como finalidade apoiar as populações deslocadas e as que acolherem refugiados e deslocados que fugiram de zonas de conflito, apoiar vítimas de violações dos direitos humanos, "incluindo sobreviventes de violência sexual e de género, assim como crianças", auxílio médico para populações a viver em áreas "fora do alcance das autoridades sanitárias", entre outros.

A Comissão Europeia também pediu mais 32 milhões de euros às autoridades financeiras europeias, dos quais 25 milhões de euros beneficiariam os países da CEDEAO. ANG/Angop

 

 Elogios fúnebres/ Partidos recordam Nambeia como “homem de paz e de diálogo”

Bissau,06 Fev 23(ANG) - O Presidente de COLIDE- GB, Juliano Fernandes, considerou o defunto Presidente do Partido da Renovação Social (PRS), Alberto Nbunhe Nambeia, um “combatente” pela democracia, paz e unidade do povo guineense na sua diversidade cultural, étnica e religiosa.


No sábado, 04 de fevereiro de 2023, no ato de homenagem ao líder dos renovadores na sede do partido, Juliano Fernandes lembrou que Nambeia passou sempre nas suas comunicações políticas mensagens de apelo à paz, à unidade dos guineenses.

“Estas mensagens marcaram-me de forma indelével, porventura contribuíram para que hoje o COLIDE- GB elegesse a convergência nacional na diversidade como sua missão e lema. Então, o Presidente Nambeia é um grande inspirador” disse, desafiando os guineenses a não baixarem os braços nesse momento difícil e que façam “jus” ao legado deixado pelo Presidente do PRS, erguendo a cabeça e encarar o horizonte e continuar a caminhada para o desenvolvimento da Guiné- Bissau.

Para o Presidente do Partido da Unidade Nacional, Idriça Djaló, a classe política tornou-se “pobre” com o desaparecimento físico de Alberto Nbunhe Nambeia.

Djaló acrescentou que o país perdeu um líder de paz e de diálogo, que elegeu sempre a paz como fórmula para abordar problemas candentes do país.

“Nambeia é um homem sensato e de equilíbrio. Vamos chorá-lo, porque hoje mais do que nunca a classe política precisa do seu perfil para os futuros desafios do país” disse Djaló.

O Presidente de FREPASNA, Baciro Djá, recordou Nambeia como uma pessoa que fazia pontes para o consenso entre os atores políticos no país e que nunca deixou sobrepor os seus interesses pessoais aos interesses do país.

“É um homem de paz. Conseguiu fazer uma transição não traumatizante. Saiu pela porta e deixou um jovem [Fernando Dias] para dirigir o partido. Este Jovem tem grande responsabilidade, porque o PRS é um partido que está ligado ao povo. Trabalha pelo povo. Penso que, neste momento em que a nossa soberania, a nossa independência, a nossa dignidade estão a ser postas em causa, a responsabilidade é de reforçar e redobrar os princípios e valores que nortearam a fundação do partido” disse o ex- primeiro- ministro.

O Presidente do Partido dos Trabalhadores Guineenses (PTG), Botche Candé, apelou à direção do PRS a promover a unidade interna e continuar a trabalhar para que os interesses do país se sobreponham aos interesses pessoais, honrando desta forma a memória do presidente do PRS que diz estar sempre disponível para promover a paz e unidade nacional.

E por fim o Presidente da Convergência Democrata, Vicente Fernandes, afirmou que Nambeia deixou transparecer na sua “simplicidade e sinceridade”, ser um homem de que a Guiné-Bissau precisou em momento certo para liderar o PRS, apelando à Direção Superior do partido a seguir a mesma linha dos ideais do defunto Presidente, e diz  que outros partidos vão tirar ilações.

Albero Nambeia  faleceu no passado dia 25 de Janeiro, em Lisboa, Portugal, vítima de doença prolongada, aos 59 anos de idade. Os seus restos mortais foram a enterrar no sábado, no Cemitério Municipal em Bissau.

ANG/ O Democrata

 Obituário/Restos mortais de Alberto Nambeia foram-se a  enterrar, no sábado, no Cemitério Municipal de Bissau

Bissau,06 Fev 23(ANG) - Os restos mortais de Alberto Nbunhe Nambeia, Presidente do Partido da Renovação Social (PRS), falecido no dia 25 de Janeiro de 2023, em Portugal, aos 59 anos de idade, vítima de doença prolongada, foram-se à enterrar no sábado, no Cemitério Municipal de Bissau.


Os restos mortais do líder da terceira maior força política da Guiné-Bissau ,PRS,chegaram a Bissau na sexta-feira (03) e foram recebidos no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira pelos dirigentes, militantes e simpatizantes do partido.

A urna funerária de Nambeia foi retirada na manhã do dia 06 de Fevereiro da sua residência para a sede do Partido da Renovação Social(PRS), onde ficou em câmara ardente, e, seguidamente, conduzida para o Salão Mamadú Saido Baldé, no Palácio da Justiça, onde foram prestadas ao malogrado honras de Estado, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da República Umaro Sissoco Embaló, e de representantes de partidos políticos com assento parlamentar, familiares e amigos.

Em mensagem de adeus o Presidente Interino do Partido da Renovação Social (PRS), Fernando Dias,  garantiu que o PRS continuará a trabalhar para promover a unidade e a reconciliação nacional, “porque o partido é contra a discriminação e  violência”.

“Por isso, vamos continuar a lutar para defender o interesse nacional e não o interesse pessoal de quem quer que seja. É preciso promovermos o diálogo interno. Nambeia morreu mas o PRS não morreu, devemos trabalhar para torná-lo num partido forte” disse.

Dirigindo-se às lideranças partidárias presentes no ato, Dias sublinhou que a morte de Nambeia demonstrou uma aproximação entre as lideranças políticas.

“É um sinal de que podemos convergir, o que falta é procurarmos elementos de divergências e equacionar as fórmulas para transformá-los em elementos de convergência, mas sempre na base de um diálogo franco e aberto. Devemos tratar uns aos outros com honestidade e lealdade para que possamos caminhar juntos para o bem do país”, concluiu, apelando aos presentes a apoiarem sempre a família do defunto Presidente, Alberto Nbunhe Nambeia.

ANG/ÂC//SG

 

 

 

 

Política/Presidente da ANP diz acreditar  que com normalização institucional o país terá estabilidade e desenvolvimento

Bissau, 06 Fev 23(ANG) –  O Presidente da Assembleia Nacional Popular(ANP) disse hoje acreditar que  com a normalização institucional resultante das eleições legislativas e sob alta magistratura de influência do Presidente da República, o país fortalecerá ainda mais o seu percurso rumo a estabilidade e desenvolvimento.


Cipriano Cassamá que falava na cerimónia de cumprimento de Ano Novo na presidência da República agradeceu a consolidação   da tradição  e lembrou que as instituções  da República, através dos seus atos dignitários se deslocarem ao Palácio em cada ano para habitual cumpimento de Novo Ano ao  Chefe de Estado.

“ Este ano quis o destino que o façamos, quando o país se prepara para realização de mais um pleito eleitoral, em virtude da dissolução da Assembleia Nacional Popular(ANP),”frisou.

Cassamá referiu  que a  indicação do primeiro magistrado da nação para presidir a conferência dos Chefes de Estados e do Governo da CEDEAO, constitui momento ímpar na história da jovem democracia guineense, e diz que é  fruto da influência de Umaro Sissoco Embaló junto dos seus pares.

O presidente da ANP enalteceu a realização, recentemente,  de um seminário sobre a moeda única o (ECO) e a primeira sessão extraordinária do parlamento da CEDEAO este ano na Guiné-Bissau.

Disse  que a  intervenção de um presidente eleito nas urnas deve ser direcionada à defesa intransigente dos destinos da coletividade, e que não obstante a dissolução da ANP, o Chefe de Estado pode encontrar no  órgão  que dirige um parceiro das instituições da soberania nacional, bem como toda a disponibilidade em cooperar em prol da resolução dos problemas que afectam a Guiné-Bissau.

O líder do parlamento dissolvido disse  que o país  enfrenta inúmeras desafios em todos os domínios, começando pelo fortalecimento das suas estruturas democráticas, a melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos, que passa pelo combate à pobreza, a inflação, ao analfabetismo, e a melhoria de acesso aos cuidados de saúde e outros.

Cipriano Casamá considerou de inquestionável, a relevância para a melhoria das condições de vida dos guineenses.

Também realizaram o ritual de cumprimentos de Ano Novo ao Presidente da República representantes do Poder Executivo, chefias militares, governadores regionais e o presidente da Câmara Municipal de Bissau. 

ANG/JD//SG   

 

 

sábado, 4 de fevereiro de 2023

              Governação/José Medina Lobato é o novo Presidente  da CMB

Bissau,04 Fev 23(ANG) - O Presidente da República, nomeou José Anastácio Medina Lobato para as funções do Presidente da Câmara Municipal de Bissau(CMB), tendo exonerado Fernando Mendes que passa a ocupar a pasta do Secretário de Estado da Administração Territorial e Poder Local, a nova estrutura orgânica do Governo.

O decreto presidencial enviado à imprensa na sexta-feira, informa que, é criada a Secretaria de Estado da Administração do Território e do Poder Local.

O comunicado do Conselho de Ministros, realizado na sexta-feira sob presidência de Umaro Sissoco Embaló, já referia a substituição do presidente da Câmara Municipal de Bissau, que agora ficará a cargo de José Anastácio Medina Lobato.

De acordo com o decreto,  a alteração à orgânica do Governo foi feita sob proposta do primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam.ANG/ÂC

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023


CEDEAO
/Presidente em exercício da organização defende  introdução de eleição direta dos deputados pelo povo

Bissau, 03 Fev 23 (ANG) - O Presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) pediu que os deputados do parlamento da instituição  passam a ser eleitos diretamente pelo povo.

Umaro Sissoco Embaló falava à imprensa, quinta-feira, de regresso ao país depois de  uma visita de dois dias ao Reino de Espanha e à França, no âmbito de cooperação bilateral com os dois  países.

“Uma das reformas que peço para introduzir no parlamento da CEDEAO é a questão de eleição dos deputados pelo povo, porque, na realidade, não devem ser designados apenas por partidos políticos tal como acontece actualmente, porque a democracia é dada sempre pelo povo. Devem ser eleitos na base da democracia que é dado simplesmente pelo povo”, disse Embaló.

Questionado se realmente existe a possibilidade da moeda única na Àfrica Ocidental entrar em vigor até 2027, o chefe e Estado  respondeu que, se existe boa vontade dos dirigentes será possível sim.

“Na base de consenso tudo será fácil uma vez que já existe oito Estados membros da CEDEAO que têm experiência em matéria de convergência monetária”, disse.

O Presidente em exercício da CEDEAO defendeu que  o acordo de  livre  circulação de pessoas e bens deve ser respeitada na prática tendo sustentado que  quando um país entra numa organização leva uma parte da sua soberania.

“No dia 06 de Fevereiro corrente o Presidente da República de  Senegal estará de visita à Guiné-Bissau, nessa ocasião abordaremos o assunto de livre circulação de pessoas e bens de modo a facilitar a situação”, disse o chefe de Estado, Sissoco Embaló.  ANG/AALS/ÂC//SG

Bélgica/UE quer assinalar aniversário da invasão com 10º pacote de sanções à Rússia

 Bissau,03 Fev 23(ANG) – A União Europeia conta adotar o décimo pacote de sanções à Rússia até 24 de Fevereiro, data em que se assinala um ano desde o início da invasão da Ucrânia, anunciou quinta-feira a presidente da Comissão Europeia em Kiev.

Numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, por ocasião da reunião entre o colégio da Comissão Europeia e o governo ucraniano  celebrada em Kiev, Ursula von der Leyen garantiu que a UE vai continuar a fazer o Presidente russo, Vladimir Putin, pagar pela sua guerra atroz, com a adoção de novas sanções ainda este mês.

“Antes de Rússia começar a guerra, alertámos muito claramente sobre os custos económicos enormes que iríamos impor em caso de invasão, e hoje a Rússia está a pagar um preço elevado, à medida que as nossas sanções estão a asfixiar a sua economia”, apontou a presidente do executivo comunitário.

“E vamos levar a pressão ainda mais longe. Vamos introduzir, com os nossos parceiros do G7, um limite de preço adicional aos produtos petrolíferos da Rússia e, a 24 de Fevereiro, exactamente um ano desde que a invasão começou, contamos implementar o décimo pacote de sanções”, anunciou então.

Von der Leyen acrescentou que “a Rússia também terá de pagar pela destruição que está a causar, e terá de contribuir para a reconstrução da Ucrânia”.

“Para tal, estamos a explorar com os nossos parceiros como usar os bens públicos da Rússia [congelados pela UE no quadro das sanções] em benefício da Ucrânia”, disse. ANG/Inforpress/Lusa

 

Diplomacia/ Presidente  do Senegal visita Guiné-Bissau na segunda-feira


Bissau, 03 Fev (Inforpress) – O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, anunciou quinta-feira que o seu homólogo do Senegal, Macky Sall, realiza segunda-feira uma visita a Bissau para abordar, entre outros temas, a livre circulação de pessoas e bens entre os dois países.

Umaro Sissoco Embaló falava no aeroporto internacional, em Bissau, à chegada ao país, após visitas de trabalho ao Senegal, França e Espanha.

O Presidente guineense explicou que um dos temas que vai abordar com Macky Sall é a questão da livre circulação de pessoas e bens cuja modalidade actualmente praticada não concorda.

“Não faz sentido dar autorização de apenas 15 dias a um guineense para entrar com o seu carro no Senegal, pelo menos uma autorização de seis meses”, afirmou Umaro Sissoco Embaló.

O Presidente guineense evoca os textos da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO)para lembrar que são de cumprimento obrigatório por todos os países, “sobretudo no capítulo da liberdade de circulação de pessoas e bens”.

Umaro Sissoco Embaló é atualmente presidente em exercício da CEDEAO, que além da Guiné-Bissau, junta Cabo Verde, Costa do Marfim, Benim, Burkina-Faso, Libéria, Gâmbia, Guiné-Conacri, Gana, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra-Leoa e Togo.

Macky Sall é também presidente em exercício da União Africana.

ANG/Inforpress/Lusa

 

EUA/ Republicanos expulsam democrata da Comissão dos Negócios Estrangeiros do Congresso

Bissau, 03 Fev 23 (ANG) - A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos adoptou,  quinta-feira,  uma moção para expulsar a democrata Ilhan Omar da Comissão dos Negócios Estrangeiros.

Os republicanos acusam-na de ter feito declarações anti-semitas no passado, pelas quais ela já tinha pedido desculpa. Ilhan Omar considera que foi excluída por ser muçulmana, imigrante e africana.

Para os democratas, trata-se de uma vingança política por eles terem excluído de comissões parlamentares dois representantes de extrema-direita, há dois anos. O Presidente republicano da Câmara dos Representantes negou qualquer retaliação, ainda que há um ano tenha prometido expulsar alguns democratas de comissões, em caso de vitória republicana na Câmara.

Ilhan Omar é a terceira democrata retirada de uma comissão desde que os republicanos lideram a Câmara. Expulsa da Comissão dos Negócios Estrangeiros, a antiga refugiada da Somália é acusada de ter feito comentários críticos relativamente a Israel no passado, pelos quais pediu desculpa.

Em 2016, antes de entrar no Congresso, ela afirmou que Israel "hipnotizou o mundo" e disse para as pessoas abrirem os olhos para os "danos" provocados pelo aliado dos Estados Unidos. Em 2019, ela sugeriu que o apoio dos republicanos a Israel era alimentado por dons de um ‘lobby’ pró-israelita. Além de ter pedido desculpa, Ilhan Omar disse que não se tinha apercebido que as suas declarações poderiam ser interpretadas como anti-semitas.

Antes do voto que a excluiu da comissão, Ilhan Omar considerou que a sua expulsão não surpreende ninguém, tendo em conta que ela é muçulmana, imigrante e oriunda de África. ANG/Angop

Política/Partidos do “Espaço de Concertação” repudiam intervenção do Executivo em matérias reservadas ao “Governo legítimo”

Bissau, 03 Fev 23 (ANG) – O Espaço de Concertação dos Partidos Democráticos(ECPD) repudiou, quinta-feira, em comunicado, o que diz ser  iniciativas de “Governo inconstitucional” sobre matérias reservadas a um Executivo sufragado nas urnas e legitimado pela Assembleia Nacional Popular.

Em causa estão aprovação pelo Governo do Programa e Orçamento Geral de Estado(OGE) e sua aplicação sem aval do parlamento, que entretanto fora dissolvido desde Maio passado.

A manifestação de repúdio do ECPD, coordenado pelo líder da União para a Mudança, Agnelo Regala e integrada pelo PAIGC, Manifesto do Povo, PCD, MDG e PSD vem expressa num comunicado à imprensa à que a ANG, teve acesso, datado de 02 de Fevereiro deste ano, no qual os refridos partidos dizem  que “o governo não pode validar  o OGE e  Plano  Nacional de Desenvolvimento,  entabular negociações, assinar acordos  e tratados e legislar sobre assuntos relevantes para o desenvolvimento do país sem aval da ANP”.

Acrescentam que o atual governo continua a pratcar atos ilegais feridos de nulidade.

“Sem medir as  consequências dos seus atos, acaba de anunciar ao país, por um comunicado de Conselho de Ministros, do dia 26 de Janeiro de 2023, que validou o documento de Estratégia Nacional  sobre a Segurança Alimentar e Plano Nacional para a Alimentação e a Agricultura”, refere  comunicado.

O comunicado do ECPD refere ainda  que o executivo  criou igualmente a Comissão Nacional das Fronteiras da Guiné-Bissau e  aprovou com alterações o projeto  de decreto relativo à concessão Rural do direito de uso privado de terra à sociedade ”M.Y.A.GB” de uma área de 50 mil hectares, para fins agrícolas.

“O  Ministério dos Transportes e Comunicações do governo ilegal produziu um anúncio sem data, que consideramos de  uma autêntica aberração, na sua fórmula, a suposta privatização das empresas públicas Guiné Telecom e da sua subsidiária Guinetel, empresas criadas em Conselhos de Ministros, pelo Decreto nº15/1989, de 19 Julho e pela licença nº GNBOSTEL001 de 11 de Fevereiro 2005.

A propósito o grupo sustenta que o lançamento do projeto de privatização das empresas públicas, criadas em Conselho de Ministros de um Governo legal, cabe  unicamente a um Conselho de Ministros de um executivo legal, saído das urnas.

 O ECSPD considera o referido anúncio de mais um atropelo das regras elementares de fundamentos dos órgãos de um Estado de Direito.

“É escandaloso e queremos aqui manifestar o nosso repúdio por tais atos e práticas, do atual governo ilegal que no fundo é um governo de gestão, resultante da dissolução da ANP, a 16 de Maio de 2022.Deveria concentrar-se na organização e realização das eleições legislativas antecipadas, inicialmente marcadas para 18 de dezembro, contra o disposto na lei que fixa o prazo de 90 dias. Usurpando as competência e desleixando a missão, passou sete meses a ocupar-se de assuntos que não eram da sua alçada,” lê-se no  documento.

Os partidos  reunidos no fórum denominado “Espaço de Concertação dos Partidos Democráticos” alegam que,  com a dissolução da ANP, não há condições para fiscalizar a utilização dos fundos, assim como não será possível estacionar qualquer força sob a bandeira da CEDEAO ou de outros interesses, factos que, dizem, acabam por envolver a comunidade internacional como “cúmplice e corresponsável pelas vicissitudes de desfecho da crise”.

“Com argumentos falaciosos, imbuídos de má fé e com a intenção de perpetuar no poder com conivência do Chefe de Estado, que num autoritarismo abusivo adia  de novo ilegalmente a data da realização das eleições antecipadas para 4 de Junho de 2023, 13 meses após a dissolução da ANP, para sufocar os partido políticos da oposição e não lhes dar qualquer hipótese de sobrevivência”, refere o comunicado.

O grupo   acusa o Supremo Tribunal de Justica(STJ) de  “manobras dilatórias” com cumplicidade de alguns Magistrados,  e sustenta que “ao invés de o STJ se ocupar-se com a constitucionalidade dos atos praticados pelas autoridades atuais, na aplicação das leis , associa-se a elas na implementação de um plano estratégico maquiavélico  de exclusão, por via judicial, do PAIGC nas próximas eleições”.

 O grupo diz que  se o PAIGC não participar nas próximas eleições, legislativas, elas não terão lugar, e que as consequências imprevisíveis que dali possam resultar serão responsabilidade das atuais  autoridades e dos magistrados do STJ implicados. ANG/JD/ÂC//SG

África do Sul/EUA defendem segurança militar marítima em África para manter estabilidade

Bissau, 03 Fev 23 (ANG) - As Forças Navais dos Estados Unidos da América (EUA) defenderam quinta-feira, na África do Sul, o reforço da segurança militar conjunta nas águas do continente africano para manter a estabilidade global.

Falando numa videoconferência de imprensa sobre o Exercício Obangame Express, patrocinado pelo comando dos EUA para África e conduzido pelas Forças Navais dos EUA em África até sexta-feira na costa ocidental africana, o comandante militar norte-americano adiantou que a troca de experiências "não é suficiente" para combater os crimes marítimos transnacionais nesta região do mundo.

"Este ano incluímos várias oportunidades de formação para forças marítimas e policiais na recolha e tratamento adequados de evidências (de crime)", salientou o responsável do comando-geral das Forças Navais norte-americanas Europa-África, da Sexta Frota dos EUA, acrescentando: "O processo judicial ajuda a fechar o ciclo no trabalho árduo que tem sido feito no mar pelas nossas equipas".

Questionado pela Lusa sobre os principais riscos à segurança marítima na África Austral, o contra-almirante norte-americano destacou "o tráfico de narcóticos ou formas ilícitas de tráfico no mar e segurança marítima".

Participaram no exercício naval norte-americano nas proximidades de Angola, Benim, Cabo Verde, Camarões, Ghana e Nigéria, cerca de 33 países, entre os quais nove europeus - Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Holanda, Polónia, Portugal e Espanha -, segundo o comando das Forças Navais dos EUA Europa-África.

O Exercício Obangame Express 2023, de 23 de Janeiro até 03 de Fevereiro, contou ainda com a participação das forças navais lusófonas do Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.

A África do Sul, que decidiu organizar exercícios navais conjuntos com a Rússia e a China, este mês, e é um dos principais parceiros dos EUA no continente africano, não integrou o Exercício Obangame Express, indicou o contra-almirante Chase Patrick.

O exercício militar multilateral Mosi II, que se realiza no âmbito do Dia das Forças Armadas da África do Sul (21 de Fevereiro), está agendado para de 17 a 27 de Fevereiro em Durban e Richards Bay, província de KwaZulu-Natal, sudeste do país. ANG/Angop 


Cooperação
/Reino de Espanha promete doar à Guiné-Bissau  um apoio orçamental no valor de cinco milhões de euros

Bissau, 03 Fev 23 (ANG) - O Reino de Espanha prometeu doar à Guiné-Bissau um apoio orçamental no valor de cinco milhões de euros tal como já tinham feito Portugal e França, o mesmo valor que está sendo utilizado actualmente nas áreas sociais do país.

A revelação é do Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, em declarações à imprensa, quinta-feira, no seu regresso ao país depois da visita de dois dias  ao Reino de Espanha  e à França.

 “Depois do nosso encontro com o Presidente de França tivemos um encontro de trabalho também com Rei de Espanha e Presidente de Governo espanhol, e  prometeram dar um apoio orçamental no valor de cinco milhões de euros”, contou o Presidente da República.

Umaro Sissoco Embaló sustentou que pediu o Rei de Espanha que use a sua influência para ajudar a Guiné-Bissau no âmbito da cooperação com outros países monárquicos, e que o convidou  a visitar a Guiné-Bissau.

Acrescenta que  o monarca espanhol aceitou usar a sua influência para apoiar a Guiné-Bissau e que prometeu também efetuar uma visita ao país.

“Abordamos a situação de pesca, turismo, construções, transportes fluviais e agricultura. Ficou decidido que vai haver uma reunião brevemente entre a Câmara de Comércio da Guiné-Bissau e de Espanha no sentido de identificar as áreas de investimento”, revelou Embaló.

O chefe de Estado guineense disse que hoje em dia, a Guiné-Bissau está sendo vista como um país para se apostar, mas que  na realidade, a meta é de fazer com que seja um país simplesmente para seguir em frente.

O Presidente da República disse que ainda existe muito trabalho para fazer no sentido de tornar a Guiné-Bissau um país estável e livre de corrupção, tendo por isso reafirmado que o empenho de todos é fundamental .

Umaro Sissoco Embaló disse que, atuamente, o mundo está virado para o sector da agricultura por causa da crise provocada pela guerra da Ucrânia e Rússia e que a Guiné-Bissau  é um país fértil, que necessita  de maior empenho para torná-lo um país de agricultura.

“Penso que, brevemente, a Guiné-Bissau poderá ter o certificado da União Europeia para certificação do nosso pescado, o que é importante para exportação”, referiu Embaló.

Umaro Sissoco Embaló informou que  já existe uma equipa técnica francesa que vai dar  formação ao pessoal das Forças Armadas da Guiné-Bissau e sobretudo  os  fuzileiros navais.

“A Guiné-Bissau tem que preparar a sua Força Armada para estar ao nível das Forças Armadas de sub-região por questões de manutenção de paz e também para cumprir  as missões das Nações Unidas”, referiu o Presidente da República .  ANG/AALS/ÂC//SG