segunda-feira, 8 de abril de 2019

Saúde


                           Governo e parceiros celebram Dia Mundial de Saúde

Bissau, 08 abr 19 (ANG) – O governo através do Ministério de Saúde, Família e Coesão Social e os seus parceiros, nomeadamente a ONU Habitat e a Organização Mundial de Saúde (OMS), celebraram no fim-de-semana o Dia Mundial de Saúde sob o lema «Cobertura Universal de Saúde é possível, vamos fazer acontecer».


O acto começou com uma marcha desportiva com itinerário  Palácio Colinas de Boé - Praça Ché Guevara - Rotunda de Amura - Praça dos Mártires de Pindjiquiti.

Na ocasião, a ministra de Saúde, Família e Coesão Social, Maria Inácia Có Sanhá disse que o principal objectivo da data é consciencializar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para se ter uma melhor qualidade de vida.

 Acrescentou que a saúde para todos não significa tratar a doença mas sim prevenir, sublinhando  que o problema de saúde não é a responsabilidade só do Ministério da Saúde mas sim de todas as instituições.

Apelou aos guineenses para darem importância a  prevenção de saúde, o que , segundo ela, não significa tomar medicamentos mas sim se prevenir perante todos outros condicionalismos que provocam doença, o que passa por  ter uma boa alimentação, boa habitação e saneamento básico adequado.

Segundo  o representante da Organização Mundial de Saúde (OMS), Jean Marie Kipela  a cobertura universal de saúde significa pretender um acesso aos serviços de saúde de qualidade à todos quantos precisarem, sem que isso constitua um fardo económico para eles.

 Disse que isso só pode tornar-se  realidade quando os governos investissem nos cuidados de saúde primários, onde a componente prevenção é capital para a preservação da saúde, salientando que um dos aspectos da prevenção que está ao alcance de todos é a actividade física.

Afirmou que a prática regular de actividade física contribui para a prevenção e tratamento das doenças crónicas não transmissíveis como a cardíaca, acidente vascular cerebral, diabetes, cancro de mama e de colo e ajuda a prevenir a hipertensão, excesso de peso e obesidade e contribui na saúde mental, na melhoria de qualidade de vida e bem-estar.

Segundo aquele responsável, a Guiné-Bissau é um dos países precursores da iniciativa «Saúde para Todos», lançada na Conferência de Astana.

Sublinhou que  os governos, sobretudo dos países africanos, são interpelados a procederem a uma mudança de paradigma em relação as suas políticas públicas de saúde, de modo a tornar mais robustos os Sistemas Nacionais de Saúde rumo ao alcance de Cobertura Universal e aos Objectivos Sustentáveis do Milénio para o Desenvolvimento na área da saúde.

Jean Marie disse que a OMS manifesta a disponibilidade de trabalhar em parceria e investir em acções públicas que incentivem as pessoas a praticarem mais actividades físicas e apoiará os países a ampliar e fortalecer a sua resposta com soluções políticas baseadas nas evidências, directrizes e ferramentas de implementação que irá monitorizar o progresso e o impacto globais.

Ednilson Augusto da Silva, em representação da ONU Habitat defendeu na ocasião a criação de  condições para que as cidades desenvolvam a função social para permitir que haja maior convivência e exercício do desporto para uma boa condição de vida.

 Salientou que a sua organização perspectiva  investir nas cidades para  criar condições para que as pessoas sejam mais saudáveis para que o sistema de saúde funcione melhor e para que o hospital seja o último ponto e não o primeiro.

O dia 7 de Abril é celebrado como Dia Mundial de Saúde e igualmente Dia Internacional para Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz.

ANG/DMG/AC//SG­
  

Sem comentários:

Enviar um comentário