quarta-feira, 10 de abril de 2019

Cultura


Charbel Pinto promete apoiar a produção discográfica de dois músicos da nova geração

Bissau, 10 abr 19 (ANG) – O músico Charbel Pinto prometeu apoiar dois músicos da nova geração, nomeadamente, Bubex Interpretador e Flav Nice na dinamização das suas produções que segundo ele, os dois têm  talentos mas não têm  meios para fazer bons trabalhos.

Assume ter a responsabilidade na cultura guineense, devido assistência que teve no seu último concerto, realizado sábado passado.

Sobre as críticas de algumas pessoas em relação aos concertos musicais no Estádio 24 de Setembro, revelou que nos outros países os Estádios não são apenas  para os jogos, mas  também para a investidura dos presidentes, tomada de posse de ministros, concertos musicais,entre outras actividades.

Em nome da Direcção-geral da Cultura, Nelito Taborda disse que o governo tem muitas coisas na manga em relação ao Direito de Autor.

"Se o Direito de Autor começar a ser respeitado  na Guiné-Bissau, então vamos criar condições necessárias para que os artistas começassem a ter os seus benefícios. Mesmo fazendo o espectáculo no Estádio, o artista tem o seu ganho quando o direito do autor está a funcionar porque qualquer espectáculo feito, esse direito deve ser pago", disse Nelito Taborda.   

Disse ainda que é uma satisfação ver um cantor guineense a levar a bandeira do país ao mais alto nível, acrescentando que é preciso deixar as comparações e ciúmes, e pede aos  artistas para serem humildes nos seus trabalhos.

Nelito Taborda pediu aos artistas nacionais da diáspora para se inscreverem na Sociedade Guineense do Direito do Autor para poderem  ser protegidos por essa sociedade.

Em nome da comissão organizadora do concerto de Charbel,  Emílio Costa considerou o evento  de dimensão internacional devido os cenários que havia no campo e a disciplina que reinava nesse dia, acrescentando que o objectivo é  realçar a cultura do país e fazer coisas boas que são feitas em todas as partes do mundo.

Disse que é preciso dar apoio aos cantores nacionais porque é através dos concertos que se consegue angariar fundos para  gravar  discos.

Segundo Emílio Costa ter um campo lotado, os músicos vão poder andar com seus próprios pés.

Pede aos  Estado guineense e as instituições ligadas a cultura para reflectirem sobre o que deve ser feito para ajudar a cultura guineense. ANG/DMG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário