sexta-feira, 26 de abril de 2019

ANP


Deputados elegem 1ª e 2ª secretarias sem MADEM e PRS

Bissau, 25 Abr 19 (ANG) – Os deputados eleitos da X legislatura concluíram quarta-feira a eleição dos membros da mesa da plenária sem Movimento para Alternância Democrática (MADEM G15) e Partido da Renovação Social (PRS), que abandonaram a reunião.

Dan Iala  foi eleita primeira Secretária e Gabriela Fernandes para a função de segunda Secretária, com 54 votos a favor, zero contra e nenhuma abstenção, e as duas deputadas pertencem a bancada parlamentar do Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde PAIGC.

Com esta eleição, a mesa da ANP  entrou em funções sem o segundo vice-presidente,  lugar que pertence ao segundo partido mais votado, MADEM G15, que viu a candidatura do seu coordenador Braima Camará para este posto, ser chumbada, em resultado da votação dos deputados, na primeira sessão parlamentar, no dia 18.

Após ter sido reprovada a sua candidatura,   o Madem G-15 não remeteu quarta-feira uma nova proposta à comissão interina de candidaturas, pelo que o plenário não preencheu esse lugar.

Por seu lado, o PRS reivindicou  o lugar da 1° secretário,mas  a bancada do PAIGC reagiu evocando a utilização do método de Hont,  que tinha sido utilizado em legislaturas precedentes, a maioria acabou por votar contra essa reivindicação e, consequentemente, o lugar de 1º secretário acabou por  ser atribuido ao PAIGC, em resultado da votação de 54 deputados presentes na reunião.

Ao abandonar a sala de reunião,  o Coordenador de MADEM, Braima Camara, disse que a única alternativa que resta ao seu Movimento é avançar com um processo judicial para impugnar todos os atos efetuados pela ANP nestas sessões da décima legislatura.
"Não podemos legitimar as ilegalidades, as violações do regimento e as leis magnas do país , disse Camará.

Em consequência dessas votações a mesa da ANP ficou constituida por Cipriano Cassama, reconduzido nas funções de presidente do parlamento, Nuno Gomes Nabian, 1º vice-presidente, Dan Ialá, 1ª secretária e Gabriela Fernandes, 2ª secretária.

O lugar de 1º vice-presidente pertence ao partido maioritário nas eleições, neste caso o PAIGC, mas foi atribuido ao Nuno Nabian no âmbito de um acordo de incidência parlamentar assinado entre o PAIGC e o partido de Nuno Nabian – Aliânça Popular Unida-Partido Democrático da Guiné-Bissau(APU-PDGB). 

ANG/CP//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário