quarta-feira, 3 de abril de 2019

Líbia


                        UA propõe conferência de reconciliação nacional

Bissau, 03 abr 19 (ANG) - O presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, propôs na segunda-feira, emTripoli, a realização de uma conferência nacional de reconciliação para resolver a crise política na Líbia, noticiou à Xinhua.
O anúncio foi feito depois da reunião entre Faki e o Primeiro-ministro líbio apoiado pela ONU, Fayez Serraj.
O encontro analisou os últimos desenvolvimentos políticos, de segurança e as próximas eleições presidenciais e parlamentares naquele país.
O diplomata tchadiano ao serviço da UA apresentou ao seu anfitrião a sua proposta de conferência nacional, "sublinhando que qualquer decisão sobre a questão da Líbia deve ser da Líbia.
O presidente da Comissão da UA afastou qualquer interferência estrangeira que pode complicar ainda mais a crise segundo um comunicado  publicado pelo gabinete de Serraj.
Este último saudou a proposta, manifestando o desejo de tal conferência vir a ser realizada sob os auspícios da ONU.
A Líbia sofre divisões políticas entre o governo dirigido por  Serraj em Tripoli e uma entidade rival no país, liderada pelo marechal Aftar, apesar de um acordo político apoiado pelas Nações Unidas, concluido em 2015.
                                                   
Confrontado com a insegurança e o caos, o país da África do Norte luta para conseguir uma transição democrática desde a queda em 2011 do regime do falecido dirigente Moammar Kadhafi. ANG/Angop



Sem comentários:

Enviar um comentário