Sociedade/ Projeto “iParticipate” promove
conferência sobre juventude, drogas e saúde mental na Guiné-Bissau
Bissau, 22
Jun 26 (ANG ) – O Projeto “iParticipate” vai realizar, no próximo dia 26 , uma
conferência pública dedicada à prevenção do consumo de drogas e promoção da saúde mental, no âmbito do Dia
Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas.
De acordo
com uma nota do Centro Cultural franco-Bissau- guineense, à que a ANG teve
acesso, o evento decorrerá entre as 17h00 e as 19h00, no Centro Cultural
Franco-Bissau-Guineense, com entrada livre.
A iniciativa
é implementada em parcerias entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
(PNUD), a ONG Tiniguena e o Centro Cultural Franco-Bissau-Guineense, em
colaboração com o Observatório Guineense da Droga e da Toxicodependência (OGDT)
e o Centro de Saúde Mental Osvaldo Máximo Vieira.
Segundo a
nota dos organizadores, a conferência visa informar sobretudo os jovens, mas
também professores, educadores, famílias e outros profissionais que trabalham
com a juventude, sobre os mecanismos da dependência, os fatores que favorecem o
consumo de substâncias psicoativas e as soluções disponíveis para prevenir e
combater esse fenómeno.
Durante o
encontro serão debatidos vários temas, entre os quais, a evolução do consumo de
drogas na Guiné-Bissau, os novos riscos enfrentados pelos jovens, os efeitos
das substâncias na saúde mental, o papel da família e da comunidade na
prevenção, bem como o impacto das redes sociais e da desinformação na promoção
de comportamentos de risco.
A
conferência contará com intervenções do diretor-adjunto do Observatório
Guineense da Droga e da Toxicodependência, Manuel da Costa, do médico Mário
Iamta, da diretora do Centro de Saúde Mental Osvaldo Máximo Vieira, Finhamba
Quessangue, e do coordenador do Movimento de Combate à Delinquência Juvenil,
Mamadú Alfa Mané.
Além das
apresentações, a atividade incluirá exibição de vídeos educativos, declarações
de testemunhas, debates e sessões interativas com o público, com o objetivo de
incentivar a reflexão e reforçar a sensibilização sobre a prevenção do consumo
de drogas e a promoção da saúde mental.
Os
organizadores apelam à participação da sociedade, e dizem que o combate ao fenómeno constitui uma
responsabilidade coletiva. ANG/ LPG/ÂC//SG

Sem comentários:
Enviar um comentário