quarta-feira, 10 de abril de 2019

Pescas


 “Fraco poder de compra limita consumo de peixe  de qualidade”, diz Director Geral da Pesca Industrial

Bissau, 10 Abr 19 (ANG) – O Director-geral da Pesca Industrial afirmou que o país dispõe de quantidades suficientes de pescado, mas que é notável o fraco  poder de compra por parte da população.

Segundo a Rádio Pindjiguiti ,Carlos Nelson Sanó fez estas afirmações depois de uma visita realizada aos três complexos  frigorífico, nomeadamente Afripeixe, Guiné-Pesca e o Projecto de Porto de Bandim.

Sanó disse que o mercado também tem a sua lei que é da procura e da oferta, acrescentando que, se os pescados forem estocados durante muito tempo e não forem vendidos, isso acarreta muito custo para as vendedeiras porque têm que pagar a câmara frigorifica e enfrentar outras despesas.

Aquele responsável garantiu que brevemente os pescados serão distribuídos em diferentes regiões com objectivo de atingir toda a população guineense, tendo mostrado que os peixes não são como arroz ou outros produtos que podem ser guardados nos armazéns por muito tempo, porque vai ser preciso  corrente eléctrica constante parta a sua conservação e não pode ser exposto ao sol.

Referiu  que o Ministério das Pescas decidiu reabilitar as câmaras frigoríficas nas regiões, acrescentando que já recuperaram as de  Canchungo, Farim e Bafatá, e que a da região de Gabú será o próximo passo.

“Vamos fazer chegar o pescado em todo o país a custo muito acessível, porque o Ministério vai assumir o custo de transporte e de conservação do produto nesta fase” garantiu Sano.   ANG/JD/AC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário