quinta-feira, 18 de abril de 2019

Função Pública


UNTG ameaça entregar pré-aviso de greve na próxima terça-feira

Bissau, 18 abr 19 (ANG) – O Secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), Júlio Mendonça ameaça entregar um pré-aviso de greve na próxima terça-feira para uma paralisação de  três dias a começar no dia 7 do próximo mês de Maio.

Numa conferência de imprensa realizada esta quinta-feira, Júlio Mendonça afirmou que o país tem condições financeiras para  resolver todos os problemas sociais que ocorrem no país, inclusive todos as exigências feitas no caderno reivindicativo entregue ao governo desde o mês de Janeiro do ano em curso.

O sindicalista disse que, devido a inflexibilidade do executivo, nunca este se digna a sentar a mesa para chegar a um ponto de entendimento com os sindicatos.

“Fizemos cartas duas vezes pedindo a convocação do Conselho Permanente de Concertação Social, para permitir a interação e diálogo entre o governo e seus parceiros sociais, mas não surtiu  efeito. Continuamos a insistir, e nas diferentes ocasiões que temos, sempre mostramos a necessidade de se sentar a mesa, mas nunca aconteceu”, revelou Júlio Mendonça.

Segundo aquele sindicalista, os problemas que existem na classe trabalhadora guineense não se relacionam apenas  ao pagamento dos salários. 

Mendonça destaca a necessidade de dignificação  da classe enquanto servidores do Estado.

Exorta os deputados  empossados a discutiram e aprovarem o Projeto de Código de Trabalho que está na Assembleia Nacional Popular há muito tempo a fim de poder ser aplicado.

Prometeu lutar, sem tréguas, contra qualquer político que quer enriquecer no cofre do Estado.

Júlio Mendonça disse que a Função Pública deve ser despartidarizada, justificando que o princípio de legalidade, de igualdade e de oportunidade deve ser cumprido e deve haver o concurso público assim que houver  vagas.

Apelou ainda aos órgãos de soberania para assumirem as suas responsabilidades, pedindo ao Tribunal de Contas para fazer auditorias em todos os ministérios para se saber como são geridos os bens públicos.

ANG/DMG/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário