quinta-feira, 18 de abril de 2019

Páscoa e 1º de Maio


Capitão dos Portos pede plano B para os que não puderem chegar às ilhas

Bissau, 18 Abr 19 (ANG) – O Capitão dos Portos da Guiné-Bissau convidou hoje as pessoas que procuram as ilhas para passar férias de Páscoa  e de 1º de Maio a  inventarem um plano B, caso não consigam viajar para as zonas insulares por falta de meios de transportes ou devido as más condições climáticas.

Siga Batista disse que estão a tomar medidas conjuntas possíveis  com as forças de segurança, nomeadamente, a Brigada Costeira e  Guarda Nacional , no quadro da prevenção de acidentes nas praias, sobretudo, tendo em conta as festas de Páscoa e de 1º de Maio.

 “Esses momentos são de muita dor de cabeça. Por exemplo, há  pessoas que entram na água bêbadas sem nenhuma precaução. E neste período  em que o mar é muito agitado torna ainda maior a nossa preocupação. Só a título de exemplo, nos últimos três semanas foram encontradas três cadáveres no mar que não foram identificados.

Batista frisou que apesar de todos os avisos que dão em termos de sensibilização ,as pessoas ignoram as alertas que são as mesmas: quem não sabe nadar, quem tem problemas mentais, psicológicos ou familiares que não entra na água, porque mesmo com homens em todas as partes, será difícil controlar à todos.

Disse  que esperam que tudo corra bem como no ano transacto onde não houve nenhum óbito durante e depois das festas.

O Capitão dos Portos da Guiné-Bissau alertou igualmente aos proprietários das piscinas, para reforçarem a segurança com nadadores salva vidas.

Referindo-se as praias improvisadas que existem em quase todo o país,disse que  a Capitania deve ser informada para garantir segurança nestes locais caso for necessário, e que se isso não for possível que criem segurança interna pra controlar as pessoas que vão entrar na água.

“As pessoas que viajam para ilhas ou os que vão nadar devem usar coletes salva-vidas. Mesmo que uma pessoa não sabe nadar, se o usar, pode ficar três dias na água sem morrer. Acontece que as  pessoas preferem comprar sumo, cervejas e outros objectos em vez de os ter,  o que lamentamos porque a vida humana esta em primeiro lugar “,disse.

Batista disse que, em conformidade com a demanda, vão em conjunto com outras forças envolvidas na operação, deslocar  homens para as  grandes praias do país, casos de Quinhamel, Varela, Suru, Lucu, Bubaque e Bolama.

Assegurou que todos  terão a segurança tendo entretanto lamentado a falta de meios que diz, muitas das vezes, condiciona o trabalho.

Batista confirmou que as pirogas vão operar, mas sob apertadas medidas de segurança.

Desaconselha entretanto  o uso deste meio de transporte  para deslocações às ilhas e sustenta  que o barco que faz a ligação às ilhas é muito pequeno para tanta demanda que se regista neste período.

“Por isso convido as pessoas a accionarem o plano B para as suas festas, caso a ida à ilhas falhar. Devem  escolher lugares mais próximos de Bissau para irem festejar .As ilhas neste ano nem todos vão poder lá ir “rematou o Capitão dos Portos de Bissau. 

ANG/MSC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário