quinta-feira, 11 de abril de 2019

EUA


  “Vitória de Netanyahu aumenta chances de paz no Oriente Médio”, Diz Trump

Bissau, 11 abr 19 (ANG) -  O presidente americano, Donald Trump, afirmou, na quarta-feira (10), que os resultados das eleições legislativas israelitas, que apontam para uma vantagem do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, aumentam as probabilidades de se conseguir paz no Oriente Médio.
"Agora que 'Bibi' (apelido do primeiro-ministro) ganhou, acho que veremos boas coisas em relação à paz", disse Trump, evocando o plano de paz, no qual o seu governo trabalha desde a sua chegada ao poder e cujo conteúdo continua a ser secreto.
"Todo mundo disse que não pode haver paz no Oriente Médio entre Israel e os palestinianos. Acho que temos uma oportunidade e acho que, agora, temos uma oportunidade melhor", completou Trump, citado pela AFP.
Netanyahu caminha para o seu quinto mandato como primeiro-ministro de Israel, depois da apuração quase total dos votos.
"Quero felicitar Bibi Netanyahu", disse Trump, ao se referir a seu "amigo" e "aliado formidável".
Trump apoiou Netanyahu energicamente, incluindo o reconhecimento americano da soberania israelita sobre as Colinas de Golã. A região foi tomada por Tel Aviv da Síria em 1967, e anexada em 1981.
As lideranças palestinianas mostram-se cépticas quanto ao plano de paz americano de paz no Oriente Médio, devido ao amplo apoio de Trump a Netanyahu.
Na terça-feira, o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, recusou-se a reafirmar o histórico apoio dos Estados Unidos à criação de um futuro Estado palestiniano.ANG/Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário