sexta-feira, 14 de abril de 2023

Dia Mundial de Arte/”A vida de artista guineense é muito cansativa”, diz   Carlos Barros

Bissau, 14 Abr 23 (ANG) – O artista plástico guineense Carlos Barros (Carbar) disse hoje que a vida de um artista guineense é muito cansativa, porque se deparam com muitas dificuldades em termos de condições de trabalho.

Em declarações à ANG, no âmbito do Dia Mundial de Artes que se assinala no sábado(15), Barros pede ao governo para  dar mais atenção ao setor para que os desenhistas possam trabalhar em melhores condições.

Para além disso, defendeu  a criação de motivação  para permitir o surgimento de outros artistas, bem como a organização de colóquios e outros eventos que visam promover a produção artística no país.

“Nós estamos a dar uma importante contribuição cultural guineense e se o Executivo conseguir motivar as massas escolarizadas por processo cultural justo, outros artistas surgirão e serão portadores de uma nova experiência. Mas, como essa possibilidade não existe, poucos jovens manifestam interesse, pois  não há condições de trabalhar”, disse.

Instado a falar da importância da arte, Carlos Barros disse a profissão tem muita importância na sociedade, porque é capaz de proporcionar um individuo um crescimento saudável e enriquecedor de diversas formas.

“A arte expande a visão de mundo, estimula a criatividade e a capacidade de expressar”, salientou.

Carbar  criticou a falta de atenção dada ao sector por parte dos governantes.

 A título de exemplo, referiu que, recentemente, foi realizada uma exposição bienal de artes em Bissau em que a ministra dos Negócios Estrangeiros guineense era a única governante presente. Diz que mais ninguém do Executivo participou no evento para saber o que os artistas fazem e o que querem.

 Barros defende que o governo, através do Ministério da Cultura deve debruçar-se sobre a arte para que os jovens possam entender melhor a importância que representa para a  sociedade.

O Dia Mundial da Arte foi criado em homenagem ao aniversário de um dos mais importantes artistas de todos os tempos, Leonardo da Vinci, que nasceu no dia 15 de Abril de 1452, na cidade de Vinci, Itália.

A data foi instituída pela primeira vez como comemorativa em 2011, através de iniciativa da Associação Internacional de Artes (IAA), considerada a maior Organização Não-governamental das artes visuais, criada em 1954 pela Organização das Nações para Educação,  Ciência e a Cultura (UNESCO).ANG/LPG/ÂC//SG


Saúde
/"Aumento de casos de tuberculose no país se deve a pobreza extrema e consumo de álcool", diz Vanusa Mendes

Bissau, 14 Abr 23 ANG – A Enfermeira Chefe do Hospital Raoul Follereau diz que o aumento de casos de tuberculose no país nos últimos tempos se deve a pobreza extrema, consumo excessivo de álcool e de tabaco.

Vanusa Nedjenala Oliveira Mendes falava em entrevista ao Jornal Nô Pintcha sobre aumento de contágio da doença nos últimos tempos no país, e acrescenta que outro problema  associado a esse aumento é o VHI/sida.

Disse que, há uns anos, houve menos registos de  casos dessa doença, principalmente no período da Covid-19, porque a preocupação estava mais concentrada na prevenção e combate da pandemia.

Aquela responsável  explica que atualmente  recebem uma média mensal de 500 pacientes, mas  que não quer dizer que todos são doentes de tuberculose,  e diz que mesmo assim, a tendência de propagação dessa doença está a aumentar.

Sublinhou que, além das causas referidas, o aumento de contágio poderá estar ligado a falta de informação ou conhecimento de sintomas de tuberculose.

"É notório que nos últimos anos, uma boa parte da população quando padece da uma doença recorre a cura tradicional, a mesma situação acontece com os doentes de tuberculose e só quando vêm que aquele tratamento não está a surtir efeitos é que procuram hospitais ou centros de saúde, e no caso de tuberculose é muito complicado” frisou.

Segundo a Enfermeira chefe, os sintomas de tuberculose são tosse, febre alta e  perda de peso, mas em maior parte tose.

Vanusa Mendes reitera que o tuberculose é uma doença que tem cura e que quando alguém sente sintomas como tosse, perda de peso e febre que procure os serviços do hospital Raoul Follereau.

Aconselha aos cidadãos à se acreditarem que a solução dos seus problemas de saúde é nos hospitais, porque só através de   consultas  podem saber do tipo de doença que a pessoa tem.

"A tuberculose também é uma doença oportunista, que pode ser contraída através de outras doenças crónicas no indivíduo” explicou.ANG/MI/ÂC//SG  

     

Recenseamento eleitoral/Brigadistas realizam  vigília em frente ao GTAPE reclamando pagamento de trabalhos extras

Bissau, 14 Abr 23 (ANG) – Os brigadistas do recenseamento eleitoral realizaram uma vigília esta manhã a frente do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral(GTAPE) reclamando o pagamento  de 15 dias de trabalhos extras relacionados ao processo.

O porta-voz do grupo,  Abduramane Bari alega, em declarações à imprensa, que, se o GTAPE fizer a sua última sincronização, no sábado, as portas desta instituição vão ser fechadas e que não terão a quem cobrar as suas dívidas

Acusou a direção do GTAPE de falta de abertura ao diálogo com os brigadistas , e de estar habituada, desde 2014 à data presente, a se apropriar , de forma indevida, do dinheiro dos brigadistas

Em causa estão cerca de 800 brigadistas e o  grupo, diz Bari, vai recorrer à mecanismos legais para apresentar  uma queixa contra o GTAPE, nas instâncias judiciais.

O porta-voz dos cerca de 800 brigadistas em todo o país,  diz que essa atitude do GTAPE desencora aos jovens a continuarem a se inscrever no processo de recenseamento eleitoral.

Os protestos de brigadistas ocorrem numa altura em que a GTAPE atende as reclamações de pessoas recenseadas para as eleições legisativas antecipadas, previstas para 04 de Junho próximo.

Abduramane Bari lamentou a falta de solidariedade entre as vítimas de incumprimento do GTAP nomeadamente  condutores,  coordenadores, supervisores e seguranças.

“Infelizmente, só os brigadista  estão a  reclamar. Se conseguirmos, no dia de pagamento todos aparecerão para receber o dinheiro”, lamentou.ANG/JD/ÂC//SG



Desporto-futebol/Líder UDIB empata a 1-1 com o Flamengo de Pefine em partida em atraso

Bissau, 14 Abr 23 (ANG) – A União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB),  atual líder da prova da Guiness-Liga, empatou  1-1, na noite de quarta-feira, com o Flamengo de Pefine, numa partida em atraso referente à 17ª jornada da competição, mas continua líder isolado da prova.

A partida foi muito bem disputada pelas âmbas as equipas, e foi um jogo equilibrado, em que o Flamengo de Pefine, apesar de estar ciente que está a jogar com o atual líder, não baixou as suas linhas, e foi o primeiro a marcar nos minutos 38 da partida, por intermédio do seu atacante “Rivaldo Correia”.

O Flamengo de Pefine terminou a primeira metade do jogo vencendo por 1-0, e no retorno das duas equipas para a última parte do atrasado, realizada no tapete sintético do Estádio Lino Correia, tudo estava como no início do jogo.

Com o tempo a escassear, a formação da UDIB, que atravessa uma época fantástica, cresceu no jogo ao ponto de conseguir igualar, nos minutos 50 da segunda parte do jogo, através do veterano da equipa,  Gerson Cabral, vulgo Zezé.

Com este resultado o líder da Guiness Liga  soma agora 39 pontos na tabela classificativa, e com quatro de vantagem sobre o seu perseguidor direto, o Sport Bissau e Benfica (SBB).

No final do encontro o técnico do Flamengo de Pefine, Atá disse  que a sua equipa fez uma excelente exibição, frente a uma equipa dificíl e motivada, mas lamantou  o cansaço apresentado nos últimos tempos do jogo.

“Mas a minha equipa está de parabéns, porque tirar um ponto a uma equipa que está bastante motivada para a conquista do título, não é nada fácil. Queriamos ganhar e somar mais três pontos hoje, mas o empate conseguido com a UDIB, é muito importante para nós. De resto  é trabalhar para alcançarmos o nosso objectivo”, disse o técnico pefinense. ANG/LLA/ÂC//SG

       

Finanças públicas/Guiné-Bissau adopta  plataforma de pagamento eletrónico denominada "KONTAKTU"

Bissau, 14 Abr 23 (ANG) – A Guiné-Bissau adotou formalmente a plataforma de pagamento eletrónico, denominada de  "KONTAKTU", na sequência do acordo assinado, quinta-feira, entre o ministro das Finanças, Ilídio Vieira Té e o Director-Geral do Departamento das Finanças Públicas do FMI, Victor Gaspar ,em Washington, Estados Unidos da América.

A informação consta numa nota de Ministério das Finanças enviada à ANG segundo a qual o referido acordo formaliza a utilização do MOU KONTAKTU na Guiné-Bissau.

KONTAKTU é uma plataforma que permite a entrega de declarações e pagamento eletrônico, acessível através da internet, em qualquer lugar, por qualquer contribuinte, em computadores e telemóveis.

O serviço KONTAKTU ainda assegura a realização de operações Online, permitindo o contribuinte interagir com as autoridades fiscais.

O ministro  Ilídio Vieira Té, exaltando a importância de KONTAKTU, diz ser  "uma iniciativa revolucionária de transformação digital" da Direção Geral das Contribuições e Impostos, DGCI.

"Gostaria de reiterar o meu compromisso e da nossa equipa em prosseguir e aprofundar as reformas na administração fiscal, incluindo na implementação total do Kontaktu, na aplicação da Lei Geral Tributária, na implementação do IVA, entre outras", frisou o ministro das Finanças.

Na sua comunicação,  o Director-Geral do Departamento das Finanças Públicas do FMI, Victor Gaspar enalteceu o empenho para melhorar a arrecadação tributária, em resultado da  utilização da plataforma KONTAKTU.

"Esta iniciativa vai melhorar sobremaneira a mobilização de receitas e assegurar a transparência na gestão das finanças públicas", diz o Director-Geral do Departamento das Finanças Públicas do FMI. ANG/MI/ÂC//SG    

Finanças/FMI e Banco Mundial encorajam ministro das Finanças a prosseguir com reestrutração da EAGB

Bissau,14 Abr 23(ANG) - O Fundo Monetário Internacional(FMI) e o Banco Mundial encorajaram o ministro das Finanças, Ilídio Vieira TÉ  para prosseguir com a restruturação da Empresa de Electricidade e Águas da Guiné-Bissau(EAGB), e reafirmam "apoio total"  ao Governo.

De acordo com uma nota da assessoria de imprensa do Ministerio das Finanças, enviada a ANG, Vieira Té fez essas revelações após uma reunião mantida com o vice-presidente do Banco Mundial para a África Ocidental e Central, Ousmane Diagna, em Washington, capital administrativa dos Estados Unidos da América, na quinta-feira.

A nota refere que o ministro das Finanças, Ilídio Vieira Té revelou que o governo é obrigado a pagar as faturas da Empresa da Eletricidade e Água da Guiné-Bissau (EAGB) à empresa Karpower, por causa da “gestão danosa” do Consórcio que administra a empresa pública nacional, tendo acrescentado que as despesas feitas pelo executivo para pagar as faturas da EAGB não estão previstas no Orçamento Geral do Estado.

A delegação da Guiné-Bissau chefiada pelo titular da pasta das Finanças participou na reunião de primavera do Banco Mundial (BM) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington.

Na  reunião com o Banco Mundial foi abordada a situação energética, particularmente da Empresa da Eletricidade e Água da Guiné-Bissau, que atualmente enfrenta desafios de reestruturação.

Na reunião com o Banco Mundial, o ministro das Finanças afirmou que o executivo não pode estar a intervir financeiramente numa empresa rentável, razão pela qual decidiu opor-se à gestão do Consórcio que, segundo a sua explicação, conduziu a empresa à essa situação.

Por sua vez, o vice-presidente do Banco Mundial para a África Ocidental e Central, Ousmane Diagana, exortou o executivo a trabalhar seriamente na reestruturação da EAGB, como também defendeu a contratação de uma empresa especializada para acompanhar o governo guineense nas futuras negociações com a empresa turca Karpower que fornece eletricidade à EAGB.

“O Banco Mundial vai continuar a acompanhar o Governo da Guiné-Bissau para encontrar uma solução duradoura para a EAGB”, assegurou Diagana, tendo reconhecido a necessidade de a instituição financeira internacional dar assistência à Guiné -Bissau. ANG/ÂC//SG

Itália/Mais de 200 imigrantes tentaram passar a cerca que separa Ceuta de Marrocos

Bissau,  14 Abr 23 (ANG) - Mais de 200 imigrantes subsaarianos tentaram no início da manhã de hoje aproximar-se da cerca fronteiriça que separa Ceuta de Marrocos, mas as autoridades conseguiram conter o grupo antes de chegarem àquela zona.

A situação ocorreu por volta das 06:00 locais (05:00 em Lisboa) e a tentativa de entrada obrigou ao encerramento temporário da alfândega fronteiriça de Tarajal pela Polícia Nacional, bem como ao destacamento de unidades terrestres e marítimas da Guarda Civil, segundo disseram diversas fontes à agência Efe.

Nenhum dos imigrantes conseguiu chegar perto da cerca dupla que separa Ceuta de Marrocos. ANG/Lusa

 

China/Ministra alemã em Pequim confronta China com guerra na Ucrânia, Taiwan e direitos humanos

Bissau, 14 Abr 23 (ANG) - A ministra dos Negócios Estrangeiros alemã exortou hoje a China a pedir "ao agressor russo que pare a guerra" na Ucrânia e advertiu que uma escalada militar no estreito de Taiwan seria um "cenário de catástrofe" mundial.

"Devo dizer abertamente que me pergunto por que razão a posição chinesa não incluiu até agora um pedido ao agressor russo para parar a guerra", disse Annalena Baerbock em Pequim, numa conferência de imprensa ao lado do homólogo chinês, Qin Gang.

A chefe da diplomacia alemã sublinhou que "nenhum outro país tem mais influência na Rússia do que a China".

Annalena Baerbock afirmou ainda que "uma escalada militar no estreito de Taiwan, através da qual 50% do comércio mundial passa todos os dias, seria um cenário de catástrofe para o mundo inteiro".

Pequim considera Taiwan como uma das suas províncias e encara os contactos internacionais de Taiwan como iniciativas no sentido da independência formal da ilha, cuja soberania é reclamada desde a vitória dos comunistas na Guerra Civil chinesa que terminou em 1949.

 As forças nacionalistas, lideradas por Chiang Kai-shek (1887-1975), refugiadas na ilha estabeleceram na Formosa a República da China provocando tensões que se prolongam desde o final da Guerra Civil, visto que Pequim pretende a reunificação do território mesmo que seja "preciso utilizar a força".

A ministra denunciou ainda a restrição de direitos humanos na China.

"Expliquei ao meu homólogo, nas nossas conversações bilaterais, que estamos preocupados com o facto de o âmbito da sociedade civil na China continuar a diminuir e que os direitos humanos estão a ser restringidos", disse aos jornalistas em Pequim, referindo-se à situação da comunidade uigure em Xinjiang.

ANG/Lusa

  Bélgica/UE sanciona grupo Wagner por envolvimento na invasão à Ucrânia

Bissau,14 Abr 23 (ANG) – A União Europeia (UE) decidiu quinta-feira sancionar o grupo Wagner, uma formação paramilitar privada, pela sua participação na guerra na Ucrânia, em particular nos combates que decorrem nas cidades de Bakhmut e Soledar, na região leste do Donbass.


Com esta medida, a UE inclui o grupo dirigido por Dimitri Utkin e financiado por Yevgeni Prigojin na sua “lista negra” de entidades acusadas de ameaçar a integridade territorial, soberania e independência da Ucrânia.

“O grupo Wagner liderou os ataques contra as cidades ucranianas de Soledar e Bakhmut em janeiro de 2023 e participa ativamente na guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia”, assinala o texto oficial que acompanha as sanções.

A UE também decidiu sancionar a RIA FAN, um ‘media’ com ligações a Prigojin e que Bruxelas acusa de difundir propaganda pró-governamnetal e desinformação sobre o conflito.

“A RIA FAN refere-se à atual guerra de agressão contra a Ucrânia como uma missão para deter os ‘nazis ucranianos’ e promove as ações do grupo Wagner”, prossegue o texto, publicado no Diário oficial da UE.

Através desta decisão, a UE assegura que “completa” as medidas adotadas no décimo pacote de sanções, quando associou à sua lista 11 pessoas e sete entidades com alegados vínculos ao grupo Wagner.

Na sequência desta nova medida, as sanções europeias motivadas pela invasão russa da Ucrânia já abrangem um total de 1.473 pessoas e 207 entidades. As pessoas designadas estão submetidas a um congelamento dos seus bens e os cidadãos e empresas da UE impedidas de fornecer qualquer género de financiamento.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou até agora a fuga de mais de 14,6 milhões de pessoas – 6,5 milhões de deslocados internos e mais de 8,1 milhões para países europeus –, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Neste momento, pelo menos 18 milhões de ucranianos precisam de ajuda humanitária e 9,3 milhões necessitam de ajuda alimentar e alojamento.

A invasão russa – justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia – foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 8.490 civis mortos e 14.244 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.

ANG/Lusa

 

   Noruega/ Governo expulsa 15 diplomatas russos acusados de espionagem

Bissau, 14 Abr 23 (ANG) - O governo da Noruega anunciou quinta-feira a expulsão de 15 diplomatas russos do país, considerando-os "espiões" e são suspeitos de "recolher informações" através da embaixada da Rússia em Oslo, anuncia a AFP.

Num comunicado, a ministra dos Negócios Estrangeiros norueguesa, Anniken Huitfeldt, realçou tratar-se de uma decisão "importante para combater e reduzir o espaço para as actividades da inteligência russa na Noruega", bem como para proteger os interesses do país.

Huitfeldt acrescentou que as actividades dos russos declarados como “persona non grata” são "incompatíveis com o respectivo estatuto diplomático".

Presentes na Noruega sob cobertura diplomática, os 15 russos devem deixar o território norueguês em breve, especificou o ministério.

Contactada pela agência noticiosa France-Presse (AFP), a embaixada russa em Oslo ainda não reagiu.

Os serviços de inteligência noruegueses designam regularmente a Rússia e a China como as principais ameaças em termos de espionagem contra o país, membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e que partilha 198 quilómetros de fronteira com a Rússia no Ártico.

Em Abril de 2022, poucas semanas após o início da invasão russa da Ucrânia, Oslo, bem como várias outras capitais europeias, expulsou três diplomatas russos suspeitos de espionagem, o que levou Moscovo a retaliar com a expulsão de outros tantos funcionários noruegueses.

Os dois países, que há muito mantêm relações estreitas, sobretudo no Extremo Norte, viram as suas relações deteriorarem-se consideravelmente devido ao conflito na Ucrânia.

Embora não seja membro da União Europeia (UE), a Noruega adoptou quase todas as sanções impostas por Bruxelas à Rússia. ANG/Angop

 

       Suíça/OPEP mantém estimativa de consumo mundial de petróleo

Bissau, 14 Abr 23 (ANG) - A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) manteve hoje as estimativas de consumo mundial de petróleo em 2023 e um acréscimo de 2,3% face a 2022, mas reviu em baixa ligeira a procura na Europa, a única região onde espera uma diminuição.

De acordo com a nova previsão, incluída no relatório sobre o mercado petrolífero de Abril, a OPEP estima que a procura mundial se situe em cerca de 101,9 milhões de barris por dia, mas que o consumo nas nações europeias mais industrializadas irá cair este ano 0,3% em relação ao ano passado, para 13,46 milhões de barris por dia.

No relatório, a OPEP prevê um consumo inferior ao calculado há apenas um mês em todos os trimestres do ano, e recorda que já em Dezembro passado a procura caiu pelo quarto mês consecutivo na região.

"A procura de petróleo foi afectada pelo enfraquecimento do desempenho macroeconómico e da evolução geopolítica na região", diz a OPEP, que recorda que, embora a inflação tenha caído para 9,2%, permaneceu muito acima do objectivo de 2% estabelecido pelo Banco Central Europeu para a zona euro.

No entanto, o grupo petrolífero está confiante de que no terceiro trimestre haverá alguma recuperação no consumo, impulsionada pela utilização de combustível e gasolina de aviação, embora advirta que ainda existem riscos devido à "persistência da possibilidade de recessão na região".

Noutras partes do mundo, a China e a Índia continuam a impulsionar o crescimento da procura, com aumentos de cerca de 5% em relação ao ano passado.

De acordo com estas estimativas, os dois gigantes asiáticos consumirão juntos 21 milhões de barris por dia em 2023, mais do que os Estados Unidos e equivalente a 20% de todo o consumo do planeta.

Relativamente à China, a OPEP observa que a procura recuperou fortemente desde o fim das políticas restritivas para combater a pandemia de covid-19, e que a mobilidade doméstica e as viagens aéreas se aproximam de 80% dos níveis pré-pandemia.

Na América Latina, o consumo de petróleo aumentará 0,16%, quase inalterado em relação à estimativa da OPEP no relatório do mês passado.

O aumento da mobilidade e do transporte aéreo é responsável por grande parte deste aumento, segundo a OPEP. ANG/Angop

 

      Brasil/Tribunal rejeita pedido de Bolsonaro para levantar sigilo

Bissau, 14 Abr 23 (ANG) - Tribunal Superior Eleitoral (TSE) brasileiro rejeitou quinta-feira um pedido da defesa do antigo presidente, Jair Bolsonaro, para o levantamento do sigilo sumário imposto num caso em que o Ministério Público Eleitoral (MPE) pede a inelegibilidade do ex-chefe do Estado.

De acordo com o portal de notícias “Metrópoles”, o juiz do TSE Benedito Gonçalves rejeitou a petição da defesa de Bolsonaro, que tinha mencionado pedidos da imprensa para saber detalhes do processo e do parecer do MPE.

Os advogados disseram na petição que "têm recebido inúmeros pedidos formulados por profissionais da imprensa escrita e televisionada para disponibilização e acesso às alegações finais apresentadas, para fins de contraponto jornalístico".

Segundo a equipa do advogado Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, que foi magistrado do TSE, "neste cenário de excepção" é necessário "o direito social à livre e legítima informação" com "ampla divulgação" para "conhecimento e escrutínio público".

O Juiz Benedito Gonçalves escreve na decisão que, no que diz respeito às alegações finais e ao parecer do MPE, o sigilo, como já explicitado, foi aplicado para proteger, especificamente, os trechos que fizessem remissão aos documentos e depoimentos sigilosos.

Na quarta-feira, o MPE tinha-se pronunciado a favor de impedir Bolsonaro de disputar novas eleições nos próximos oito anos, por lançar duros ataques contra o sistema eleitoral brasileiro.

O Ministério Público viu indícios de que o governante da extrema-direita cometeu "abuso de poder político" ao semear suspeitas infundadas sobre a legitimidade das urnas electrónicas que o Brasil utiliza em seus processos eleitorais desde 1996, segundo o jornal O Globo.

A acção, uma das várias movidas pelo TSE contra Jair Bolsonaro, decorre da denúncia do Partido Democrático Trabalhista (PDT) apresentada, após reunião do então chefe de Estado com um grupo de 40 embaixadores em 18 de Julho, na residência presidencial.

Naquela reunião, transmitida ao vivo pelos canais oficiais, Jair Bolsonaro, já imerso na campanha para as eleições presidenciais de Outubro de 2022, que seriam vencidas pelo actual Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, expôs a sua desconfiança no sistema eleitoral.

No seu discurso, Bolsonaro insistiu, sem apresentar provas, que as eleições de 2018, que venceu, "não foram totalmente transparentes" e também citou supostas irregularidades ocorridas em 2014, quando a ex-presidente Dilma Rousseff foi reeleita.

Da mesma forma, Bolsonaro insinua que alguns dos membros da Justiça Eleitoral e do Supremo Tribunal Federal teriam vínculos claros com a "esquerda" e os acusou de beneficiar Lula da Silva com suas decisões.

Segundo O Globo, o parecer do Ministério Público é a última fase da investigação judicial e há expectativa de que o caso seja julgado entre o final de Abril e o início de Maio.

Jair Bolsonaro, de 68 anos, voltou ao Brasil em 30 de Março, após passar três meses nos Estados Unidos da América, para onde viajou dois dias antes do fim do mandato para evitar a entrega da faixa presidencial a Lula da Silva na posse em 01 de Janeiro.

Além dos processos que tramitam na Justiça Eleitoral, o ex-presidente brasileiro é investigado numa dezena de processos que tramitam na Justiça comum e em outros cinco no Supremo Tribunal Federal.

Um deles investiga o assalto de milhares de “bolsonaristas” às sedes dos três poderes em 08 de Janeiro, com a intenção de forçar um golpe de Estado contra Lula da Silva. ANG/Angop

 

quinta-feira, 13 de abril de 2023

Legislativa antecipada/Analista Diamantino Lopes diz acreditar no cumprimento da data de 4 de Junho

Bissau, 13 Abr 23 (ANG) - O analista político Diamantino Domingos Lopes diz acreditar na possibilidade de o governo cumprir com a data prevista, 04 de Junho  para realização das eleições legislativas antecipadas.

Domingos Lopes falava em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné sobre a  possibilidade de realização ou não das eleições legislativas no dia 04 de Julho de corrente ano.

“As etapas preliminares para o processo eleitoral estão praticamente concluídas. Porque, já  fizemos o recenseamento, já foi divulgado a lista de recenseados, muito embora existem situações de reclamações, mas neste momento está sendo feito as  correções como o habitual. Deste modo, acredito que será possível realizar eleições no dia 04 de Julho sim”, disse aquele analista político.

Acrescenta que o governo revelou ter financiado 70 por cento do processo eleitoral, mas que necessita de um apoio de 30 por cento para complementar o défice mas sustenta que esse défice pode ser coberto com o apoio financeiro que o PNUD deve disponibilizar no quadro do acordo de apoio aos ciclos eleitorais, recentemente assinado com o Governo guineense.

O analista político admite que outros apoios ao processo eleitoral podem chegar  de Portugal que habitualmente fornece boletins de voto, cabines, tinta indelével e outros materiais indispensáveis a votação.

“Penso que este será uma das eleições que terá mais pessoas, porque o número dos recenseados superou largamente a expectativa e tudo isso mostra que o povo está interessado no processo eleitoral e que por isso, aceita o apelo a participação massiva no recenseamento, de modo a poder cumprir o seu dever de voto”, disse.

Lopes lançou um apelo aos guineenses em geral no sentido de cada um fazer a sua parte com a finalidade de ter uma sociedade mais dinâmica e mais eficiente.

O analista político afirmou que, na realidade, alguns partidos políticos estão reticentes face ao cumprimento da data marcada, mas que é possível realizar as eleições legislativas no  dia 04 de Junho sim.

As eleições legislativas antecipadas, convocadas na sequência da dissolução do parlamento em maio passado estão previstas para 04 de Junho, em plena época chuvosa, período em que muitas vias rodoviárias se tornam intransitáveis, razão pela qual muitas franjas da sociedade guineense se duvidam do cumprimento do calendário eleitoral quanto a segunda convocação das legislativas antecipadas.  ANG/AALS/ÂC//SG

Cultura/Orquestra Super Mama Djombo promove concerto em Bissau para assinalar os 50 anos da existência da banda

Bissau, 13 Abr 23 (ANG) – A Orquestra de maior intervencionismo político e social do país, “Super Mama Djombo”, vai promover, no próximo sábado, dia 15, em Bissau, um concerto para assinalar os 50 anos da existência da banda.

Em entrevista concedida à RTP-África,  o músico compositor da referida Orquestra, Adriano Ferreira vulgo “Atchutchi”, disse que o  concerto do próximo sábado será o preâmbulo do concerto que a Orquestra promoverá em Lisboa(Portugal) e que não contará com a presença de todos oselementos da orquestra.

“ Super Mama Djombo é um conjunto muito flexivel, que reúne toda a capacidade de inovar com o tempo, e procura ao mesmo tempo actualizar a sua forma de trabalhar  musicalmente”, destacou Atchutchi.

Para o reeintegrante ao grupo, o músico e produtor Juka Delgado, a Orquestra Super Mama Djombo é uma banda com tanta longividade.

“O Mama Djombo é uma espinha de sorte, as frases musicais que nela sai constituem poemas interessantes que chamam a atenção a uma sociedade. As composições musicais do Atchutchi são um conjunto de potenciais que o grupo tem para atrair a confiança dos seus fãs a nível nacional, e assim como internacional”, reforçou Juka Delgado.

A Orquestra Super Mama Djombo foi fundada em 1974, conta com 04 discos gravados, e prespectiva  a edição de mais um trabalho no  presente ano.ANG/LLA/ÂC//SG

  

Administração pública/Diretora-geral do Trabalho,Emprego e Formação Profissional admite que   formação de quadros do país é desorganizado

Bissau,13 Abr 23(ANG) - A Diretora-geral do Trabalho, Emprego e Formação Profissional, Assucenia Donate de Barros, admitiu quarta-feira que o processo de formação de quadros do país é desorganizado e não  privilegia as necessidades de mão-de-obra do mercado.


A responsável falava na abertura da conferência nacional sobre o trabalho na Guiné-Bissau com enfoque nos jovens e nas mulheres, patrocinado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A conferência que decorre sob o lema "Empoderar e Capacitar" junta, num hotel de Bissau, cerca de 50 participantes, entre jovens e mulheres, até quinta-feira.

Na sua intervenção, a diretora-geral do Trabalho, Emprego e Formação Profissional destacou que na Guiné-Bissau a tendência é formar quadros, mas "sem se preocupar com profissões que fazem falta no dia-a-dia".

"A meu ver devemos apostar no setor primário da sociedade tendo em conta o país que nós temos, um país em desenvolvimento nas pescas, no turismo, nas infraestruturas, em vários outros setores da economia", observou.

Assucenia Donate de Barros deu como exemplo o facto de a Guiné-Bissau estar a formar "mestres e doutores em Direito", mas deixa de lado, disse, a formação profissional "de pessoas que sabem fazer".

"Formamos mestres em Direito por exemplo, mas não temos um eletricista, não temos um bom carpinteiro", notou a diretora-geral, que defendeu a necessidade de haver sinergias das instituições na elaboração da política do emprego para o país.

Assucenia de Barros propõe uma política virada para o futuro com aposta nas áreas que "realmente fazem falta", o que, disse, passa por uma melhor organização do mercado de trabalho.

"Na Guiné-Bissau verificamos que o mercado do trabalho está um pouco desorganizado, ou seja, existe a necessidade urgente de termos orientações técnicas, pedagógicas relativamente à demanda do mercado, pois estamos a formar e não estamos a conseguir absorver o que estamos a formar", frisou a responsável do Ministério da Administração Pública, Emprego, Trabalho e Segurança Social.

O representante do PNUD na Guiné-Bissau, Tjark Engenhoff, disse esperar que a conferência sirva para ajudar a levantar a autoestima e ainda a capacitar os participantes, sobretudo as mulheres.

Tjark Engenhoff defendeu ser urgente que na Guiné-Bissau sejam redesenhados os espaços que permitam a participação das mulheres e dos jovens na tomada de decisões.

O responsável da ONU apontou as eleições legislativas, marcadas para 04 de junho, como um momento privilegiado para uma "aplicação prática" da lei da paridade, aprovada pelo parlamento guineense em 2018 e que prevê a integração de 36% de mulheres nas listas de partidos como candidatas a deputadas.

A particularidade da lei é de que as mulheres devem ser colocadas em lugares onde poderão ser elegíveis.

As organizações da sociedade civil e as plataformas que congregam as mulheres têm acusado os partidos de desrespeito àquela lei. ANG/Lusa

 

Justiça/Supremo Tribunal de Justiça nega recurso interposto por Bolom Conté contra à organização do Xº Congresso do PAIGC

Bissau, 13 Abr 23 (ANG) – A Câmara  Civel do Supremo Tribunal da Justiça(STJ), negou o recurso interposto por Bolom Conté contra à organização do Xº Congresso do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).


A informação consta no Despacho da Câmara  Civel da corte máxima da justiça guineense datado de  06 de Abril em curso, à que a Agência de Notícias da Guiné  teve acesso hoje.

Os juizes desta Câmara negam o provimento ao recurso, confirmado integralmente no acordão recorido”, lê-se no despacho do Supremo Tribunal de Justiça.

Os juízes consideram que Conté agiu dolorosamente ao recorrer de uma decisão cuja instância foi extinta, por falha de objecto, com o objetivo de protelar o processo e prejudicar os interesses e as actividades do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde.

Por isso, os juizes condenaram Bolom Conté a pagar uma  multa de 200 mil francos, pela gravidade da conduta e pelos  prejuízos causados ao PAIGC.

Bolom Conté, que o PAIGC considera um ex-militante, tem protagonizado uma série de processos judiciais contra o partido. ANG/LPG/ÂC//SG

França/Estudo revela avanço promissor no diagnóstico da doença de Parkinson

Bissau, 13 Abr 23 (ANG) - A acumulação de uma proteína no cérebro está ligada a algumas formas da doença de Parkinson, confirma um estudo hoje divulgado, abrindo potencialmente caminho para um diagnóstico precoce desta patologia.


A elevada presença a proteína alfa-sinucleína no líquido cefalorraquidiano, que banha o cérebro, é de “uma grande precisão (para identificar) as formas típicas da doença de Parkinson", resume o estudo liderado pelo neurologista americano Andrew Siderowf que foi publicado na Lancet Neurology.

A doença de Parkinson é, juntamente com a de Alzheimer, uma das principais patologias que afetam o cérebro. No entanto, ainda é largamente desconhecido o que causa esta doença insidiosa, na qual os doentes perdem gradualmente a capacidade de se moverem, refere a agência de notícias France-Presse (AFP).

No entanto, são conhecidos vários fatores associados à doença. Entre estes, sabe-se há vários anos que os doentes têm frequentemente agregados da proteína alfa-sinucleína.

O estudo da Lancet Neurology, que tem a vantagem de ser o primeiro do género realizado em centenas de doentes, confirma que, testando a presença elevada desta proteína, a doença pode ser amplamente identificada.

No entanto, os resultados são desigualmente precisos. Em doentes com uma mutação genética - denominada LRRK2 - associada a certas formas de Parkinson, a presença de agregados é menos sistemática.

Em particular, é necessário determinar se a técnica funciona tão bem com testes sanguíneos, que são muito mais fáceis de realizar do que os testes ao líquido cefalorraquidiano.

Mas este estudo "lança as bases para um diagnóstico biológico da doença de Parkinson", segundo as neurologistas Daniela Berg e Christine Klein, que não estiveram envolvidas no estudo, num comentário também publicado na Lancet Neurology.

Na sua opinião, está agora provado que o papel da alfa-sinucleína “é um agente de mudança no diagnóstico, investigação e ensaios clínicos da doença de Parkinson".

As investigadoras consideram particularmente interessante que os autores do estudo também tenham medido a presença de uma alta concentração a-sinucleína em doentes que apresentam sinais precoces da doença de Parkinson, incluindo um olfato enfraquecido, embora a doença ainda não tenha sido diagnosticada.

ANG/Lusa

 

Nigéria/CEDEAO exige libertação de 80 crianças raptadas

Bissau, 13 Abr 23 (ANG) - O Secretariado da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) exigiu a "libertação imediata" de 80 crianças raptadas dia 07 de Abril no noroeste da Nigéria, condenando um acto "terrorista cobarde".

A Comissão permanente (secretariado) disse, em comunicado emitido na terça-feira à noite, que acompanha "com grande preocupação os relatos do rapto de 80 crianças por elementos armados não identificados em 07 de Abril de 2023 na área do governo local de Tsafe, no estado de Zamfara".

O bloco regional, composto por 15 países (incluindo Cabo Verde e Guiné-Bissau) condenou "categoricamente este ato terrorista cobarde contra crianças inocentes" e exigiu a sua "libertação imediata e incondicional".

A CEDEAO, de que a Nigéria faz parte, apelou às autoridades nigerianas para "perseguirem rapidamente os autores deste ato hediondo e levá-los à justiça".

"A Comissão está solidária com o Governo da República Federal da Nigéria e as famílias afectadas neste momento difícil. Reitera o seu compromisso de continuar a acompanhar o Governo na luta contra o terrorismo e o banditismo."

A polícia, que deu conta inicialmente do sequestro de nove menores, um número posteriormente revisto, disse que as vítimas foram raptadas quando estavam numa floresta onde foram recolher lenha.

Alguns estados nigerianos sofrem ataques incessantes de "bandidos", um termo usado no país para nomear grupos armados criminosas que recorrem a assaltos e sequestros em massa para reclamar resgates, sendo uma fonte de financiamento.

Estes ataques na Nigéria, anteriormente concentrados na zona nordeste do país onde opera o Boko Haram e o grupo dissidente do Estado Islâmico na África Ocidental (ISWA, na sigla em inglês), alargaram-se nos últimos anos a outras zonas do norte e noroeste, fazendo disparar os alarmes relativamente à possibilidade de estas redes terroristas estarem a expandir-se. ANG/Angop