Pescas/”O fecho do mar à atividades de pesca industrial é um decreto do Governo e não do Fiscap”, diz Carlos Nelson Sanó
Bissau,10
Jan 25(ANG) – O Diretor-geral do Instituto Nacional de Fiscalização e Controlo
de Atividades de Pesca(FISCAP-IP), disse que o Governo produziu um decreto que
determina o fecho, anualmente, do mar à atividades de pesca industrial entre os
dias 31 de Dezembro e 31 de Janeiro, na Zona Económica Exclusiva do país.
O
Presidente do Sindicato de Base do FISCAP-IP, Mamadú Infamará Mané acusou
o ministro das Pescas e o Diretor-geral
do FISCAP-IP de terem declarado o fecho do mar, sem informar os parceiros, tendo
os acusado de negligência e má gestão.
Em
declarações à ANG, Nelson Sanó disse que o ministro das Pescas e Economia
Marítima fez apenas uma “Declaração Política”, no passado dia 31 de Dezembro de
2024, para anunciar que o país já entrou
no período do repouso biológico .
“Penso que foi isso que aconteceu, mas para
dizer que o ato foi feito sem conhecimento dos parceiros, não corresponde à
verdade, porque este não é o primeiro ano que está a acontecer. Está a ser
observado há três anos e já é tradição”, disse.
Aquele
responsável afirmou que o papel do FISCAP-IP é de apenas fazer a fiscalização
das águas territoriais do país durante os 12 meses do ano, informando que por
isso dispõe de um sistema denominado VMS, que monitora os satélites e que os
permite verificar todas as atividades dos navios de pesca que estão a
decorrer dentro da extensão do mar da
Guiné-Bissau.
Perguntado
sobre como está servido o FISCAP em termos de capacidades operacionais de
patrulhamento, Carlos Nelson Sanó respondeu que de um tempo para cá se deparam
com problemas de fiscalização tendo em conta que as suas vedetas estão com
problemas, nomeadamente “Ocante Bnum”, “Ndjambá Mané” e “Baleia”.
Sano
acrescentou que as avarias com que se deparam
os seus patrulheiros carecem de soluções internas e que, por isso pediram para
que sejam diagnosticadas de forma mais profunda no exterior.
“Isso
quer dizer que vamos, dentro de pouco tempo, lançar um concurso para uma reparação profunda das referidas
embarcações. É bem provável que os navios até podem ser levados para reparações
no exterior , frisou.
O DG do FISCAP-IP sublinhou contudo que graças aos esforços do Governo, conseguiram acelerar o processo de fabrico de novo patrulheiro e que já está operacional. ANG/ÂC//SG
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